Rural Con- Encontro Nacional de BoardGamers de Bragança

Cheguei um pouco tarde, já foi quase tudo dito, mas não posso deixar de sublinhar que foi um fim-de-semana 5*, divertidissimo e em que a boa disposição esteve sempre presente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Eu consigo vencer a preguiça, tenho é preguiça de a vencer." - by Me

[quote=Mallgur]

A minha ideia era afirmar de que não deve ser a quantidade de participantes que deve ditar se uma Con vale ou não a pena.

[/quote]

No meu caso, não foi literalmente a questão da quantidade. Foi mais a questão da diversidade: para jogar contigo, com o Valentim, com o Duarte, ou até mesmo o João de Bragança, jogo num encontro do Porto. Que me desculpem o Tiago e a Starita, pois teria todo o gosto de jogar algo com eles, mas com tão pouca diversidade, fiquei-me pela Con cá de casa com a minha Cristy. Smile

Analisando o problema globalmente, acho que a data não é das mais apropriadas para a malta habitual do hobbie. É a altura de pouparem uns trocos para a ida a Essen, gastos com o material escolar dos filhos, o tempo não convida a grandes viagens. Não sei, estou a especular um pouco.

Se calhar está na altura de reflectir, juntar esforços e passar a fazer um Encontro Nacional de Boardgamers do Norte... Smile


[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

Antes de mais importa referir que ja estava com ideias de falar com o Pedro e saber do interesse do "Grupo de Tichu do Porto" Happy em contar com o apoio da Associação MaeAlto para a organização da Invicta Con.

Quando falo em apoio falo em incluir a Invicta Con no programa de actividades da Associação MaeAlto, e principalmente em apoio financeiro (pode ser pouco, mas sera sempre uma ajuda que permitira outros voos por exemplo a nivel de divulgação).

Quanto a terminar mesmo o Encontro de Bragança, a ideia já não me parece tão boa. Principalmente por uma razão:

A minha ideia é divulgar os boardgamers em Bragança, nas pessoas de Bragança e penso que isso é muito mais facil se tiver um encontro em que tenha mais gente e tambem mais jogos.

Se não me engano estivemos cerca de 22 pessoas no momento em que estava mais gente no encontro, por muitas poucas pessoas que sejam é muito diferente ter 22 pessoas do que ter 5/6 ou ate mesmo 10.

Mas ja pensei claramente em mudar a data (para o 1º semestre do ano), embora não seja facil tendo em conta a forma como são atribuidos os apoios das entidades e principalmente com a data de chegada dos apoios.

O encontro de Boardgamers de Bragança tem principalmente dois fins em vista: divulgar o hobbie por aqui e alem do mais é uma actividade com baixo custo, facilmente realizavel e com muita facilidade em justificar as despesas.

Permite alem do mais contribuir para a divulgação da cidade de Bragança e da região para pessoas de fora desta região. Desde a gastronomia, a paisagem e os monumentos.

Este ano ate foi sorteada uma casa do Parque Natural de Montesinho que contribui tambem para este fim.

Concluindo embora pretenda continuar a realizar o Rural Con, com pouca ou muita gente, mas tentando optar pela diferença que o ter dinheiro (por pouco que seja) nos permite e que a intimidade que o pouco numero dos participantes nos permite.

Tentando sempre apostar num encontro de convivio em que as proprias refeições são tambem um momento de convivio em que não existem pressas e em que os boardgamers são apenas o motivo para a deslocação. Mas que pretende ser um fim de semana mais de relaxação e de convivio do que um encontro intensivo de jogos.

Estamos disponiveis para alterar a data e como ja referi para participar num Encontro no Porto ou tentar novamente a ideia de Braga.

Todas as ideias são bem vindas...

[quote=joao104]

Quanto a terminar mesmo o Encontro de Bragança, a ideia já não me parece tão boa. Principalmente por uma razão:

A minha ideia é divulgar os boardgamers em Bragança, nas pessoas de Bragança e penso que isso é muito mais facil se tiver um encontro em que tenha mais gente e tambem mais jogos.

