Uma ludoteca oferecida pelo Abre o Jogo a uma instituição de apoio a crianças... acham boa ideia?

Bom. Essen já passou. E eu tinha prometido... (Isto vem de outro tópico, no Blog do MGBM. Ver aqui)

Alguns dos projectos que tinha em mente como acções de promoção do hobby foram avante, não raras vezes pela acções de outros. Mas esta ideia que tenho estava por revelar e já vai sendo hora...

O Natal vem aí. Altura de dar, mais do que de receber, ou pelo menos assim o procuro viver.

A ideia surgiu-me algures em Julho quando a Cat Ballou iria ficar por algum tempo com miúdos do Projecto Tásse, do Bairro da Quinta da Fonte, de Setúbal, que vinham de visita ao Porto. Pediu-me alguns jogos e emprestei-lhe o Pickomino e o Werewolf. Eram bastantes miúdos e esses dois abarcam número interessantes de jogadores. Os miúdos jogaram, gostaram e no fim, no dia em que supostamente ela iria lá buscar os jogos, decidi que eles podiam ficar com eles. Eu comprava novas cópias para mim. Ao que parece ficaram felizes. Não estive nunca com eles, mas disseram-me que sim, e isso chega.

Neste espírito e sempre com a ideia de promover o hobby, gostava de sugerir aos membros do Abre o Jogo e àqueles com quem contactam, que nos juntássemos todos para oferecer uma pequena ludoteca a uma instituição de beneficência, que cuide de crianças.

Já não teremos muito tempo se quisermos escolher a instituição, comprar os jogos, ou doá-los das nossas colecções e traduzir regras para irem com eles.

Que vos parece a ideia? Quem quer participar? Que instituições conhecem que podiam ser os nossos "alvos" este Natal?

Gostava de levar isto avante para este Natal, mas temos que nos mexer...

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Entretanto...

O Asur sugeriu a obra do Frei Gil.

Alguém tem mais alguma ideia? E jogos para dar? Alguém está disposto a contribuir com a compra de um jogo novo?

E as lojas? Não terão por aí algum joguito que não se importem de doar?

Alguém acha isto irrealizável para este Natal ou uma ideia simplesmente absurda de todo?

Falem, dêem sugestões...

Obrigado.

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

_

Não me irrita perder porque cada derrota ensina algo e torna a próxima vitória mais gratificante.

Acho uma excelente

Acho uma excelente ideia.
Presumo que os jogos tenham que ser em português, não é?

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Não obrigatoriamente...

Seria o ideal, mas isso limita muito o que se pode oferecer.

Estava a pensar mais em jogos com pouca ou nenhuma dependência linguística a que juntaremos as regras traduzidas por nós. Isto dá algum trabalho, não é só entregar a caixinha, creio.

Coisas tipo Bohnanza, 6 Nimmt!, Ingenious, Through the Desert. Ou se for para crianças ainda mais jovens, coisas como Viva Toppo, Catan Infantil... Esse tipo de coisa que não exige que se leia durante o jogo.

Gostava que cada um fizesse o esforço de traduzir as regras, ou pelo menos as alinhavar num resumo. Em último caso terei que ser eu a fazê-lo, mas dependendo da adesão a esta iniciativa, pode ser mais material do que terei tempo para traduzir.

"No caminho para o verdadeiro conhecimento, as coisas óbvias são os obstáculos."

_

Não me irrita perder porque cada derrota ensina algo e torna a próxima vitória mais gratificante.

Fundação Vida Nova

Eu sugiro a Fundação Vida Nova, onde trabalha a Mrs. Tintazul. Tem creche, jardim de infância e ATL (idades entre os 3 e os 10 anos), e fica em Alcobaça. É uma IPSS, com estatuto de utilidade pública.

