Fim-de-semana passado tive a oportunidade de experimentar 3 jogos novos, sexta Dogs In The Vineyard, sábado PTA e Capes! Infelizmente apenas tive tempo para ver o suficiente de cada um para saber que quero experimentar mais vezes.
Dogs In The Vineyard
Interpretanto uma índia tímida que se tenta afirmar numa sociedade diferente da sua e constantemente atormentada pela necessidade de impressionar o seu educador (digam-se só se é assim que se escreve: Steward), apenas tive tempo para explorar minimamente o sistema de resolução de conflitos hehe.
Pareceu-me importante aquela gestão de sucessos e traits para maximizar a probabilidade de vencer o conflito (o que me parece ser uma cena horrível de se dizer de um jogo Nar). Ainda pude explorar conflitos interessantes, logo no início, convencer uma jovem pecadora a renunciar o caminho do mal e fazê-lo de maneira a impressionar o meu Steward, limpando assim o seu nome e a tentativa de desistir durante o treino de Dog. Durante o tempo da história foi vergar um Steward perante a minha presença e fazê-lo pedir perdão pela sua incompetência (isto foi para um confronto interessante para o meu personagem porque vai directamente ao seu desejo de ser um Dog respeitado pelo outros independentemente da sua origem), o sucesso deste conflito foi imediatamente ofuscado pelos maléficos jrmariano e ricmadeira que me humilharam perante o NPC tentando demonstrar que percebem mais de o que é ser Dog do que eu hehe.
No fim fiquei com a ideia que é preciso uma grande cabeça para gestão de recursos para ganhar os conflitos, o que me faz querer explorar este jogo com mais profundidade para perceber de outros ângulos, especialmente deste "Thematic Information - Context As Meaning" cuja ideia ainda me faz coçar. De qualquer maneira fica a ideia que a agenda Sim é brutalmente espancada com gigantes arbustos de madeira e não vale a pena levá-la para a mesa hehe.
PTA
Começamos a discutir as personagens e setting da nova série de PTA, Panteão. Gostava que tivéssemos tido tempo para correr ainda o episódio piloto, depois de todos os tópicos que o ricmadeira plantou por este portal fora sobre o jogo, fiquei com muita curiosidade em o experimentar. Ainda não consigo visualizar bem como é que é um episódio deve correr, como é que os personagens interagem dentro da série e essa coisas todas mais práticas, mas espero que daqui a 13 dias tenha todas essas dúvidas esclarecidas hehe.
Capes!
Gostei imenso da dinâmica deste jogo e da participação de todos os jogadores. Gostei particularmente de ter acabado a sessão com 3 personagens na mão, Overlord Of Mighty Power (um robot neurótico com problemas de afirmação), Overlord Of Mighty Evil (pai do anterior) e Emulator (um heroí mimic), confesso que no meio disto tudo o meu heroí inicial perdeu um bocado do seu apelo inicial e deixei-o de lado.
Contudo achei um bocado confuso a sequência das cenas, a determinada altura não sabia muito bem o que estava a fazer e como acções anteriores tinham sido resolvidas, mas lá para o fim comecei a percebe isto melhor, espero que o livro de regras gamado ao ricmadeira me ajude a perceber melhor o funcionamento da coisa hehe.
No geral foram boas experiências que gostava de voltar a repetir, quanto mais não seja para perceber melhor os jogos envolvidos.