[/quote]

Não fiz referência, de modo algum, ao têrmino do Encontro de Bragança. Só acho é que a data talvez não seja a mais apropriada, bem como o relativo pouco incentivo junto da comunidade local. Porque não surgem Encontros Semanais aí em Bragança para alavancarem a realização de um Encontro Nacional bem mais composto?

Penso que quem organiza os Encontros Nacionais, tendo em conta a quantidade dos mesmos ao longo do ano, deve esperar que por parte dos gamers não exista uma disponibilidade para ir a todos, por diversos motivos. Terá de haver uma boa promoção local para colmatar estas "faltas".


Neste momento existem encontros mensais em Bragança, anteriormente coincidiam com os Encontros Mensais no Porto e eram divulgados.

Mas visto que isto não funcionou os encontros começaram a ser feitos tendo em conta a minha disponibilidade e as minhas idas a Bragança avisando as pessoas que normalmente iam.

Nunca tivemos muita gente mas tivemos varios encontros com cerca de 10 participantes. As coisas complicaram-se um pouco porque um casal que ia sempre teve um filhote e deixou de poder aparecer.

A questão que colocas é obvia eu sei que Bragança sera sempre o encontro com menos gente de todos, por razoes obvias, 1º para os "estrangeiros" devido a distancia e custos envolvidos e 2º para os brigantinos tendo em conta a população.

Se comparares que o Encontro Nacional do Porto deve ter tido cerca de 50 pessoas do Porto (forma menos de 100 participantes como ainda vieram algumas pessoas de fora) para uma população do Grande Porto de mais de 1 milhão de habitantes, não é assim tao mal Bragança ter cerca de 10 participantes da zona tendo em conta que Bragança não tem 30000 habitantes e que mesmo juntando com Macedo e ate mesmo mais longe nao são 50000 habitantes.

É tudo uma questão de escala.

Agora claro que é obvio que como tu dizeste ao ter menos gente, muita gente não vai porque tal como tu dizes para jogar com os mesmos de sempre não vale a pena.

Tal como tenho visto quer em Bragança quer no Porto é muito dificil cativar pessoas para este tipo de eventos. Quase todas as novas pessoas do grupo do Porto aparecem porque são amigas de alguem, ou porque têm conhecimento dos encontros por alguma razão e resolvem exprimentar. Não é algo de massas nem algo que consigas facilmente divulgar as massas.

Tivemos uma reportagem na Time Out que penso que ate tem tido sucesso no Porto e que me lembre apareceram 3 pessoas, que se não me engano foram apenas uma vez.

Por isso se comparares os numeros de Bragança com os do Porto ate talvez a % de população que aparece nos encontros seja e muito superior a que acontece no Porto.

Ja agora e ja que falas nas datas que datas sugerias para o evento de Bragança?

Por último embora como ja disse preferisse continuar com o evento nacional em Bragança, estou disponivel para so o fazer de 2 em 2 anos ou 3 em 3 anos se existir uma razão valida para isso.

Por exemplo e tal já que tu falaste de um encontro no Norte ser feito por exemplo 2 anos no Porto e um ano em Bragança ou ideias semelhantes.

Para mim, talvez em Julho-Agosto. Para outros se calhar não é boa onda, mas pelo menos será uma altura do ano em que os Bragantinos andarão mais "despertos". Não sei, se calhar o calor passa a ser um dos inimigos. Ou as férias da malta. Mas quem sou eu para opinar, se ainda nem sequer marquei presença em nenhum dos encontros realizados aí em Bragança? Que importa a minha opinião, se não for de encontro à opinião generalizada?

A questão da escala que mencionas não é tão transparente. Vê o exemplo de Abrantes. Também não têm muita presença de residentes locais, mas não deixa de atrair muita malta.

