RiaCON 2012 - 19 e 20 de maio

Hummm...atendendo a este calorzinho todo, a organização da RiaCON estabeleceu um protocolo com a Praia da Barra, para todos aqueles que participarem na RiaCON......

OFERTA DE:

BANHOS DE ÁGUA SALGADA, MERGULHOS, E UTILIZAÇÃO DO AREAL GRÁTIS NA PRAIA DA BARRA!!!! :-)    :-)    :-)

Portanto aproveitem esta promoção!  :-)   :-)   :-)

"RiaCON...venha cá!"

Com promoções dessas vejam lá se não fcam com a ASAE à porta LOLOL

Boa sorte com isso!! :)

Mais um ano, mais uma vez fica a sugestão de não colocarem a data da RiaCon em cima da data do mensal de Lisboa. Perdem vocês, perdemos nós.

Temos de conversar sobre isso, mas é pessoalmente... :)

...a minha opinião também se mantém, de que faz muito mais sentido e é muito mais fácil adaptar um mensal regional ao calendário de um evento nacional que o contrário.

Qualquer pessoa que saiba, como tu sabes, o trabalho que dá e a quantidade de coisas que é preciso coordenar (muitas delas exteriores e fora do controlo dos organizadores) para organizar um evento nacional deveria poder perceber isto.

Mudar a data de um mensal é simples e rápido, basta um post aqui no AOJ e alguma capacidade/vontade de adaptação do grupo.

Exactamente da mesma opinião.

Aliás, nós (Porto) mudamos os mensais devido à data da con de Leiria, da con de Lisboa, ...

Pode servir de motivo para desculpar a não ida a uma con, mas isso já é outra conversa.

Eu, por exemplo, não vou à RiaCON, assim como não fui a todas as outras após a InvictaCon do ano passado, principalmente por motivos financeiros mas também por alguma falta de motivação para participar nestes eventos. Prefiro um encontro cá em casa do que uma con por aí.

Podem-me censurar pela abordagem fria a este assunto, mas é o que sinto.

Abraços lúdicos a todos. 

Até dispor de mais dados, não me parece que fosse mais fácil nós mudarmos a data. Não tenho conhecimento de nenhuma razão para que o evento não pudesse ser no fim-de-semana anterior ou no seguinte a este em causa. No ano passado tentámos saber se existia algum motivo para ser no fim-de-semana que coincide com o mensal. Não recebemos resposta às perguntas no AoJ (não que tivessem obrigação de dar explicações, mas seria cortês pelo menos dizer algo em vez do silêncio).

Diria que 50% ou mais dos nossos jogadores não vêm ao AoJ. Outros não temos forma directa de contacto e vêm esporadicamente. Estamos a falar de um mensal onde vêm cerca de 40-60 pessoas em cada dia (e uns só num dos dias, por isso pessoas diferentes serão mais do que isso). Não seria fácil mudar a data e garantir que todos saberiam da mudança. Por isso do nosso lado, e na nossa perspectiva, não é fácil.

Além disso, o esquema de marcação do mensal já é feito da mesma forma "automática" há vários anos.  Ou seja, não fomos nós que sobrepusemos datas. Nem nunca falaram connosco para tentar que o mensal fosse alterado. Não vamos agora mudar o mensal de cada vez que um evento se lembrar de marcar por cima das nossas datas.

Por fim, dizer que sim, sei o trabalho que dá organizar. Mas não vejo como isto é um argumento neste assunto, na medida em que dá o mesmo trabalho para o fim-de-semana X ou para o fim-de-semana X-1 ou X+1. Mas claro, se calhar há algum bom motivo para ser no X. Mas se não explicarem, nós não adivinhamos.

Bottom line: não iremos mudar datas dos mensais devido a eventos de terceiros. Primeiro porque as nossas datas já foram estabelecidas antes desses eventos e seguem um padrão que deu trabalho a rotinar as pessoas para perceberem em que dias é o mensal; segundo porque regra geral, o nosso evento terá mais pessoas a participar. Como disse, só gostava de perceber o porquê desta insistência na data da RiaCon. Sem mais dados, não poderei por certo mudar a minha opinião.

[quote=Hélio]

Bottom line: não iremos mudar datas dos mensais devido a eventos de terceiros. Primeiro porque as nossas datas já foram estabelecidas antes desses eventos e seguem um padrão que deu trabalho a rotinar as pessoas para perceberem em que dias é o mensal; segundo porque regra geral, o nosso evento terá mais pessoas a participar.

