Wargames e Afins, Quem joga?

Olá Mário!

Se quiseres jogar, sou adepto de jogos online! Possuo ambos os jogos, mas também ainda não joguei nenhum (nem li as regras). Preferia jogar o Rommel por causa do tema, mas por outro lado o Hammer deve aprender-se mais facilmente (8 páginas de regras contra 20).

De resto, preferia também usar o Vassal (com o qual já tenho alguma experiência em PBEMs de Twilight Struggle e Target Arnhem), e queria usá-lo para jogar em real-time (coisa que o Cyberboard não permite) se fosse possível. Marcava-se um dia e uma hora, e jogava-se durante o tempo que desse. Por e-mail não tem tanta graça e pode não ser bom formato (por exemplo, naqueles jogos em que um adversário pode interromper a jogada do outro é uma chatice). Se quiseres, apita!

De momento estou a embrulhar-me nas 40 páginas do manual de The Burning Blue, que tenho um jogo online marcado para daqui a uma semana com um Irlandês, mas depois disso posso atirar-me ao Hammer ou ao Rommel.

A partir do dia 8 se pretenderes marcar um jogo chuta aí!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Eu não tenho nenhum desses jogos que falam nem conheço.Porque não jogam estes boardgames Axis & Allies Pacific ou Axis & Allies Europe? tenho os dois boardgames só faltam os jogadores.Podemos jogar na loja do Nazrael.de preferencia ao fim-de-semana.

No HA !!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Para o pessoal dos wargames, sugiro 2 sites muito bons (e k podiam ser colocados nos links deste site):

- www.consimworld.com e em especial o forum https://talk.consimworld.com/ neste forum "super completo" podemos encontrar tudo sobre wargames históricos, em muitos deles os próprios autores respondem a questões sobre regras, faq's etc. (obrigatório falar inglês). É possivel tb acompanhar o desenvolvimento de novos projectos e ver previews (sabiam que a GMT Games e o "guru" dos jogos Richard Berg estão a desenvolver um jogo a lançar lá para 2007 sobre a descoberta das Américas onde um dos jogadores joga com Portugal?)

- outro interessante é https://grognard.com/, bem organizado e muita informação (reviews, regras, etc)

Miguel

Feito.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Safa!! A não ser que aquilo pra quem paga a subrescrição tenha outro aspecto, aquilo é mesmo (mas mesmo mesmo) muito mau!! Básicamente no forum cada jogo tem direito a uma thread!! Porreiro não é? Mas é só uma thread mesmo!!! Tipo um jogo mais velhinho, tipo um Paths of Glory ou um Third Reich, ou até mesmo um Axis and Allies, tem uma thread com 10 anos, com 20 mil posts!!! Se procuras a resposta a uma dúvida esquece mesmo!! Outro grande problema, só se pagares é que podes postar no forum!!! resultado pratico da ciosa à purradões de ppl do consimworld que se mudou (advinhem) para o BGG!!!

O Grognard já é melhorzinho com purradões de links para faqs e outros downloads, organizados por jogo.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Pois, o ConSimWorld é uma maravilha em conteúdo, mas em termos de funcionamento é uma grande treta.

Para já o direito de postar lá é pago; supostamente uma pessoa pode postar nos fóruns das editoras gratuitamente mas a verdade é que até pagar a subscrição nunca consegui... ainda por cima o processo de autorização da subscrição é totalmente manual e apanhei o administrador de férias e estive uma semana à seca. E depois... cada jogo, série de jogos ou editora é representado por uma única discussão interminável. Já imaginaram o que é abrir o folder do vosso jogo favorito e encontrar uma cadeia contínua de 20.000 posts, todos pegadinhos, vindos desde 1998? Se não fosse a função de pesquisa, ai, ai.

A única coisa que aquilo tem que o boardgamegeek não tem, é mesmo paletes e paletes de wargamers dedicados e conversadores... mas no BGG eles também vão aparecendo ao poucos. Ah, e no BGG as editoras não têm direito a controlar um folder sobre elas, podendo apagar qualquer post que queiram... não acho isso muito atraente como utilizador, mas para as editoras é, de modo que no CSW estão lá todas, e no BGG só vemos representantes de meia-dúzia delas. Fora estes dois factores, o BGG bate o CSW aos pontos e com uma vantagem espectacular em organização, facilidade de acesso e divulgação da informação, features, etc, etc, etc. E é de graça... bom, a menos que se queiram livrar daqueles anúncios todos sem ter usar um filto anti-publicidade no vosso browser.

Mas pronto, para quem leva a coisa a sério o CSW continua a ser uma referência incontornável e, embora precisem de pagar para postar, pelo menos podem ler tudo o que vos apetecer sem pagar nada, que é o mais importante.

Nunca paguei, nem pagarei, um chavo para lá "postar" (provavelmente consigo "postar" sem pagar porque me inscrevi quando era gratuito).

O Consimworld só vale a pena para jogos relativamente recentes. Muitas vezes logo após o lançamento de jogos surgem duvidas, erratas, etc muito úteis. Volto a referir que no Consimworld temos o previlégio de trocar "posts" com os os próprios designers dos jogos.

Não recomendo para jogos saídos a muito tempo. Quanto aos jogos para as "massas" (ex: Axis e afins) o BGG é de facto melhor.

Boa parte dos designers estão também no BGG e devido á melhor facilidade de acesso e organização do BGG aparecem muito rápidamente por lá as FAQ’s etc!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

O meu interesse nos jogos de mesa baseia-se quase exclusivamente nos wargames.

Na minha pequena colecção tenho desde wargames leves como Memoir'44 e CC:Ancients, até a vários modulos do hardcore ASL, passando por jogos de batalhas Napoleonicas, guerra civil americana ou 2ª Guerra mundial.

Embora tendo alguns titulos, a minha experiencia face to face é quase nula. Tirando algumas partidas de M44 que consegui convencer familia ou amigos a fazer, não tenho tido oportunidade de encontrar parceiros.

A unica forma que me tem dado oportunidade de jogar é pela net com o VASSAL/VASL, embora normalmente mais por email do que live.

-Lino

Aparece na próxima sexta e com o que é que pretendes jogar FtF que lá estarei!!! Um dos melhores caso conheças as regras para uma noitada é o Paths of Glory. Mas tb podemos combinar M44 ou CCA, ou mesmo umas missões de ASL!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

O encontro é longe para mim. Eu sou um homem do norte.

UM fds inteiro que justifique ao ppl de mais longe fazer uma espécia de Boot Camp. Nem que seja uma vez por ano. Juntar o ppl.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM