9º Encontro Mensal - Boardgamers Porto

Encontro este.

Fiquei contente por ver que se jogaram imenso jogos (só faltou mesmo o Imperial...).

Peço desde já as minhas desculpas pela má experiência em o Battlestar Galactica se tornou, muito por culpa da minha atitude para com o jogo. Principalmente ao Mike.pt que o estava a apresentar. O tema não me diz absolutamente nada (nunca gostei de sci-fi) e achei o jogo demasiado longo, o que dificilmente me conseguia manter motivado a jogá-lo. Não o devia sequer ter jogado, pois talvez dessa forma os outros jogadores pudessem ter desfrutado melhor da experiência. As minhas desculpas.

No que toca aos restantes jogos que se jogaram, vejo que o "Le Havre" está a ter cada vez mais adeptos. Desmistificada a "colagem" que se faz ao Agricola, estamos na presença de um jogo bem "polidinho", com uma evolução lenta mas poderosa. Isso tem cativado e penso ser o "+" que jogo nos dá: um progesso do "nada" para "quase tudo".

Obrigado aos membros da tripulação da "Sitting Duck" por mais uma jornada de resistência no Space Alert. Pena o desastre na missão "à séria"...

No que toca ao PowerGrid, penso já não haver grandes comentários a fazer ao "Jogo". É daqueles que nos faz pensar no que seria a vida sem os jogos de tabuleiro... uma seca!

Obrigado a todos pela paciência em me aturarem.

Até à próxima.

Abraços, Dugy

Ora cá estemos, no rescaldo de mais uma "suruba" de jogos.

Comecei a tarde a jogar um dos meus "wanna be" jogo com a Femmefatale e com o Crashburner enquanto não chegavam mais "Homoludicus Viciadus".

Entretanto foram chegando, e mais café menos café e mais duas de letra, vai que o Mike.pt lá montou o Battlestar Galactica .

A lição vinha meio estudada, uma vez que o jogo era a estrear,e se no início não houve muita adesão, acabamos 6 sentados à volta da mesa.

Talvez não tivésse sido a melhor configuração, e o jogo foi uma meia experiência mas que me deixa com vontade de voltar a jogar.

Sendo um semi-cooperativo, tem algumas coisas que deixam no ar muita intriga e desconfiança... malditos Cylons!!!

De facto os fans da série terão mais facilicade a identificar-se com a série, e mesmo não conhecendo a nova, lembro-me bem de quando era miúdo ficar à espera em frente ao televisor, de mais uma aventura.

Nesta nova série o Starbuck é mais ou menos um transgender (uma mocinha muito bem "aparada" e que dá um colorido muito sugestivo à personagem. Curiosamente durante o jogo veio à baila quem era o Starbuck na primeira série... pois.... o Mike.pt quase se desterrou a afirmar que o moço era "escurinho"!? Neh... o Starbuck era este moço:

Isso mesmo, o mesmo que aparecia na A-Team ao lado do BA-Baracus... este sim, é escurinho...

Mas não me lembro de o ver a andar de nave interestelar... ele até tinha medo de voar...

Depois de terminado prematuramente, pois já era hora da janta, passamos a mais um Sci-Fi menos temático: Space Alert.

O Space-Alert embora se passe no espaço, poderia ser outra coisa qualquer, um submarino, um País à beira da falência, ou 5 Filipinos a tentar conduzir um Mini embriagados.... mas há que se embrenhar no Tema de forma a poder disfrutar de um jogo.

Resumindo, continuamos a saga interestelar, não na Galactica mas na "Sitting Duck", isto para manter-mos uma linha de coerência temática.

O Mike.pt foi o Rookie de serviço, e após 2 missões introdutórias, passou à agitação.

A missão foi complicada, e após um "engarrafamento" inicial no elevador central a missão começou a ter altos e baixos (mais baixos que altos, diga-se!).

Terminamos a missão com as nossas moléculas espalhadas pelo espaço sideral depois de rombos sucessivos na estrutura do já "cangalho estacionário".

Nesta Missão, assumi a responsabilidade de Capitão e não consegui manter a tripulação focada nas suas tarefas, pelo que paguei o preço servindo de alimento aos Polvos e Amibas siderais (raios! polvos e amibas!? ah pois... 2 das ameaças mais temidas pela Nasa nos tempos actuais).

Passado o frenesim de mais uma aventura espacial, fomos até ao Benelux dar uma de iluminados... sim Power Grid - Benelux! ao qual o Mallgur se juntou.