[/quote]

Esta já me parece uma posição mais franca, nua e crua.

Tipo regra de jogo de manual bem escrito. yes

[quote=Hélio]Diria que 50% ou mais dos nossos jogadores não vêm ao AoJ. Outros não temos forma directa de contacto e vêm esporadicamente. Estamos a falar de um mensal onde vêm cerca de 40-60 pessoas em cada dia (e uns só num dos dias, por isso pessoas diferentes serão mais do que isso). Não seria fácil mudar a data e garantir que todos saberiam da mudança. Por isso do nosso lado, e na nossa perspectiva, não é fácil.[/quote]

Se os vossos jogadores não vêm ao AoJ, o site onde os encontros são combinados, isso é um problema que poderá ter muitos factores na origem. Um deles pode ser haver demasiados sítios onde o grupo está presente. Não sei.

Mesmo assim, se vão a um encontro anterior a um em que haverá mudança de data, não seria muito difícil espalhar a notícia por quem está nos encontros semanais e mensais. As Cons são marcadas com vários meses de antecedência e dá mais do que tempo para ir avisando por passa palavra. Isto para já não falar da possibilidade que o AoJ dá aos administradores dos grupos de enviarem um mail a todos os membros.

[quote]Além disso, o esquema de marcação do mensal já é feito da mesma forma "automática" há vários anos.  Ou seja, não fomos nós que sobrepusemos datas. Nem nunca falaram connosco para tentar que o mensal fosse alterado. Não vamos agora mudar o mensal de cada vez que um evento se lembrar de marcar por cima das nossas datas.[/quote]

Não vejo qual seja a relevância disto. Agora quem organiza um nacional tem que se adaptar aos encontros regionais? E se se marcasse um encontro qualquer no Porto para a data da LisboaCon antes de se saber a mesma? Iriam marcar a Con para uma altiura diferente? Iam impor à AERLIS uma data que eles não tivessem disponível simplesmente porque se tinha marcada um outro evento antes? E se for o mensal do Porto?

Claro que não. Nem teria logíca que o fizessem porque um nacional é um  nacional e isso torna-o mais importante que um regional.

[quote]Por fim, dizer que sim, sei o trabalho que dá organizar. Mas não vejo como isto é um argumento neste assunto, na medida em que dá o mesmo trabalho para o fim-de-semana X ou para o fim-de-semana X-1 ou X+1. Mas claro, se calhar há algum bom motivo para ser no X. Mas se não explicarem, nós não adivinhamos.[/quote]

É argumento na medida em que podes estar dependente de coisas que são exteriores aos grupos, ao AOJ e à comunidade. Achas que se a CMP me disponibilizasse um excelente espaço para realizar a InvictaCon, com condições nunca vistas em nenhuma Con nacional, com possibilidades de divulgação muito melhores do que alguma vez tivemos mas só mo pudesse fazer numa data que coincide com um encontro regional, seja onde for, devia recusar? É isso realmente que achas?

E nessa altura mudar-se-ia o encontro mensal de Lisboa? Duvido.

[quote]Bottom line: não iremos mudar datas dos mensais devido a eventos de terceiros.[/quote]

Pois. Esse é o problema é existirem "terceiros"... É olhar-se para o panorama nacional de jogos como "nós" e "eles"...

[quote]Primeiro porque as nossas datas já foram estabelecidas antes desses eventos e seguem um padrão que deu trabalho a rotinar as pessoas para perceberem em que dias é o mensal;[/quote]

Como já disse, não me parece um motivo válido. ler acima...

[quote]segundo porque regra geral, o nosso evento terá mais pessoas a participar.[/quote]

O argumento da força dos números... muito razoável e ponderado. Muito de acordo com a ideia da construção de uma comunidade nacional...

[quote]Como disse, só gostava de perceber o porquê desta insistência na data da RiaCon. Sem mais dados, não poderei por certo mudar a minha opinião.[/quote]

O porquê, neste caso específico, não sei. Mas já te dei um bom par de razões para o fazeres sem ser por isso.

Claro que não estou à espera que isso aconteça. Nem sequer que a data do mensal de Lisboa seja mudada caso, para o ano, a organização da RiaCon apresente (ainda que não tenha que o fazer) um motivo de força maior (por exemplo disponibilidade do espaço) para uma data que coincida com o mesmo... Simplesmente o grupo de Lisboa é o maior. E pronto... Os outros que se amanhem!