Nós há dois anos oferecemos uma batelada de jogos para lá. Alguns que fizeram muito sucesso:

• Halli Galli (6+ anos) -- os tipos positivamente derretem as cartas e a campainha! Ficaram completamente agarrados :-)
  • Gulo Gulo (4+ anos)
  • Viva Topo (5+ anos) -- funcionou particularmente comigo, considero-o o melhor jogo infantil de todos os tempos, nao faz dos meninos uns tolinhos, como o Catan Júnior (não vch, não é 90% automático, mas 100% automático: segues os dados, não há positivamente nenhum tipo de decisão envolvido)

Alguns que não funcionaram:

• Eiertanz (mas também o jogo não foi muito bem apresentado)

Eu coloquei as regras do Eiertanz em português no Geek.

Alguns jogos que nunca vi mas que achei que poderiam ser bons para crianças: Lauras Sternspiel; Werewolf.

Excelente idéia

Apoiado!!

Mas tem de se avançar com isso ASAP, de forma a colher os frutos mediáticos do mesmo durante a época que se avizinha.

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Se acontecer, acontece...

Não estou muito preocupado com isso. O interesse é mesmo fazer algumas crianças mais felizes, dar-lhes mais alternativas para se entreterem durante os tempos futuros, ajudá-los a desenvolver-se quer a nível intelectual quer a nível de interacção social (sim, os nossos jogos fazem isso tudo). Talvez daqui por uns anos tenham a possibilidade de abraçar este hobby também. Chamemos a isto "um investimento a longo prazo"...

Não estou à procura de publicidade. Se houver interesse da imprensa, óptimo. Talvez isso seja positivo para a imagem do hobby e traga mais gente, mas é secundário. Pelo menos para mim...

_

I'm in

A minha contribuição está garantida. Eu gosto do "pensa globalmente, age localmente" mas, se decidirem dar alguma coisa em associações de Lx ou Porto podem contar comigo na mesma.

Não sei se tenho algo muito infantil mas, não sendo infantil será, pelo menos, juvenil.

Abraços

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Fundação "O Século"

Para os "meus lados" se alguém quiser ver esta:

https://www.oseculo.org/

Tenho lá bons "contactos", se quiserem saber mais alguma coisa ( a minha mulher trabalha lá) Smile

E qualquer oferta poderá funcionar como donativo, passando a Instituição um recibo que poderá ser abatido no IRS.

Por outro lado, provavelmente existem "voluntarios" para demonstrações dos jogos e, se as coisas avançarem nesse sentido, podemos tentar dar alguma visibilidade junto da comunicação social... embora sinceramente me pareça que, e desculpem o que vou dizer, já que não pretendo ferir susceptilidades, uma coisa é "um grupo de bons rapazes" que oferecem uns jogos a uma instituição, ainda por cima nesta altura perto do Natal, onde varias pessoas têm acções do mesmo género.

Ora não me parece que isto cause um impacto suficiente para uma "peça jornalistica". Se fosse um distribuidor a dar alguns jogos, aí provavelmente a acção teria mais impacto, nem que fosse pelo provável maior volume de jogos oferecidos.

Se a intenção é fazermos felizes uns miúdos (e talvez pegar o bichinho a algum), acho sempre louvável o gesto!

Jogatinas:

Aldeias SOS Criança

Existem 3 em Portugal: Cascais, Gaia e Guarda.

Uma vez que 2 delas se encontram em àreas a que a comunidade acede facilmente, propunha fazê-lo à Aldeia da Guarda.

É só mais uma possibilidade de Instituição.

Além da contribuição (minha e da Femmefatale), irei falar com a Empresa Mundo escolar e saber até que ponto também eles podem contribuir com jogos ou material para as idades mais baixas.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Herrar é umano.

Sugestões

Obrigado a todos pelas sugestões.

Dada a potencial falta de tempo para a realização desta acção, irei aguardar até ao fim da semana por mais sugestões de instituições.

Neste momento temos:

- Obra do Frei Gil (Porto)

- Fundação "O século" (Estoril)

- Aldeia SOS (Guarda)

Após isso irei colocar uma votação para que os membros do AoJ possam votar na instituição a quem gostariam que a ludoteca fosse entregue.