Talvez fosse bom apostar nessa ideia de um encontro no Norte. Acho que todos saíam a ganhar. Da forma como sugeres, parece-me sensato: dois anos no Porto, um em Bragança. E então se esse encontro do Norte fosse realizado a bordo de um barco, a subir o Douro... Surprised

Mas é como digo: a minha opinião não vale nada se não se enquadrar no que os demais pensam sobre o assunto.

De qualquer forma, parabéns pela tua força de vontade e espírito de sacrifício em levar os jogos de tabuleiros até Trás-os-Montes. Um bem haja João Thumbs Up.


[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

[quote=joao104]

ou tentar novamente a ideia de Braga.

[/quote]

Isto.

Braga tem uma carrada de estudantes e muita gente. É bizarro que ainda não exista um grupo ali. Talvez uma convenção (com a universidade ao barulho) estimulasse a coisa? Ainda por cima um gajo do Porto põe-se em Braga em 40 minutos.

E sim, a tua vontade e conhecimentos com malta que ajuda a pagar davam jeito na Con do Porto. Smile

[quote=Dugy]

A questão da escala que mencionas não é tão transparente. Vê o exemplo de Abrantes. Também não têm muita presença de residentes locais, mas não deixa de atrair muita malta.


[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

[/quote]

Quanto a isto esqueceste-te de uma coisa que referi, eu referi que o "problema" de Bragança não é so as pessoas de Bragança não aparecerem mas sim tambem as outras não aparecerem, pois é obvio que principalmente para a malta de Lisboa, Bragança ainda fica longe (já os Xutos diziam isso).

Abrantes comparado com Bragança fica ao lado de Lisboa, e mesmo para o Porto a distancia para Abrantes sera apenas um pouco superior a distancia Porto/Bragança.

Sendo realistas temos de ter em conta uma coisa, neste momento existem claramente duas grandes comunidades de Boardgamers: Lisboa que pelo que sei tem crescido muito e o Porto que se tem mantido mais ou menos igual.

Quer Leiria, quer Abrantes, quer Aveiro não têm muitos membros e porque de as Cons funcionarem bem. A razão é obvia ficam a distancias relativamente proximas de Lisboa e do Porto.

Fosse qual fosse o evento que fosse realizado em Bragança (quer ligado a boardgamers quer outro evento de nivel nacional) a presença de participantes seria muito mais diminuta que por exemplo em Aveiro.

Tal como ja disse mesmo que Bragança fosse o melhor e com mais qualidade evento deste genero em Portugal (que não é) não seria o evento com mais participantes do País.

A minha ideia não é nem em sonhos comparar em termos de número dos participantes com as outras Cons tentando por isso "oferecer" um "serviço" diferente das outras Cons e tentar que seja por este "serviço" diferente que as pessoas resolvam vir a Bragança.

Já agora e para finalizar este "serviço" diferente vai permitir que a malta do Porto tenha mais uns baralhos de Tichu que já parecia que começavam a faltar nos Encontros de quinta feira Happy

Adorei^^

Vale sempre a pena a grande viagem que é ir até Bragança: é a boa comida, é a boa companhia, é o excelente ambiente, é a excelente capacidade organizativa do João=P

Percebo que um dos interesses até fosse o chamar mais pessoas, mas digo sinceramente: gosto muito mais de uma con assim num ambiente mais intimista, num sitio calmo, do que propriamente as con's "cheias e grandes", que ganham em dimensão, mas perdem em convivio e calma.

Foram muitos os pontos altos:

- Fartei-me de ganhar premios!!! *happy happy* Talvez ter ido passar a Bragança o aniversário (que foi na sexta=P), me tivesse trazido sorte e prendas =DDDD eheheh

- Já falei na comida? =X A alheira....O MILHO COM COMPOTA (omg que bom=X)

- Ainda não tinha tido oportunidade de conviver com o pessoal do Porto que lá esteve, foi uma excelente oportunidade po convivio com eles ^^

Nem acho má a altura do ano=P O que é sempre ideal é ser num fim-de-semana prolongando, para não se ter de tirar/perder um dia =P

Como sempre Bragança está muito bem e recomenda-se.