- Os encontros não são combinados no AoJ, são divulgados; é algo diferente. Algumas pessoas não vêm ao AoJ, tal como outras não vão ao Facebook, ou a outro site qualquer. Não vejo isto como um problema em si: longe de mim querer obrigar pessoas a usarem tais sites só porque nós queremos. O estarmos presentes em vários sites não será, a nosso ver, nunca um problema: a informação é coerente em todos eles. Tanto faz verem no site X, Y ou Z.

- Eu sei que podemos espalhar a palavra com antecedência. Não vejo é motivos para mudar a data, tal já expliquei acima.

- Não dou mais importância a nacionais do que a regionais. Para mim todos os eventos são importantes e merecem igual respeito.

- Se quisesse usar uma data já com algum evento, penso que valeria a pena falar com os responsáveis do mesmo para ver se haveria alguma solução que funcionasse bem para ambas as partes. Uma solução diplomática, que teria em conta o bem do comunidade nacional, como tu bem referes. Caso não fosse possível, amigos à mesma. O que é certo é que isto nunca aconteceu neste caso.

- Falas de situações hipotéticas que eu não sei se são verdade (restrições de datas). Eu nunca disse para recusarem coisa alguma. Só dei uma simples e educada sugestão. Se há restrições, não custa muito dizê-lo. Pelo menos eu parava de dar a mesma sugestão todos os anos.

- "Terceiros" e tudo o que vem por aí adiante: já estás a entrar em interpretações à letra que não têm nada a ver com o sentido que escrevi. Podiamos ser o Grupo de qualquer outra cidade/local, com 5, 50 ou 500 participantes e a situação seria mesma. Não quero nem pretendo criar guerras ou divisões. Não entres por aqui. E a tua última afirmação era escusada. Se pensas que somos arrogantes, bem podias ter dito directamente.

No meu entendimento estamos a entrar num registo estéril, por isso tenho as minhas dúvidas da sua validade, mas podem continuar obviamente... Acho que não iremos a lado nenhum mesmo que continuem a apresentar argumentos. :)

Eu tinha muito gosto em explicar pessoalmente ao Hélio, a quem reconheço muito empenho na divulgação do hobbie, a razão da RiaCON ser sempre no fim de maio, mas como não vejo grande possibilidade disso acontecer tão cedo fica aqui a explicação, que é muito simples. A RiaCON é no fim de maio porque nasceu no fim de maio, e tem vindo a ser sempre no fim de maio, e entre nós achamos que manter a data é uma forma de a marcarmos na agenda lúdica, um pouco à semelhança do que se faz com todas as outras. Como vês não temos nenhuma razão muito rebuscada para justificarmos a data que escolhemos. A data é uma identidade e por isso nos agarramos tanto a ela, se calhar é esse o mesmo motivo que vos leva a não quererem abdicar da vossa mensal, enfim, compreendo-vos e espero que nos compreendam a nós também.

Queria só terminar dizendo mais uma coisa, o facto de haver choque de datas é normal, se não fosse entre encontros de jogos seria por uma festa de aniversário ou um casamento, ou outra coisa qualquer. Ninguém aqui pretende que se marquem escursões para irmos todos, enquanto comunidade de boardgamers, correr todas as CON nacionais. Acredito que alguns virão mesmo tendo a mensal na sua terra, e outros não viriam mesmo sem ela.

O espirito numa CON é, na minha opinião, o de trocar experiências com jogadores de outras cidades, é oportunidade de conhecer criadores de jogos, falar com as editoras nacionais e procurar uma ideia mais "nacional" de comunidade, todavia não sejamos ingénuos, é preciso ter muito boa vontade para vir a um encontro de jogos de tabuleiro a 300km de distância quando se pode fazer o mesmo a 3 passos de casa, não critico essa linha de pensamento. No fundo é um pouco o reflexo da sociedade que somos...(e na qual também me incluo).

No fim das contas, quero dizer-vos que estamos de braços abertos para acolher aqueles que desejarem vir partilhar connosco um fim de semana que pretendemos que seja animado, com muitos jogos, algumas surpresas e sobretudo um momento para rever amigos.

Porque os jogos são sempre o melhor da festa e não os devemos levar assim tão a sério!

Ludicamente,

Carlos Abrunhosa

[quote=Hélio]- Os encontros não são combinados no AoJ, são divulgados; é algo diferente. Algumas pessoas não vêm ao AoJ, tal como outras não vão ao Facebook, ou a outro site qualquer. Não vejo isto como um problema em si: longe de mim querer obrigar pessoas a usarem tais sites só porque nós queremos. O estarmos presentes em vários sites não será, a nosso ver, nunca um problema: a informação é coerente em todos eles. Tanto faz verem no site X, Y ou Z.[/quote]

Limitei-me a contrapor argumentos contra isso ser um motivo impeditivo de mudança de datas.

