1º Deck - Nosferatu

Texto:

Este é o primeiro deck que estou a fazer para VTES, fui pelos Nosferatu porque gosto deles como clan no RPG e porquê me correu bem quando os joguei no baralho de demo.

Gostava de ouvir qualquer sugestão que possam dar para o melhorar, neste momento ele é principalmente consituído pelo que fui arranjando.

Cripta (13)
Cailean - Archbishop (10)
Ysador The Foul - Cardinal (10)
Yong-Sun, Harmonist - Cardinal (10)
Calebos - Bishop (8)
Beast, The Leather Face Of Detroit - (7)
Teresita - Seraph Of The Black Hand (7)
Kendrick - Priscus (7)
Gerard Rafin - (6)
Cristanius Lionel - (6)
Judah - Primogen (6)
Gemini - (5)
Amelia, The Blood Red Tears - (5)
Olivia - Bishop (5)

Estou a pensar tirar uns dos mais altos, tipo a Ysador e o Yong-Sun para meter vampiros com custos mais baixos e Potence Superior.

Deck (108)

Action
Ambus - 5
Blood Feast - 1
Computer Hacking - 2
Zillah's Tears - 1
Esbah - 1

Master
Short-Term Investment - 1
Animalis - 1
Blood Doll - 2
Stem Tunnels - 1
Nosferatu Kingdom - 1
Slum Hunting Ground - 1
Shanty Town Hunting Ground - 1
Potence - 1
Guardian Angel - 1

Equipment
Sport Bike - 2
Laptop Computer - 3

Ally
Courier - 1
Marijava Thugee - 2

Retainer
Raven Spy - 3
Raptor - 1

Action Modifier
Faceless Night - 5
Elder Impersonation - 4
Lost In Crowds - 5
Swallowed By Night - 5
Forgotten Labyrinth - 1
Gang Tactics - 1

Reaction
Pack Tactics - 2
Guard Dogs - 6
Cat's Guidance - 5
Rat's Warning - 4

Combat
Pushing The Limit - 6
Undead Strength - 5
Song In The Darkness - 1
Immortal Grapple - 1
Song Of Serenity - 3
Increased Strength - 2
Mighty Grapple - 2
Drawing Out The Beast - 3
Thrown Gate - 3
Carrion Crows - 3
Taste Of Vitae - 2
Thrown Sewer Lid - 3
Disarm - 1
Aid From Bats - 1
Scorpion Sting - 1

Este deck ainda não está muito bem estruturado, fui simplesmente metendo cartas que me saiam nos bosters e pareceram interessantes.
A ideia base para isto é fazer um deck que dê bastante tareia (tipo 5 ou mais de dano por round não me parece descabido) tanto a longo alcance como a curto, para não ser apanhado desprevinido, podendo definir o range antes do combate como me der mais jeito. Usar cartas de reacção para poder atacar e defender aos mesmo tempo. O stealth é usado para coisas como caçar e certos ataques que eu quero mesmo que passem pelas defesas do adversário.

Problemas:
- Combates constantes implicam muita perca de sangue dos vampiros, pelo que preciso de eliminar minions adversários muito depressa para não estar sempre à tareia ou então arranjar cartas que me premitam repor o sangue perdido do meus minios;
- Preciso de estrutrar o deck de modo a poder ter sempre cartas de dano na mão, existe algum tipo de proporção adequado para isto, por exemplo 30 cartas de tareia num deck de 90?
- Mais algum que não esteja a ver?


Bem, ainda não tinha comentado este deck, mas já o tinha visto, apenas me faltou o tempo para o responder.

Tens aí alguns graves problemas, mas o primeiro grande para mim é a falta de decisão do que fazes sem ser combate. Vais tentar ir para intercept, ou para stealth?

Se fores para stealth, arranja mais uns retainers e equipamentos que aumentem o bleed dos teus minions. E talvez até umas armas de melee engraçadas, como a blade of Enoch ou a sengir dagger.

Se vais para intercept, deixa algum stealth, mas pouco, e coloca mais raven spys, mas ai sim numa quantidade grande. Digamos uns 6 a 8. Tu com animalismo não tens muito intercept de mão, mas tens montes de retainers, e que ainda por cima não são unique, que te aumentam o intercept.

Depois estás cheio de fillers ainda no deck, que não te servem de muito a maioria das vezes. Passando a citar:

Action
Blood Feast - 1
Computer Hacking - 2
Zillah's Tears - 1
Esbah - 1

Master
Short-Term Investment - 1
Stem Tunnels - 1

Ally
Courier - 1
Marijava Thugee - 2


Combat
Thrown Gate - 3
Thrown Sewer Lid - 3


Eu retirava isto tudo, e como tens o deck com demasiadas cartas (convém sempre ter 90) nem tens de acrescentar muita coisa. Falando da parte de combate agora com mais cuidado. Tu és bom a combater a curto, e com o drawing out the beast (carta que odeio porque me faz maldades sempre que jogo contra ela), consegues garantir isso. Os gates dão-te apenas uma manobra o que é normalmente insuficiente, e as tampas só sendo usadas a longo fazem-te depender do jogo do adversário. Como consegues garantir o combate a curto devias meter-te mais nele. Depois de um combate é quase obrigatório usares taste of vitae, se puderes arranja mais (por vezes só te safas no ebay com isso, ou comprando decks que tragam).