Entretanto seria interessante que fossem pensando nos jogos que gostavam de oferecer e que me enviassem um mail com essa informação. Estou disposto a fazer uma encomenda se existirem interessados em oferecer jogos novos. Provavelmente irei comprar alguns para oferecer.

Também agradeço as ideias e contactos com empresas ligadas ao ramo que possam ajudar.

_

Apoiado

Boas tardes

Da nossa parte estamos nesta.
E para tal ofrecemos um ticket to ride Europa em portugues

Abraco

Phillip Moringer

Runadrake
https://www.runadrake.com
Tel.: 934770693

Runadrake (TM) Tel.: 934770693 Site: www.runadrake.com e-mail:

Obrigado

Sabia que poderia esperar isto de vocês.

Abraço

_

uma hipótese a explorar

Sugiro encomendarmos uma remessa disto..

..para oferecer à..

Associação para a Promoção Cultural da Criança

Acho que é uma excelente combinação de gateway em português com uma associação próxima das nossas intenções.

Boa

É uma sugestão interessante. Tinha pensado mais em variedade de jogos e neste caso teremos que arranjar várias cópias se nos limitarmos a um título pois é um jogo para dois jogadores.

Também ficará mais em conta, se formos comprar, ir buscar isso online à Alemanha. As regras traduzem-se... A não ser que a Devir ou algum distribuidor faça desconto.

A instituição fará parte da votação.

Será certamente um a incluir na ludoteca. Eu posso oferecer uma cópia, quer seja a minha (as cartas estão plastificadas, não foi das melhores ideias que já tive...) quer mande vir uma nova. Mais alguém?

_

cidades encontradas

Mallgur escreveu:
Também ficará mais em conta, se formos comprar, ir buscar isso online à Alemanha. As regras traduzem-se... A não ser que a Devir ou algum distribuidor faça desconto.

Sim, só vale a pena se se conseguir com desconto. Se for para ter o trabalho de traduzir regras, provavelmente encontra-se um outro gateway ainda mais adequado?

Desde já

Só agora pude cá vir e vejo que esta thread vai já bem avançada.

Sem ter tempo para ler tudo :

Mallgur: parabéns pela excelente ideia/iniciativa.

Pessoal : parabéns pela enorme adesão.

De minha parte :

Tenho há muito a tradução do LC. O jogo dá para 4.

Sejam quais forem os jogos que se decidam oferecer não se ponham logo a traduzir antes de perguntar ao forum se alguém disponibiliza a "sua" tradução. Estou quase certo que não faltará quem.

Acertando na(s) instituições destinatário e/ou no perfil etário da nossa oferta gostaria de oferecer um jogo da minha colecção que começa em jogos a partir dos 2 anos indo até e só aos 108.

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon." Marguerite Yourcenar

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=zenao&numitems=8&text=none&images=small&a

Devir

Falei com a Devir ha mais de um ano, por ocasião do encontro de Albufeira, e eles enviaram-me à borla o Ingenious e o Catan Junior para demonstração. Experimenta falar com eles: pode ser que estejam dispostos a enviar mais jogos patrocinados. Na altura, apesar da minha lista de pedidos, apenas queriam enviar o carcassonne e o settlers normal.

Coloco no saco do Pai Natal este Catan Junior, indicado para idades inferiores a 4 anos (é bonito mas tem 10% de decisões: sigam o dado).

Um pedido...

Peço aos administradores do Abre o Jogo, se entenderem conveniente, que este tópico fique fixo na página principal, pelo menos até estar estabelecido quem e o que vai contribuir. Assim poderia obter mais alguma exposição e trazer mais gente para a iniciativa.

Obrigado.

_

IPO ou SOL

Estas seriam as minhas sugestões de organização a oferecer: Acho que o mínimo que podemos fazer por crianças que tem tanto sofrimento e as vezes tão pouco tempo de vida é dar-lhes alegria.

Da minha parte (e da LOOT) contem com 1 ou 2 jogos

Acima de tudo excelente iniciativa Pedro!!!

Já cá mora

Versão portuguesa!!