[quote]- Eu sei que podemos espalhar a palavra com antecedência. Não vejo é motivos para mudar a data, tal já expliquei acima.[/quote]

O motivo é que existe um evento que se pretende nacional. Parece-me o melhor motivo possível numa perspectiva de divulgação/crescimento do hobby.

[quote]- Não dou mais importância a nacionais do que a regionais. Para mim todos os eventos são importantes e merecem igual respeito.[/quote]

Essa é parte do problema. Se para ti é tão importante a LisboaCon como os encontros mensais, não vejo como possas ao mesmo tempo afirmar que percebes a diferença entre organizar um mensal e uma Con. Não é uma questão de respeito, é uma questão de trabalho...

[quote]- Se quisesse usar uma data já com algum evento, penso que valeria a pena falar com os responsáveis do mesmo para ver se haveria alguma solução que funcionasse bem para ambas as partes. Uma solução diplomática, que teria em conta o bem do comunidade nacional, como tu bem referes. Caso não fosse possível, amigos à mesma. O que é certo é que isto nunca aconteceu neste caso.[/quote]

A Bottom Line anterior sugere que a solução diplomática seria: "mudem a data da Con."

Para mim, pelas razões que expus, não é necessária essa procura de uma solução se os organizadores de um encontro regional regular fizerem o pequeno esforço de mudar a data quando é marcado um evento de cariz nacional num outro local. Aliás, isso só é um problema com o Grupo de Lisboa. Nenhum outro tem dificuldades em fazê-lo.

[quotes]- Falas de situações hipotéticas que eu não sei se são verdade (restrições de datas). Eu nunca disse para recusarem coisa alguma. Só dei uma simples e educada sugestão. Se há restrições, não custa muito dizê-lo. Pelo menos eu parava de dar a mesma sugestão todos os anos.[/quote]

A questão não é se são reais ou não. A questão e as situações são para expôr a diferença que existe entre organizar e coordenar um evento nacional. que mexe com muito mais que os membros de um grupo, e a simples alteração de uma data de um encontro regular com meses de antecedência.

A ideia era colocar em perspectiva as possíveis implicações para a organização de um evento nacional, ter de levar em conta todos os eventos já marcados regionalmente quando está envolta em negociações com entidades para quem é absolutamente indiferente se existem outros eventos ou se há mais ou menos gente por aqui. Estamos ali a pedir um favor, a chatear... Nós e mais um monte macacos com outros eventos para fazer. Se nos armamos em esquisitos porque a data x e a data y não dão jeito ao grupo z e ao grupo b então podemos dizer adeus aos espaços. Sabes bem que é assim.

[quote]- "Terceiros" e tudo o que vem por aí adiante: já estás a entrar em interpretações à letra que não têm nada a ver com o sentido que escrevi. Podiamos ser o Grupo de qualquer outra cidade/local, com 5, 50 ou 500 participantes e a situação seria mesma. Não quero nem pretendo criar guerras ou divisões. Não entres por aqui. E a tua última afirmação era escusada. Se pensas que somos arrogantes, bem podias ter dito directamente.[/quote]

O argumento dos números é teu. Foste tu quem usou a dimensão do grupo de Lisboa como argumento para justificar que houvesse cuidado em mudar a data de uma Con para não coincidir com os encontros daí.

Ou o argumento não é válido ou não podes dizer agora que a situação seria a mesma se fossem menos.

Não vou dizer que são arrogantes. Isso seria uma generalização aos membros do grupo e, portanto, injusta. Mas que a atitude dos organizadores do grupo, nesta questão, é inflexível e, nessa medida, pode ser vista como arrogante, fica dito. Não tenho qualquer problema em afirmá-lo. Já o tinha dito pessoalmente a outros.

Independentemente das razões apresentadas, resume-se a isto:

A atitude da organização do Grupo de Lisboa está bem clara: "Não mudamos as nossas datas."

É a que entendem correcta. Não concordo, mas pronto. Não posso fazer nada quanto a isso, excepto explicar porque não concordo.

A minha atitude, enquanto co-organizador dos encontros do Porto é: "Se houver uma Con na mesma data que um encontro regular do Porto, muda-se a data deste."

