Eu ofereço-me, mas tenho o handicap dos ameritrash… ![]()
evento adicionado á Rede
Quando precisarem de divulgar este tipo de eventos deem um pulinho á rede e adicionem-no, é publico e basta fazer um copy past do texto pretendido.
Não tem mal nenhum haver mais sites a divulgar este tipo de eventos, basta iniciativa e vontade.
Eu também posso participar na explicação de alguns euros.
from apple to earth
Estou disponível para (dentro dos meus limitados conhecimentos de jogos) ajudar.
Em conversa com o Nazgul no Sábado passado, falamos de uma ou duas situações que poderiam ajudar a que o encontro tivésse em permanência voluntários sem que esses mesmos voluntários empenhássem todo o dia nessa tarefa.
Proponho que aqueles que se voluntariam, adiantem uma pequena lista de jogos que estariam dispostos e gostariam de ensinar da seguinte forma:
- 2 jogos de nível introdutório (jogos simples, rápidos, de cartas por ex.)
- 2 Jogos de nível médio (não muito complexos e demorados, de mecânica simples)
- 2 Jogos de nível avançado
Criarei o tópico em breve para que, quem queira participar, o possa fazer.
https://www.abreojogo.com/2008/02/trincacon08_mentores
Da minha parte, gostaria de apresentar 2 ou 3 ideias/protótipos, isto se estiverem com "feeling" para isso.
Alguns já conhecem e ajudaram a testar, por isso aqui ficam:
- Vrruum Vrruum - Jogo de corridas de automóvel com tabuleiro variável e baseado numa mecânica de Tile placement, point to point move e route building para 2 a 4 jogadores.
- "Balbúrdia no Galinheiro" - Jogo de cartas para 3 a 4 jogadores (para já!). Mecânica simples de Trick-taking, onde o objectivo é assaltar o galinheiro dos adversários e impedir a criação de galinhas através de cartas de acção.
- A Ira de Poseidon - Jogo para 3 a 6 jogadores com tabuleiro dinâmico. Mecânicas usadas: Pick-up and deliver, trading e area movement. Neste jogo capitaneamos um barco de pesca Grego que após uma tormenta e a perda de homens no Mar, invoca Poseidon, Deus dos Mares, ao que este lhe concede 3 desejos. Durante o jogo, cada capitão deve tentar pescar e entregar nos 8 portos gregos o seu pescado, satisfazendo as necessidades das cidades. Pelo caminho poderá invocar Poseidon para que este altere as condições do Mar a seu favor.
- Moving Colors - Um jogo simples e colorido, jogado num tabuleiro com trama 7X7 e onde temos como objectivo levar o nosso peão de um lado ao outro do tabuleiro, saltando pelas "pedras" da nossa cor. O tabuleiro altera a sua disposição após cada jogada. 2 a 4 jogadores.
Até breve!
Não fazendo ideia da quantidade de "Newbies" que se esperam, sugiro que exista(m) "Wellcome Desk(s)". Nela(s) estariam disponíveis os chamados jogos "Gateway"(Ticket to Ride; Settlers; Lost Cities; Tsuro, 6 Nimmt...). 4 ou 5 no máximo.Podendo ser escolhidos pela própria organização ou eleitos pela comunidade. Assim, os voluntários "Wellcome Staff", mesmo que não conhecessem os jogos poderiam prepará-los previamente. Enfatiso a importância de uma abordagem simples, organizada e com jogos universalmente aceites como bons embaixadores do Hobby.
Outra sugestão à organização : que se organize uma lista de pedidos com prazo de apresentação e posteriormente uma lista dos pedidos aceites por quem disponibliza o respectivo jogo. Formar-se-ia assim um núcleo base dos jogos da convenção facilitando desta forma que as pessoas venham a jogar o que desejam. Levar demasiados jogos que ainda por cima escondidos dentro de sacos e caixas pouco servem a ser conhecidos.
Finalmente queria lembrar a (extremamente útil) lista do Vasco Chita :
Uma imagem do jogo, o nº de pessoas que ele abrange e ordenada pelo tempo de duração de cada jogo. Acho que é um excelente exemplo a seguir.
Vai estar disponível uma apliação de gestão para o evento, assim:
- Os jogos serão registados e catalogados à chegada (algum trabalho será feito de antemão para que não se torne muito demorada a entrada na Con).
- Cada participante estará identificado com um Tag e um nº que lhe permitirá solicitar jogos.