Outras cartas que convinha arranjares seriam Immortal Grapples e Torn signposts, que nesse deck ficam a matar.

Os incresead strenght são bons, mas implicam strikes de potence. Se os conseguires substituir por Carrion Crows, dás na pratica os 2 danos extra de qualquer forma, e de forma alternativa, logo mais eficaz. Eu ia mais por esse caminho.

Pushing de limits é um desperdicio de sangue normalmente quando não fazes muita recuperação do mesmo. O Undead Strenght pode ser a alternativa viavel, mesmo que signifique que fiques com muitas repetições dele. Também não sou grande adepto do mighty grapple, mas visto ser de borla e dar press, coisa que não tens muitas, é uma forma de jogar.

Quanto a masters podias arranjar uns goodies bem interesantes para isso:

- The Rack (ganhas 2 sangue num vampiro por turno, e não queimas pool a meter. Pode ser gamado, mas se tiveres um minimo de intercept é a melhor solução)

Name: Rack, The

[Jyhad:U, VTES:U, CE:U]
Cardtype: Master
Master: unique location.
When this card is brought into play or the controller of this card changes, the controller chooses a ready vampire he or she controls. During the controller's untap phase, the chosen vampire gains 2 blood from the blood bank. A vampire controlled by another Methuselah can steal this location for his or her controller as a (D) action.
Artist: Quinton Hoover, Steve Prescott


- Powerbase Montreal (mais uma vez, pode ser gamado, logo só se tiveres intercept)

Name: Powerbase: Montreal

[SW:R]
Cardtype: Master
Master: Unique Location.
During your influence phase, you may move one blood from the blood bank to a vampire in your uncontrolled region. Any vampire may steal this location for his or her controller as a (D) action.
Artist: Patrick Lambert


- Pentex Loves you (permite aumentar o bleed a um vampiro sabbat por turno)

Name: Pentex(TM) Loves You!

[Sabbat:U, SW:U/PT]
Cardtype: Master
Cost: 2 pool
Master: unique location.
You may tap this card this card and choose a Sabbat vampire. Once during the current action, the chosen vampire may burn 1 blood to get +1 bleed.
Artist: Michael Weaver


- Bloodools (mais umas 3 a 4)
- Haven Uncovered (a melhor maneira de entrar em combate, e repetidamente, metia 2 a 3)

Name: Haven Uncovered

[Jyhad:C, VTES:C, SW:PB2, FN:PG2, CE:C/PB2, Anarchs:PAG/PG, KMW:PAn3]
Cardtype: Master
Master.
Put this card on a ready vampire. Any minion not controlled by that vampire's controller may enter combat with that vampire as a +1 stealth (D) action. That vampire can burn this card as a +1 stealth (D) action.
Artist: Pete Venters


- Fame (a maneira dos decks de combate fazerem mossa na pool do adversario)

Name: Fame

[Jyhad:U, VTES:U, SW:PB, CE:PB, Anarchs:PG, BH:PN2, KMW:PAl]
Cardtype: Master
Unique master.
Put this card on a ready vampire. If this vampire goes into torpor, his or her controller burns 3 pool. Each Methuselah burns 1 pool during his or her untap phase if this vampire is in torpor.
Artist: Kaja Foglio

E verifica com a tua cripta se precisas das master disciplines, se não precisares tira-as.

As acções para mim eram um bocado alteradas também. Pessoalmente não gosto do Ambush, e para entrar em combate tens o Harrass e o Bum's Rush (estes dois tem toda a gente a rodos, arranjas na boa), fora os Haven que referi em cima. O Rumbble se tiveres a jogar com Sabbat é ainda melhor, mas é uma comum que só saiu nesta ultima edição, logo pode ser lixado para arranjar.

Metia também uns army of rats, só para ajudar a ganhar o jogo:

Name: Army of Rats

[Jyhad:C, VTES:C, SW:PT, FN:PR, CE:C/PN, Anarchs:PAG/PG, LoB:PA2]
Cardtype: Action
Discipline: Animalism
+1 stealth action.
[ani] Put this card in play. During your untap phase, your prey burns 1 pool. You may only burn 1 pool each turn with Army of Rats cards. Any minion can burn the Army of Rats as a (D) action.
Artist: Daniel Gelon

Era uma maneira facil de chateares a tua presa.

A cripta convem ser mais pequena em termos de capacidade, para poderes levantar sempre 3 vampiros sem te ralares com a tua pool. Eu ia na onda de vampiros apenas com potence e animalismo (se for preciso até potence a superior e animalismo a inferior de 4 a 5 de capacidade era o ideal), para fazeres mais estrago. E visto como não prevines dano, era maneira de eles serem mais facilmente dispensaveis.


Bem, e desculpa pelo tamanho do post, que ficou maior do que eu pensava xD