O que se diz por aí

Excelente forma de deixar as coisas acalmarem!

Ainda estou para perceber porque tens tanta necessidade de defender quem tão claramente ataca o AoJ... Já para não falar nos teus amigos, ou já não estou nesse número? Se calhar também já achas que sou mal educado... Ou que ataquei alguém de forma pessoal nesta história...

Pelo menos, tu que me conheces pessoalmente há muito tempo podes ter realmente alguma razão para isso que eu desconheça. Ao menos isso...

[quote=joao tereso] gang up nortenho.[/quote]É mais uma entrada para o bem-humorado concurso Como Meter Toda a Gente no Mesmo Saco, mas julgo que a ideia do "grupo fechado" com os parêntesis - apesar de não ter carta de Magic - ainda vai na frente.

[quote=Mallgur]

Excelente forma de deixar as coisas acalmarem!

Ainda estou para perceber porque tens tanta necessidade de defender quem tão claramente ataca o AoJ... Já para não falar nos teus amigos, ou já não estou nesse número? Se calhar também já achas que sou mal educado... Ou que ataquei alguém de forma pessoal nesta história...

Pelo menos, tu que me conheces pessoalmente há muito tempo podes ter realmente alguma razão para isso que eu desconheça. Ao menos isso...

[/quote]

É precisamente por gostar de ti e do Vital, e por serem pessoas que conheço pessoalmente e por quem tenho um grande apreço, que me dou ao trabalho. Para além disso há outras razões:

A primeira é a minha necessidade de fazer de advogado dos fracos, oprimidos ou auto-vitimizados, não suporto ver um gajo a levar porrada verbal sem poder fazer nada, mesmo quando realmente não tem razão. Mas tal como qualquer patife tem direito à defesa, para garantir que o enxerto de porrada é arbitrado, estou aqui eu.

A segunda razão é que eu passo bastante tempo a jogar com o Vital, e tenho de o ouvir "choramingar" por causa destas cenas. E é tudo um grande mal entendido! O Vital é uma boa pessoa, um bom jogador e um gajo que dedica imenso tempo ao hobby. É um facto que gosta de se por a jeito e de mandar bocas para ver o que lhe calha. Teve azar porque lhe calhou uma série de gajos duros que lhe respondem à letra e lhe dão o que ele estava mesmo a pedir.

Afinal acusas-me, com razão, de alimentar a fogueira, mas não te vi a dar nas orelhas do Johhny por ter postado aquele excerto aqui. Qual é a intenção afinal? Ele sabe que pode comprar esta guerra porque não tem nada a perder. O problema é precisamente esse, não dá jeito nenhum malhar no Johhny porque ele tem uma mala cheia de retórica e semântica e facilmente consegue articular uma defesa, mesmo não tendo razão. Afinal, quem consegue não ouvir nada por premiar comentários agressivos no fórum, (a famosa bujarda não sei quê) consegue qualquer coisa. Porque não deixar o Vital a falar para as paredes?

O Vital não é intocável. A somar à sua capacidade estranha de argumentar contra si próprio e construir a sua defesa baseada em argumentos muito frágeis, não tem "equipa" e geralmente põe-se mesmo a jeito de levar de volta.

Só me parece que algumas intervenções que se fazem agora e se fizeram com o Shiva só são possíveis porque não se conhecem as pessoas em questão.

O facto de se conhecer ou não as pessoas, faz sempre pender as nossas opiniões neste tipo de discussões em prol ou contra elas, disso não tenho dúvidas!

Eu próprio já lhe disse pessoalmente que ele tem uma atitude cáustica para com o fórum e que gosta de postar coisas que mais tarde não está preparado para assumir como provocações, e isso é grave. No entanto, apesar de concordar que ele precisa de uma lição, chateia-me que não se dê uma lição a outros gajos por serem mais simpáticos ou mais perigosos.

Nisso acho que o Vital tem razão, o politicamente correcto reina.

@RickDanger: peço desculpa pela generalização.

