[quote=Hélio]- Os encontros não são combinados no AoJ, são divulgados; é algo diferente. Algumas pessoas não vêm ao AoJ, tal como outras não vão ao Facebook, ou a outro site qualquer. Não vejo isto como um problema em si: longe de mim querer obrigar pessoas a usarem tais sites só porque nós queremos. O estarmos presentes em vários sites não será, a nosso ver, nunca um problema: a informação é coerente em todos eles. Tanto faz verem no site X, Y ou Z.[/quote]
Limitei-me a contrapor argumentos contra isso ser um motivo impeditivo de mudança de datas.
[quote]- Eu sei que podemos espalhar a palavra com antecedência. Não vejo é motivos para mudar a data, tal já expliquei acima.[/quote]
O motivo é que existe um evento que se pretende nacional. Parece-me o melhor motivo possível numa perspectiva de divulgação/crescimento do hobby.
[quote]- Não dou mais importância a nacionais do que a regionais. Para mim todos os eventos são importantes e merecem igual respeito.[/quote]
Essa é parte do problema. Se para ti é tão importante a LisboaCon como os encontros mensais, não vejo como possas ao mesmo tempo afirmar que percebes a diferença entre organizar um mensal e uma Con. Não é uma questão de respeito, é uma questão de trabalho...
[quote]- Se quisesse usar uma data já com algum evento, penso que valeria a pena falar com os responsáveis do mesmo para ver se haveria alguma solução que funcionasse bem para ambas as partes. Uma solução diplomática, que teria em conta o bem do comunidade nacional, como tu bem referes. Caso não fosse possível, amigos à mesma. O que é certo é que isto nunca aconteceu neste caso.[/quote]
A Bottom Line anterior sugere que a solução diplomática seria: "mudem a data da Con."
Para mim, pelas razões que expus, não é necessária essa procura de uma solução se os organizadores de um encontro regional regular fizerem o pequeno esforço de mudar a data quando é marcado um evento de cariz nacional num outro local. Aliás, isso só é um problema com o Grupo de Lisboa. Nenhum outro tem dificuldades em fazê-lo.
[quotes]- Falas de situações hipotéticas que eu não sei se são verdade (restrições de datas). Eu nunca disse para recusarem coisa alguma. Só dei uma simples e educada sugestão. Se há restrições, não custa muito dizê-lo. Pelo menos eu parava de dar a mesma sugestão todos os anos.[/quote]
A questão não é se são reais ou não. A questão e as situações são para expôr a diferença que existe entre organizar e coordenar um evento nacional. que mexe com muito mais que os membros de um grupo, e a simples alteração de uma data de um encontro regular com meses de antecedência.
A ideia era colocar em perspectiva as possíveis implicações para a organização de um evento nacional, ter de levar em conta todos os eventos já marcados regionalmente quando está envolta em negociações com entidades para quem é absolutamente indiferente se existem outros eventos ou se há mais ou menos gente por aqui. Estamos ali a pedir um favor, a chatear... Nós e mais um monte macacos com outros eventos para fazer. Se nos armamos em esquisitos porque a data x e a data y não dão jeito ao grupo z e ao grupo b então podemos dizer adeus aos espaços. Sabes bem que é assim.
[quote]- "Terceiros" e tudo o que vem por aí adiante: já estás a entrar em interpretações à letra que não têm nada a ver com o sentido que escrevi. Podiamos ser o Grupo de qualquer outra cidade/local, com 5, 50 ou 500 participantes e a situação seria mesma. Não quero nem pretendo criar guerras ou divisões. Não entres por aqui. E a tua última afirmação era escusada. Se pensas que somos arrogantes, bem podias ter dito directamente.[/quote]
O argumento dos números é teu. Foste tu quem usou a dimensão do grupo de Lisboa como argumento para justificar que houvesse cuidado em mudar a data de uma Con para não coincidir com os encontros daí.
Ou o argumento não é válido ou não podes dizer agora que a situação seria a mesma se fossem menos.
Não vou dizer que são arrogantes. Isso seria uma generalização aos membros do grupo e, portanto, injusta. Mas que a atitude dos organizadores do grupo, nesta questão, é inflexível e, nessa medida, pode ser vista como arrogante, fica dito. Não tenho qualquer problema em afirmá-lo. Já o tinha dito pessoalmente a outros.
Independentemente das razões apresentadas, resume-se a isto:
A atitude da organização do Grupo de Lisboa está bem clara: "Não mudamos as nossas datas."
É a que entendem correcta. Não concordo, mas pronto. Não posso fazer nada quanto a isso, excepto explicar porque não concordo.
A minha atitude, enquanto co-organizador dos encontros do Porto é: "Se houver uma Con na mesma data que um encontro regular do Porto, muda-se a data deste."
É a que entendo correcta. Não é a mais confortável para mim, não é a que me poupa mais trabalho. Mas é a que entendo respeitar o trabalho de quem está a tentar fazer algo maior e mais difícil do que eu. É a minha forma de tentar facilitar-lhes o serviço, de ajudar.
Temos atitudes diferentes.
Se cointinuas a achar que a vossa é a mais correcta, tudo bem. Amigos, em desacordo neste aspecto, como dantes...