É a que entendo correcta. Não é a mais confortável para mim, não é a que me poupa mais trabalho. Mas é a que entendo respeitar o trabalho de quem está a tentar fazer algo maior e mais difícil do que eu. É a minha forma de tentar facilitar-lhes o serviço, de ajudar.

Temos atitudes diferentes.

Se cointinuas a achar que a vossa é a mais correcta, tudo bem. Amigos, em desacordo neste aspecto, como dantes...

Muito obrigado Carlos pelo teu esclarecimento. Ficámos a saber então que não se tratam de restrições de data por parte do local. Deixo só uma pergunta no ar: não seria 26 e 27 de Maio também "fim de Maio"?

E só para que fique claro, o que eu desejava era que ambos os eventos pudessem ser em datas diferentes para que ambos os eventos gozassem da presença de mais participantes. Porque o sucesso de cada evento é o sucesso de todos. Mas respeito as vossas escolhas e decisões, sem ressentimentos!

(Crossposted do outro tópico)

Ora bem, um pouco em cima da hora mas aqui vai...

Da minha parte eu vou com +4 amigos e estes são os jogos que tenciono levar à RiaCon mais coisa menos coisa, é possivel que leve um jogo a mais ou a menos dependendo do que couber nos sacos. cheeky

Não vejo nenhum local para colocar a Ludoteca da RiaCon por isso peço desculpas se me passou ao lado.

Obviamente que não planeio nem vou ter tempo para os jogar a todos mas levo-os caso alguem os queira jogar/experimentar e terei todo o prazer em demonstrar ou ensinar qualquer um.

Se tiverem interesse em algum em particular postem aqui. :-) (O Costa já está "agendado" para um LotR: LCG)

Strilar's Games @ RiaCon

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/77423/the-lord-of-the-rings-the-card-game"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic906495_t.jpg[/img]

Lord of the Rings: LCG

(+Todas expansões e extras)

[/url]

[url=https://boardgamegeek.com/boardgame/18833/lord-of-the-rings-the-confrontation-deluxe-edition"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic84586_t.jpg[/img]

Lord of the Rings: Confrontation Deluxe

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/93819/war-of-honor"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic931413_t.jpg[/img]

War of Honor

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/57390/catacombs"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic1258597_t.jpg[/img]

Catacombs

(+Todas expansões)

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/43022/yomi"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic885442_t.jpg[/img]

Yomi

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/103343/a-game-of-thrones-the-board-game-second-edition"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic1077906_t.jpg[/img]

A Game of Thrones: The Boardgame

(2nd Edition)

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/24157/order-of-the-stick-adventure-game-the-dungeon-of-d"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic169316_t.jpg[/img]

Order of the Stick: The Adventure Game

(Deluxe Edition, Expansion Included)

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/40692/small-world"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic428828_t.jpg[/img]

Smallworld

(+3 Expansões)

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/39856/dixit"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic455883_t.jpg[/img]

Dixit

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/41114/the-resistance"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic866491_t.jpg[/img]

The Resistance

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/9792/oriente"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic57808_t.jpg[/img]

Oriente

[/url]

[url="https://boardgamegeek.com/boardgame/1799/warlord-saga-of-the-storm"]

[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic11610_t.jpg[/img]

Warlord: Saga of the Storm

[/url]

Viva.

Efectivamente não colocámos uma listagem, mas como referi são os que constam nos seguintes users do BGG:

ABRUK https://www.boardgamegeek.com/user/Abruk

PC99129 https://www.boardgamegeek.com/user/pc99129

e ainda:

CAYLUS
DOG
RACE FOR THE GALAXY + ESPANSÃO
PANDEMIC
BLOKUS
EL GRANDE
TWilight Struggle
THE PRINCES OF FLORENCE
FORMULA D
TIGRIS & EUPHRATES
DOMINION Intrigue
DOMINION
DOMINION SEASIDE
THROUGH THE AGES
MEMOIR 44
TORRES
YSPAHAN
JAMAICA
TSURO
LIGRETO
TICHU
BOhnanza
LIGRETO
FRESKO
6 … pega toma 6
Schotten-Totten
Ubongo
Jungle Speed
Rythme and Bullet
Guilhotine
Tumblin - Dice

Alhambra
Carcassonne
Catan
Domaine
Fresko
Keltis
Lobo
Stone age
Tobago

E ainda mais alguns que entretanto outras pessoas irão levar.

Smallworld e Dixit temos, por isso escusas de carregar o saco com esses smiley

Inté