Podes elaborar a questão do politicamente correcto aqui no portal, João? Continuo sem perceber e estou curioso, genuinamente.

[quote=joao tereso]@RickDanger: peço desculpa pela generalização.[/quote]Deixa lá, reparei agora que - indo ao encontro da tal vitimização que explicaste - o Mob Justice permite ao player dar dano nele próprio. Neste caso, 160 de dano de um grupo do qual o player faz parte. É capaz de não ser bem jogado.

Quanto ao politicamente correcto, julgo que estarão a chamar a atenção para uma suposta falta de polémica e de contraditório aqui no site. É uma questão semelhante à participação mandatada no torneio: deveremos procurar o politicamente incorrecto apenas por obrigação?

Por outro lado, suspeito que a boca do politicamente correcto vem de uma vontade de ver mais gente a criticar o Abre o Jogo para eventualmente favorecer outros sites portugueses de jogos de tabuleiro.

Terias, se estivesses interessado, de provar as tuas afirmações em relação à minha vontade de ver mais pessoas a criticar o AoJ. Como parece que não estás, não percamos mais tempo com essa insinuação.

Já em relação ao PC, estou de acordo contigo, acho muito foleiro ser politicamente incorrecto só por ser.

Em resposta a ti e ao albinscott:

Talvez não tenha usado a expressão correcta. O fenómeno ao qual me refiro mais concretamente é "mob mentality". Quer seja para ser politicamente correcto ou incorrecto, assisto a alguns gang ups aqui no fórum, que depois não se traduzem na opinião real das pessoas com quem vou falando. A verdade é que, quando se encontra um tópico onde 10 utilizadores expressam a sua livre opinião num sentido, há pessoas que se podem sentir coagidas a não contribuir para a discussão discordando, por receio das torrentes de posts que geralmente se seguem, agressivamente apoiando a maioria. O que digo é que encontro pessoas que não se dão ao trabalho de discordar de uma opinião no fórum, porque não querem comprar uma guerra com uma opinião já instalada por uma maioria, (problema delas, pensariam muitos...) sobretudo depois de se ter assistido à questão do Duarte (e tenho de puxar este assunto outra vez, a minha opinião sobre a forma como as coisas acontecerem é conhecida). Nesse caso por exemplo, há pessoas que concordam com a opinião que ele expressou e que não postaram simplesmente porque não tiveram coragem de enfrentar a mob.

Nesta matéria, contra mim falo. Reparem que elaborei no meu post dois assuntos acerca dos quais discordava do Johhny. Não me viram postar na altura própria expressando essa opinião. Antevi uma série de horas a responder a multidões de users, talvez batendo-me sozinho por uma opinião mais plural, mas isso nunca vamos chegar a saber, nunca tive a coragem necessária.

Não quero com isto formular nenhuma teoria da conspiração. Só acho, sinceramente, que alguns users (a título individual) não têm a capacidade de absorver o contraditório de forma cordial, e com o auxílio de alguma obstinação própria, criam ambientes tendenciosos demais para outros poderem dar o seu contributo.

Não quero transformar isto num jardim infantil. Todos, a começar por mim, têm de ser homenzinhos capazes de se baterem pela sua opinião. No entanto quando isso implica enfrentar uma equipa de sarcasmo em punho, terão sempre a minha solidariedade para "even the odds". Quando as discussões não são ganhas pela qualidade da argumentação e pela ponderação, mas sim pela força dos números, ninguém ganha.

E vou passar a incluir sempre uma ajuda visual Tongue out

Uma outra situação que se repete com alguma regularidade no AoJ é a de que alguns users, ocasionalmente, fazem posts inflamatórios e depois não têm a capaciade de aguentar o contraditório de todos os que têm o direito de discordar.

Há que ser crescidinho para tudo e não só para o que convém ...

Bom senso e humildade fazem falta em fórums publicos!

De resto, bom post, tereso!!

Wink

_____________________________________________________________ [IMG]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Goldrak&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/IMG]

Obrigado por esclarecers o teu ponto de vista, João.