- A cada instante será possível consultar que jogos estão disponíveis e livres na Con, bem como alguma info acessória (Tempo de jogo, nº de jogadores, Autor, Editora, imagem da caixa e do tabuleiro montado, etc...) Esta info estará disponivel através de um posto de consulta.
E faz ainda mais umas coisitas....
Respondi apenas para assegurar que o assunto está a ser tratado e no Sábado passado em conversa com o Nazgul, adiantaram-se alguns detalhes... claro que tudo isto se o Leonardus quiser aceitar este pequeno contributo (ainda não falei com ele :()
Boas...
Evidentemente que estas ajudas são mel pro meu gosto....só em equipa as coisas funcionam....tudo e todos são benvindos....
Abraço
Temos então assim pré convocados:
Nazgul
FirePigeon
Soledade
vch
JohnnyBeGood
newrev
Gostaria que conforme se forem oferecendo avançassem com 4 jogos que se disponham a ensinar durante ao vosso turno.
Da minha parte:
Tsuro
Colloreto
Ticket to Ride
Carcassone
_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”
Também fico à disposição. O quarteto:
- Bang!
- Blue Moon City
- Ticket to Ride: Europe
- Yspahan
Battleline
Darjeeling
Hansa
Masons
São todos euros que dão para introduzir a newbies.
"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"
Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967
Year of the dragon
Thebes
Zoloretto
Age of Steam, :)
from apple to earth
Não quererias dizer street soccer e não soccer tactics?
É que vi o Guilherme a jogar e dá-me ideia que é mais isso.
PS
O jogo que esteve em Leiria foi o Street Soccer tal como referiste, mas não o tenho, pelo contrário o que tenho que andava já à procura havia uns meses era mesmo este o Soccer Tactics World, reencarnação da versão anterior Fussball Taktiks 2006.
Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM
OK.
Eu posso levar o Street Soccer e ensinar, então.
Esse renascido das trevas tb tenho e é fraquinho, muito fraquinho. Mas se calhar joguei-o mal. Depois ensinas-me :P
PS
Disponibilizo-me com todo o gosto para tutor de :
1) 6 Nimmt / Jungle Speed (Cartas / Filler)
2) Blokus / Dvonn / Lost Cities (Abstractos / 2 Jogadores)
3) Kardinal&König (Web of Power/China)
4) Royal Turf / Citadels (Temáticos)
1 - O logo da TrincaCon08:
2 - Nova contagem prévia do “Welcome Staff” (necessita-se de designação apropriada!!).
Já são 8, esperam-se mais… ![]()
Nazgul - Tsuro; Colloreto; Ticket to Ride; Carcassone
FirePigeon - Crokinole; Blokus; Ingenious; Soccer Tactics
Soledade - Battleline; Darjeeling; Hansa; Masons
vch -
JohnnyBeGood -
newrev - Year of the dragon; Thebes; Zoloretto;Age of Steam
albinscott - Bang!; Blue Moon City; Ticket to Ride: Europe; Yspahan
zenão - 6 Nimmt / Jungle Speed; Blokus / Dvonn / Lost Cities;
Kardinal&König (Web of Power/China); Royal Turf / Citadels
_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”
Ok… Estava no tópico que foi aberto para esse fim. Mas fica aqui de novo:
As minhas sugestões serão:
Introdutório:
-
Bohnanza
-
Mamma Mia
Médios:
-
Blue Moon City
-
Ticket to Ride: Europe
Avançados:
-
Puerto Rico
-
El Grande
Adiciono o seguinte, para miúdos :
-
Emerald
-
O Zoo le Mio
Sugiro que outros membros tragam material que possam ter para crianças. Uns jogos de destreza e coisas assim.
Levarei, naturalmente, mais jogos que estes que estão aqui.
Quanto à parte do dia, não sei… Acho que depende um bocado do que se for passando. Eu gostava de participar no evento de WoW e, desta vez, experimentar mesmo coisas que nunca joguei antes.
Abotem ai mê nome...

Eu tenho dificuldades em escolher uma lista de jogos a ensinar. Posso ensinar praticamente todos os que foram falados ;-P
Prefiro acrescentar à lista, alguns dias antes, uns quantos jogos que considere bons, e que ainda não estejam a ser levados. Assim havera uma maior escolha de jogos...
Pois é falta pouco mais de um mês para a TrincaCon 2008!
Os preparativos estão a decorrer bem mas começa a aproximar-se a altura de se fazerem as confirmações de participações, refeições e dormidas!
Por isso toca a consultar as agenda pois em breve vão iniciar-se as hostilidades!
Stay tuned…
![]()