Ora vamos lá a ver se nos despachamos com isto!!!

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Ponto de situação...

Bom. Neste momento a situação é a seguinte:

Foi feita uma encomenda à Milan-Spiele que está a caminho. Os jogos incluídos nesta encomenda são:

1 Byzanz
1 Bohnanza
1 Jenga
1 Halli Galli
1 6 nimmt!
1 Zooloretto
1 Lost Cities
1 Emerald

Estes jogos foram adquiridos com contribuições de várias pessoas. Algumas colocaram a encomenda directamente do que queriam, outras ajudaram com dinheiro. Neste último caso todos os jogos comprados tiveram valor acima do oferecido por cada um, sendo a diferença a minha parte na oferta, para além dos portes e do jogo que seleccionei por mim.

A acrescentar a isto há uma outra cópia de Lost Cities, esta em Português, que já me foi entregue.

Existiram ainda propostas de outras contribuições. Aguardo contactos para as finalizarmos ou então que se opte pela sugestão abaixo.

Em alguns casos está difícil fazer o transporte para aqui para o Porto, mas como a APCC tem instalações em Lisboa, sugiro àqueles que têm coisas para juntar a esta Ludoteca que as entreguem directamente lá. O meu contacto na APCC tem sido o Juan Esteban. Não se esqueçam de mencionar a origem da oferta, ou seja, a comunidade Abre o Jogo.

Sei que outros mais gostavam de ter ajudado e que não tiveram oportunidade de o fazer por situações diversas. A esses agradeço também e peço que me desculpem o ter avançado com a encomenda. Mas estava realmente a tornar-se tarde para o fazer. Para o ano poderemos pensar em fazer algo parecido com mais tempo.

Creio que, com esta encomenda e as ofertas que ainda estão por concluir a APCC terá uma ludoteca bem interessante para começar.

Mais uma vez, muito obrigado a todos.

Finalmente, a parte chata... É necessário conseguir traduções para Português das regras destes jogos. Temos voluntários? Alguém sabe de algum sítio onde já existam? Se encontrarmos em Português do Brasil a tradução é mais fácil.. Tongue out

_

Traduções

Tenho trads em Português luso de :

1 Bohnanza
1
  Halli Galli
1 6 nimmt!
1 Lost Cities
1 Emerald

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon." Marguerite Yourcenar

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=zenao&numitems=8&text=none&images=small&a

Só ficam a faltar

Só ficam a faltar então,

1 Byzanz
1 Jenga
1 Zooloretto

Any takers?

_

Jenga

Acho que uma amiga minha tem o jogo... não sei se em Português.

Traduções não faço, mas se ela tiver as instruções em português posso "passá-las" para qq lado.

Este fds dou novidades!

Jogatinas:

Actualização - Finalmente, a entrega!!!!

Boas malta.

Finalmente foram entregues os jogos à APCC.

Fui hoje ao campo de férias da associação, em Vairão, Vila do Conde. Entreguei os jogos ao Sr. Paulo Caramujo, o presidente, e tive o prazer de dar uma volta pelas instalações. Muito bonito o sítio e nota-se que se esforçam por dar às crianças uma boa experiência.

Infelizmente não houve possibilidade de fazer uma sessão de demonstração com os miúdos que estavam no último dia deste campo de férias, mas ficou a ideia de fazermos lá um encontro durante o próximo campo, de 9 a 20 de Agosto. O sítio é mesmo muito bonito, quase bucólico. Acho que seria um encontro diferente e agradável... Depois darei mais notícias se a ideia se mantiver.

Também falámos de outras possibilidades e algumas ideias para o futuro.

Mas para já o importante está feito. Peço desculpa a todos pela demora na concretização desta oferta. Realmente não deveria ter passado tanto tempo.

E claro, não podia terminar esta actualização sem agradecer MUITO a todos os que contribuíram. Vocês sabem quem são...

_

E um....

obrigado a ti pela iniciativa.

Nunca é tarde.

Espero que a miudagem se divirta Happy Meeple.

Últimas jogatinas...