Compreendo que a maioria das pessoas pense dessa forma, face à possibilidade de enfrentar muita oposição aos seus pontos de vista, mas no fundo o problema será a falta de cordialidade - nesse aspecto estou perfeitamente de acordo contigo, volta e meia ela desaparece, o que não acho uma tragédia mas escusado é certamente. Isto porque a mobilização de pessoas no sentido de apoiarem um ponto de vista e criticarem outro alternativo é um dos princípios fundamentais da nossa organização social e é moeda corrente no dia-a-dia.

Pela minha parte nunca me tinha apercebido dessa possibilidade porque pura e simplesmente nunca li nada por aqui que me fizesse pensar, "Ei! Discordo completamente disto e de toda a gente!". Mas no dia em que isso acontecer não me imagino a resguardar. Na verdade espero sinceramente que não me falte essa coragem.

Grande Tereso ! Zorro dos boardgamers ...defensores dos incompredidos !!

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

Não vou repetir as razões que me levaram a fazer uma citação de algo que, escrito num outro site, é direccionado a um grupo genérico de pessoas (no qual me incluo) e com manifesta tendência diminuidora dessas pessoas.

Mas este teu "levantar de poeira" depois do assunto esclarecido, é mesmo uma necessidade compulsiva de quem gosta de ver as coisas inflamadas. Até posso compreender que, como dizes "os outros 300 membros não perdem pitada da novela", ao ver a novela definhar, decidiste voltar a apimentar a coisa.

Só para te relembrar que o Prémio Bujarda do Ano é um prémio sarcástico ao estilo dos Razzies de Hollywood. Não é insultuoso e não premeia a má educação. Se te esforçares um bocadinho acabas por te lembrar que o vencedor da primeira edição foi o Pombeiro e com um comentário que em nada esteve relacionado com polémicas deste género.

Não compreendo essa tua necessidade de advogar quem não tem razão (como dizes)! E também dizes que não tenho razão!!!! Ora bolas... estás contratado Wink

Da minha parte, este assunto estava arrumado e as conclusões tomadas. No entanto, se a minha atitude foi polémica, será que a tua (neste altura), também não é?

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Perante tão distinto diagnóstico da minha compulsão, não será fácil tentar convencer-te da utilidade do meu "levantar de poeira". Estranho a poeira, o meu primeiro post tem menos de 24 horas de distância do último e só não postei antes porque este tópico está aqui no grupo do Porto e não me aparece na página principal.

Sujidades à parte, se leres o meu segundo post vais reparar que concordei com o Mallgur em como esta não seria a melhor forma de deixar as coisas passarem. No entanto pergunto-me se deixar as coisas passar será a melhor opção. Não me parece que esta história não se vá repetir, ou progredir neste caso, da próxima vez que o Vital mandar uma boca.

A única ideia pela qual me vou bater mais é a seguinte:

O Vital não vos conhece pessoalmente, vocês não conhecem o Vital pessoalmente. Esse desconhecimento mútuo é o único factor que permite que as bocas entre boas pessoas ascendam a algo mais. Se fossem outras as circunstâncias, podia evitar-se este conflito. A minha tentativa de levantar o assunto serviu para poder retomar a discussão e dizer a ambas as partes que é um desentendimento idiota. O Vital devia parar de embirrar com o grupo do Porto. Há também que ter um pouco de muita paciência e dar-lhe o benefício da dúvida, quem sabe se ele não está apenas triste por não ter estado ninguém do Porto? A obra do acaso pode ter parecido uma conspiração aos olhos dele.