Sei que talvez o meu próximo comentário choque muito boa gente, mas eu pessoalmente não me importo nada que o encontro de Bragança não tenha dezenas ou centenas de participantes. O que conta é o que se joga, não quantos marmanjos estão ou não numa sala.

Infelizmente neste ùltimo ponto fiquei bastante descontente. Sem ser o Homesteaders que joguei com o Mallgur, não joguei nada de jeito.

Este comportamento viral dos fillers já me está a irritar... Sim, eu gosto de fillers, mas é um de vez em quando para fazer tempo, não é passar encontros inteiros a jogar "joguinhos". Pelos vistos é um mal geral, vai do Sul ao Norte do país. Será que as pessoas são assim tão preguiçosas que não aguentam uma explicação com mais de 10 minutos e um jogo que demore mais de 1 hora??

Sinceramente ando a perder todo o tipo de "fé" em encontros e Cons e etc, pois já há muito tempo que não pareço conseguir jogar um "jogo".

Se há alguém por aí que queria jogar jogos e não joguitos da treta, epá mande-me uma PM que combinamos uma joga, em encontro ou fora dele.

Isto dos encontros é quase como ir a Bragança e em vez de comer uma bela duma posta mirandesa ir comer ao McDonalds.

P.S.: quero deixar claro que apesar de tudo me diverti, mas pelo convívio com o pessoal e não pelos jogos jogados.

P.P.S.: João, tu nem penses em deixar de organizar o encontro brigantino!! Tens uma capacidade de organização fantástica e aposto que um dia o teu trabalho te vai recompensar!

--

Obrigado pelos comentarios Starita e Tiago.

Quanto aos jogos Tiago eu não me posso queixar tanto, joguei um Maria (que ja tinha combinado com o Pedro), o tal Homesteaders, um Domaine e um Acquire.

Claro que o resto tambem foram fillers, mas tambem nao pdoemos forçar muito a cabecinha...

Não se esuqeçam de marcar a Casa de Montesinho e se possivel avisarem-me.

Ja agora Tiago se desse para me enviares as fotos era muito porreiro.

[quote=joao104]

Não se esuqeçam de marcar a Casa de Montesinho e se possivel avisarem-me.

[/quote]

Ainda esta semana te falo nisso.

[quote=joao104]

Ja agora Tiago se desse para me enviares as fotos era muito porreiro.

[/quote]

Estava neste momento a tratar do assunto :)

--

Podem consultar a reportagem fotográfica aqui:

https://www.boardgamegeek.com/tag/ruralcon2010/user/ghosthack

:)

--

Ainda nem a vi, mas penso que ficou relativamente bem sem ser o inicio em que repeti varias vezes jogos de cartas.

Podem encontrar a reportagem em https://videos.sapo.pt/bY9ik2Wqretj7Iwyu8Sw

Ficou bem. Houve ali um ponto em que deu a sensação que o encontro nacional era sempre a 10 de Outubro, desta vez em Bragança, mas nada de grave...

Parabéns a ti pela entrevista e à Localvisão pela reportagem. Só foi pena focarem tantas vezes os meus dedos gordos... Tongue out

Ficou porreira a entrevista e cortaram a parte de falares nos jogos de cartas não te preocupes, e felizmente não me filmaram muito por isso está muito boa lol

------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Eu consigo vencer a preguiça, tenho é preguiça de a vencer." - by Me

Ficou porreira a entrevista e cortaram a parte de falares nos jogos de cartas não te preocupes, e felizmente não me filmaram muito por isso está muito boa lol

------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Eu consigo vencer a preguiça, tenho é preguiça de a vencer." - by Me

So vi uma vez e à pressa mas a mim ate me fez passar a ideia que naquele dia existiam encontros de boardgamers em todo o país e que também ocorria em Bragança.