Como vai o RPG na vossa terra em particular e em Portugal em geral?

Bem-vindo ao AbreoJogo, Nelson Happy

Nós bem suspeitamos que há grupos de roleplayers escondidos em todo o lado Ashamed difícil é encontrá-los todos no mesmo sítio.

Parabéns pela longevidade do vosso grupo! Como se explica? Ninguém se casa, emigra ou desaparece simplesmente? Tongue out

Boas.

Jogamos D&D4E e Sim é verdade que usamos a Devir Arena como "base" para os eventos de registo"Public" , mas as aventuras que la jogamos são apenas essas. Estando no entanto a loja avisada para indicar a quem queira , para aparecer no local do nosso encontro semanal, coisa que ja alguns fizeram e assim começaram a jogar.

Aos sabados de manha , todos os sabados de manha , temos nos encontrado no Crystal Park , no Tropical Burger , local por excelencia dos RPG/Wargamers/Boardgamers para a sessão semanal da nossa Campanha. Que começou em Setembro de forma regular e que ja leva muitas sessões que perfazem as 20 Aventuras ja jogadas( por vezes temos que interromper de uma semana para a outra).

Quem quiser é livre de aparecer e sera sempre bemvindo e terá hipotese de experimentar , sendo que nós fazemos mensalmente umas sessoes introdutorias aos sabados de tarde , para dar hipotese a outros de serem DM. Quem sabe com mais jogadores a aparecer , ate se possa "abrir" uma mesa extra com um grupo novo aos sabados de manha.

Por isso , penso que apesar de existirem muitos grupos " in the closet" no Porto , nós vamos dando o nosso contributo para prolongar o nosso passatempo favorito.

não é que nada disso não aconteça... temos todos vidas preenchidas também. E ao longo destes anos tivemos alturas intensas de jogo e alturas em que não se jogava. Confesso que até há bem pouco tempo, dependia quase sempre de mim como único GM no grupo. Se no ínicio o grupo era metade do que é agora, posso também dizer que agora além de mais pessoal, penso que o pessoal está mais motivado para aprender e tentar ser GM, o que irá fazer com que o grupo se expanda ainda mais. Já não dependerá apenas de mim e outros mini grupos com jogadores novos advinham-se em breve!

Como o grupo ja tem um tamanho razoável, os jogos continuam mesmo quando um ou dois ou três elementos não podem jogar. Já houve sessões onde jogamos com 4 jogadores e no seguinte com 8. Penso que isso será a razão principal da longevidade... e claro, a maioria dos jogadores são vizinhos e amigos fora do circulo de jogo!

Por acaso Nightbane também me faz lembrar Clive Barker, especificamente, Nightbreed e não é só o nome que parece semelhante. No entanto, confesso que nunca dei atenção a esse RPG. Talvez um dia, por agora não te posso ajudar infelizmente... Agora em relação a outros jogos da Palladium já posso ajudar. :)

Aqui por Coimbra a cena do RPG está um pouco como visto no Game Day do passado sábado, ainda que muitos dos habituais participantes de Coimbra tenham faltado desta vez. Existe uma comunidade roleplayer considerável e com potencial de expansão, pelo menos se confiarmos nas reacções dos novos jogadores que parecem querer repetir a experiência. Ainda que se jogue sobretudo Dungeons and Dragons, tanto na 4ªa edição como em 3.5, existe vontade em experimentar outros sistemas. Desde que conheci outros gamers daqui já experimentei D&d 4ª Edição e 3.5, GURPS, Cthulhu, Mouse Guard e Warhammer FR. Para além disso parece haver interesse noutros rpgs como Star Wars d20, Geist e Mutants and Masterminds.

A melhor foma de manter a cena do rpg viva em Portugal é comparecer aos encontros no país. Se não houver este contacto com outros jogadores e vontade em experimentar diversos jogos, corremos o risco de nos isolarmos nos nossos grupos. O encontro de roleplayers na LeiriaCon foi um passo em frente nesse sentido e os Game Days de Coimbra e do Porto são também pontos de encontro importantes na nossa comunidade rpgista. Sei também que o encontro de rpgs da Invicta Con não correu mal, a avaliar pelas impressões positivas dos meus amigos que por lá passaram.