Ora mais uma vez, poderiam ser Filipinos a contruir aquedutos de bambu (aprendi esta dos Filipinos, agora ninguém me cala!), pelo que há que (mais uma vez) se embrenhar (como quem diz: esbrenhec-esbrenhec) no tema e assumir que somos magnatas de uma qualquer industria de energia e esturricar os recursos do planeta para gerar energia suficiente para a malta poder ter luz em casa.

Vá... desta vez não estive lá muito bem, faltou um danoninho numa das rondas. Acabei por ser um Magnata Luso (sem cheta no final e a deixar toda a gente às escuras).

Ora com a noite já longa, muita gente voltou para casa (muita não! toda!), menos 3 resistentes que ainda tiveram força para ir até Itália armar-se em Principes.

Lá está! Poderiam ser Filipinos a construir palhotas e a ver qual deles era o Rei da Ilha deles.

O Xpto acompanhou-me e à Femmefatale neste derradeiro episódio (e já terminou era muiiito tarde, ou cedo, dependendo de que lado se olha para o relógio!).

Rematando: Muita gente, muitos jogos jogados, excelente convívio... dia 13 há mais!

Abraços Púbicos... púdicos.... irra!... LUDICUS. (este frio! nem deixa teclar)

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Pois bem, para mim .. grande tarde. Prazer de rever amigus ludicus e jogar levezinho em "grande" grupo.

O pontapé de saída começou com o StreetSoccer. Boa maneira de apresentar ao Crashburner este já clássico e de me permitir uma raridade : repetir um jogo. Devo dizer que a única vez que o joguei foi em ...2003, pelo que já lá vão uns anitos...

Com a ajuda refrescante do Mallgur lá ensaiamos os nossos toques no cilin...esférico chegando-se à brilhante conclusão de que não há nada como jogar à Italiana : retranca todo o tempo e uns seis-zitos na hora H para marcar no contra-ataque.

Comparando a outros simuladores de um deporto real, tem a vantagem de ser curto e assumindo isto mais o factor aleatório dos dices nunca me negarei a um desafio. Rate : 6/10. Resultado final : Zen 2 - Crash 0. To be continued...

Enquanto uns maratonistas começavam uma silenciosa BatalhaGalática e outros se dedicavam a contrabando lá para as bandas de Leixões um grupo mesmo muito fixe maquilhou-se a condizer e toca a Pow-How/Coyote. Zenaida,Cat Ballou, A_Original, Pedro, Gaspar, xpto, Cláudio, Femme-Fatale (a explicadora) et "moi même" lançámo-nos em cálculos e adivinhas. Não chegando aos calcanhares de Bluff, tem a vantagem de não excluir nenhum jogador sendo um excelente filler principalmente se estiverem envolvidos menores de 12. Rating 5/10.

Divertido q.b. animou-nos para outra sessão em grupo, agora mais audível em todo o Cristal-Park : Rythme & Boullet.

Valendo pelo seu carácter original, desafiando o nosso ritmo e capacidade representativa e gestual. Esta mistura de hemisfério esquerdo e direito é baralhante, hilariante e ... a repetir. Rating 7/10.

Já sem Gaspar e Xpto, aproximando-se o fim da tarde, houve ainda oportunidade de um Piranha Pedro. Outro levezinho (embora um pouco mais propício a tramar os outros), este jogo tal como todos de acção simultânea permite supresas e suspense o que ajuda ao encantamento pelas "piranhas". 6/10.

Tudo jogos fáceis, nada de queimar cérebro, permitindo-nos aos 8 um agradável convívio ao longo de uma chuvosa tarde que assim se tornou curta.

Pedro

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon."

"The world is big. May it please the One who perchance Is to expand the human heart to life’s full measure".

Marguerite Yourcenar

Entendo-te muito bem. Comigo passa-se o mesmo só que com o Agricola. Não estou nada nada motivado para o jogar porque o tema nao me diz nada. Só de o ver jogar já me dá vontade de o não jogar. Então só de me lembrar que no encontro nacional começaram um Agricola de manha que se estendeu para a tarde... isso sim é que foi um jogo longo... talvez um dia jogue Agricola... dependendo do que tiver bebido... :).

Obrigado eu pelo passeio na sitting duck e pelo Power Grid que nunca tinha jogado ... eu sei falha grave...

Até ao X encontro!

Abraço

Vá... o Agricola também não demora assim tanto, se as pessoas já conhecerem o jogo, joga-se uma partida a 4 em menos de duas horas. em relação ao Galactica, em muito pouco tempo a nave vai fazer mais uns quantos saltos, mas em Coimbra. E não, não sou um Cylon!