Em relação ao teu prémio, não é embirrar contigo João, mas acredito mesmo que alguns dos posts candidatos deviam dar lugar a um freio e em vez disso deram lugar a um prémio. Não és tu o culpado da acidez do Vital, mas se cultivarmos a retórica agressiva, perdemos a credibilidade para condenar à partida intervenções menos felizes como as dele e as discussões tornam-se em trocas de bocas. Agora, podes ver-me como um reles defensor da moral e dos bons costumes, ou como um amigo que te está a expor um assunto válido, é contigo.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=joao tereso]Terias, se estivesses interessado, de provar as tuas afirmações em relação à minha vontade de ver mais pessoas a criticar o AoJ. Como parece que não estás, não percamos mais tempo com essa insinuação.[/quote]

Acho óptimo criticar o AoJ, desde que se mantenha a "cordialidade" que o albinscott referiu. A isso acrescento o bom senso de perceber que este site não é uma entidade organizada. Mesmo como comunidade, só o é na forma como reúne os diversos esforços e opiniões individuais de cada um dos seus membros. Não existem forças ocultas nem cabalas regionais a comandar os destinos do site ou a decidir que tipo de eventos são mais ou menos válidos. Todos nós podemos e devemos criticar o AoJ, sabendo que do outro lado dessa crítica está aquilo que nós - todos pessoas diferentes - podemos também fazer por esta comunidade.

Bem, João...

Não tens jeitinho nenhum para defender os fracos e oprimidos... É que este teu comentário é o golpe de misericórdia mais cruel que consigo imaginar para quem está "a levar porrada verbal".

Enfim...

Agora um pouco mais a sério, não concordo contigo em relação à atitude por causa de se conhecerem as pessoas. Se fosses tu ou o Johnny a fazerem o mesmo podes ter a certeza que teriam uma resposta à altura. Se trazes para aqui a questão do Shiva (em relação à qual continuas enganado, diga-se), lembra-te que não te poupei particularmente nessa altura, nem tu a mim. O que está correcto... precisamente aquele "politicamente correcto" que te parece tão errado mas que é o que permite que sejamos todos iguais por aqui.

Por mim esta questão já estava arrumada há bastante tempo e assumi com várias pessoas que não responderia às provocações e me limitaria a esclarecer aquilo que me parecesse pertinente ou mexesse com o meu bom nome. Foi o que fiz... Nada mais.

Não sei se já tiveste a oportunidade de ver uma série de ficção que é o Dr. House. É que pareces ter sofrido uma espécie de osmose televisiva e adquirido algumas características do protagonista.

1. Uma grande capacidade de diagnóstico dos problemas dos outros.

2. A habilidade de chamar idiota a quem lhe apetece, recorrendo a um estratagema que lhe garanta inimputabilidade. (Acho que te ficou mal essa do post em branco a dedicares-me a assinatura, mas deves estar a habilitar-te a um prémio qualquer)

3. Costas quent.... esta digo-te depois do Wilson postar, combinado?

[quote=Mallgur]

Bem, João...

O que está correcto... precisamente aquele "politicamente correcto" que te parece tão errado mas que é o que permite que sejamos todos iguais por aqui.

[/quote]

Se é isso que é preciso para sermos todos iguais por aqui, então vou-me aplicar a fundo. E desafio-te a provar que somos imunes ao facto de conhecer as pessoas ou não. Isso, acho uma ingenuidade... e basta-me usar o scroll para o comprovar.

Preferi estar calado e julgares que sou idiota!

Não leves as coisas tanto a peito e não vejas coisas onde não estão. Ainda és novo e assim envelheces rápido. Smile

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=JohnnyBeGood]

Preferi estar calado e julgares que sou idiota!

Não leves as coisas tanto a peito e não vejas coisas onde não estão. Ainda és novo e assim envelheces rápido. Smile

[/quote]

Ainda bem que esclareceste, assim estou mais aliviado! É que fiquei a pensar que eras um arrogantezeco e afinal não és, falha minha Laughing

Muito bem... Como propões que faça isso?

E ficas avisado que, se o fizer, espero que correspondas a isso com a satisfação de um pedido similar que te fiz há muito tempo... Parece-me justo, não achas?

A mim também me basta fazer scroll para comprovar que todos aqui estão a emitir a sua opinião sem serem condicionados ou limitados por ninguém... Os meus posts neste tópico são a minha opinião pessoal em relação ao que foi escrito. Nada mais.