Encaro de um modo francamente optimista o futuro do rpg em Portugal. Basta que em cada novo evento consigamos todos fidelizar os participantes anteriores e trazer mais um ou outro para a coisa evoluir. Pessoalmente, tentarei sempre ir a todos os encontros de rpg que puder e farei os possíveis para aumentar o número de participantes a nível local, pois parece ser este a meu ver o caminho para a coisa andar para a frente. Espero que mais grupos de rpg saiam da toca e apareçam nos encontros como registámos com agrado a participação no Game Day do grupo do blog PaperDragon, que ainda não conheciamos de nenhuma Con e nos visitou em Coimbra.

Por aqui e como tenho pouca disponibilidade, costumo jogar em sites internacionais em play-by-post ou por e-mail, e jogo com os meus irmãos cá em casa(somos apenas 3), costumamos jogar Star wars Saga Edition.

Não querem aparecer por aqui um dia destes? Tipo este Sábado? Wink

Olá Mariano, sou Aforen Kass, Estudioso das artes narratologistas arcanas

e componente do grupo de RPG Espírito Livre, nascido no Brasil mas que agora

pretende conhecer as outras partes de nossa grande nação RPGística

mundial. Temos o nosso sitio: https://espiritolivrerpg.blogspot.com/

e iniciamos uma série para falar sobre os RPGs pelo mundo. Portanto, muito

nos interessa divulgar seu artigo. Se possível, entra em contato conosco

meu email: [email protected]

Forte abraço

Olá Aforen! Tudo bem?

Desde já sê benvindo ao Abre o Jogo e espero que possas falar por aqui um pouco da vossa iniciativa do RPG aí pelo Brasil.

Infelizmente acabou-se por não se escrever nenhum artigo específico sobre RPGs em Portugal apesar de existirem espalhadas por aí algumas considerações (algumas até em áudio) sobre esse tema.

Segue então o mail. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Apesar disso, seguiremos em contato

para pegarmos de outras formas

informações gerais e específicas

sobre o RPG em Portugal.

Aqui por Lisboa realmente até ao post do Psygnnosed desconhecia por completo grupos que jogassem "publicamente". Eu continuo a jogar RPG com maior ou menor disponibilidade mas continuando sempre. O grupo é sensivelmente o mesmo há oito anos, sendo que já entraram e saíram vários jogadores mas mantendo-se sempre o mesmo núcleo de quatro jogadores.

Antigamente costumava jogar na Devir Arena Lx na Rua dos Açores, entretanto mudou de instalações para uma loja na mesma rua mas como há muito que não vou lá não sei se continua aberta. Era um espaço óptimo para se jogar e reunir com pessoal (só chato às vezes, e peço desculpa se ofendo alguém, quando iam para lá os jogadores de trading cards montar o circo aos berros).

Mas depois sendo que o grupo de RPG também sempre coincidiu com o grupo de amigos começámos a jogar em casa uns dos outros. De qualquer forma não somos de todo avessos a contactos com "estrangeiros" e a encontros com outros jogadores e troca de experiências! Lx GameDays realmente era uma óptima sugestão.

P.S. - RPL, há muito que não te via por estas bandas, deixaste-te de Exalted? Eheheh

Agora ando mais dedicado ao D&D 4ed, The West e Apocalipse World. Nos intervalos vou dando uma mãozinha nos encontros mensais de RPG de Lisboa :p

Realmente de D&D Gamedays em Lisboa não tenho mesmo conhecimento mas se for uma coisa mais abrangente (mesmo que ultimamente tenhamos tido sempre uma mesa de D&D) tens sempre os Encontros Mensais que o RPL referiu. Quando quiserem, apareçam. :slight_smile: