18XX; ou Como Eu Deixei de Me Preocupar e Aprendi a Amar a A Bolsa Ferroviária - Uma Introdução

2) Outra dos comboios
*MAS* imagina agora que queres comprar um comboio ao mercado que custa 450$
E a tua companhia tem 449$, bom, metes lá 1$ do teu e tá feito, certo?
*NÃO*, esta mecânica não existe, só podes meter $ teu na companhia se fores obrigado, caso contrário nada feito
No jogo das maroscas de vender um comboio de 300$ por 1$ não há 1 mecânica para alguém dar 1$ a uma companhia, dafuq :D

Não percebo esta questão, claro que há maneira de meter dinheiro novamente na companhia, seja 1 ou mais! Vejamos:

a) withold - reter dividendos. Podes não querer, mas é a vida de um Robber Baron ;)
b) há jogos que permitem withold parcial, ou seja 50% revenue fica na companhia e 50% é distribuído pelos accionistas (p.ex. o brutal 1817 permite isto)
c) meter, ou agradecer a quem o faz, acções na bank pool. Pagando os dividendos as acções na bank pool pagam para o treasury da companhia
d) há jogos que permitem emissão de acções, i.e., podes capitalizar quando necessário (1846 e todos os outros de capitalização parcial)

Abraços

É bem verdade.

Foram 48h loucas a fritar o cérebro! 

Este tipo de jogos, quando jogados sempre com as mesmas pessoas são muito propensos a efeitos de "group think" e ter ido à Bélgica jogar com pessoas de Inglaterra, Polónia, Bélgica, França, Alemanha, Roménia, USA foi muito interessante.

Tive a oportunidade de jogar 1817, algo que cá não é fácil pois não é fácil quem queira dedicar 7h a esta obra-prima :slight_smile: Joguei também um protótipo do JCLawrence para além de um clássico 1830 e um 18Ireland (não há cá ninguém com uma cópia e é bem divertido - é como o 49 mas com mergers e um train rush brutal).

Para o ano, se tiver disponibilidade lá estarei seguramente! Durante o evento há acesso a comida e cerveja belga a preços muitíssimos acessíveis e servidos à mesa.

Abraços

Nao esquecer que ha dois enconmtros anuais.

Junho e Novembro

Admito que não sai barato! Excluindo as ferramentas que eu já tinha, devo ter gasto entre €40 e €50

Já agora que me despertaste o meu interesse, sabes se existe algum de 18xx que dé para jogar sozinho contra o jogo? Um que tenha regras oficiais e que não tenha a decidir as jogadas do BOT.

obrigado.

estão aqui alguns links: https://boardgamegeek.com/thread/1949737/18xx-solo

m
as a piada deste jogo vem mesmo de lixar os outros jogadores,

roubando as suas companhias,

ou lixando uma tua, desinvestir, e deixar para eles resolverem

ou bloqueando o acesso a uma cidade

ou acelerando o ritmo do jogo e vendo os seus comboios ficarem obsoletos

etc, etc

eu não sou muito de jogar a solo, mas já fiz uns quantos TFMars p.ex., mas num 18xx não consigo imaginar algo que seja interessante (mas se o problema é ter jogadores ou tempo, há um site onde dá para jogar online de forma assincrona

https://www.rr18xx.com/

Obrigado pelas dicas, pedro.

vou dar uma olhada no site em que permite jogar online.

Tenho más notícias… para jogar a 2 jogadores ainda existe um ou outro título que tenta fazer isso mas não é o ideal

Infelizmente para jogar a solo recomendaria não te meteres em 18xx porque não vale mesmo a pena. 

O link que o Pedro comentou parece promissor mas é um triste beco sem saída :frowning:

Francisco estava a tentar entrar em contacto contigo, mas o abre o Jogo não está a facilitar as coisas.

Podias mandar-me um GeekMail?
O meu nick no BGG é o mesmo.

Ab