quero começar por dizer que acho o kick starter (para tudo, não é só para jogos) uma ideia genial, mas com alguns problemas, sendo que nos jogos de tabuleiro são quase irrelevantes (refiro-me p.ex. aos produtos milagrosos que no ks podem "enganar" muita gente
De facto a análise deles tem muitos buracos, a começar pela forma como os ratings são dados no bgg, passando pelo facto das diferenças não serem assim tão grandes (os ratings até podem baixar o dobro em jogos ks, mas quando o valor base é tão baixo (tipo -0,05 em 10, é irrelevante
mais importante do que isso, quem faz kick starters não dá ratings aos jogos antes de os jogar n é? e isso sim, podia criar uma diferença enorme, por outro lado, provavelmente na primeira vez que o tentarem meter na mesa vão estar mais "excitados" do que se fosse um processo de compra diferente :)
dito isto, concordo com eles que é normal sofrer aquele "endowment effect", intuitivamente parece-me óbvio que esse "extra" de excitment que damos a um jogo deve seguir qq coisa deste tipo (para o mesmo nivel de entusiasmo a qualidade do jogo provavelmente é crescente:
pessoa que esperou 1 ano pelo ks
4 meses pelos ks
comprou há umas semanas
já tem o jogo há uns anos
propõe um jogo do grupo ou de outra pessoa
há outros exemplos, se alguém do grupo é fanático por futebol e me vai sugerir um jogo com esse tema, tendo jogado ou não, provavelmente ele vai fazer o jogo parecer melhor do que realmente é, não de propósito, é natural isto acontecer ^^
há outros exemplos, se alguém do grupo é fanático por futebol e me vai sugerir um jogo com esse tema, tendo jogado ou não, provavelmente ele vai fazer o jogo parecer melhor do que realmente é, não de propósito, é natural isto acontecer ^^
ps: o meu processo de compra favorito até agora chama-se pedro vitoria, recomendou-me o isle of skye "vais adorar, se não fico-te com ele" e não falhou :)