1 Não é um jogo, é um sistema - 18xx é um conjunto de jogos, não um jogo único. São todos jogos pesados de zero sorte que se referem à desenfreada expansão ferroviária do séc.XIX pelo
mundo todo. É um sistema que se baseia em duas frentes: a construção de vias através de tile-laying, para aumentar a receita das companhias, e a manutenção do portfólio de acções que
compramos nas empresas. Alguns dos títulos concentram-se mais numa vertente, outros na outra. Nos jogos, os jogadores desempenham o papel de investidores comprando e vendendo
acções nas empresas, apostando em comboios progressivamente mais tecnologicamente desenvolvidos, construindo linha, desenvolvendo estações.
2 Bem vindos ao mundo encantado dos comboios - Existem dezenas de títulos no sistema 18xx. Entrar neste comboio é descobrir todo um universo de pequenas variantes e modificações
ao sistema que alteram o jogo profundamente, que pretendem manipular economias de formas diversas, etc. Contudo, a informação referente a estes jogos raramente sai dos fóruns que lhes
são dedicados. É preciso vasculhar, mas quando se encontra o grupo certo, a comunidade tende a ser bastante unida e familiar.
3 O pézinho na piscina - Existem alguns jogos considerados como entradas no género. Um deles é o 1846 - Race to The Midwest. Este é o mais indicado para quem vem dos Euros pesados.
A interacção entre jogadores define-se mais pelos seus motores e posicionamento no mapa. Contudo, será preciso alguma ginástica mental para nos adaptarmos ao passo seguinte.
No outro lado têm o filhote adoptado do 1830, o 1889 - History of Shikoku Railways. Este é mais interessante ao nível do mercado de acções mas também muito mais cruel. A interacção
é bruta e dura, e prepara os jogadores melhor para o que é o faroeste do mundo 18xx.
4 Sangue e Ferro - Este jogo não é para os fracos do coração. É sujo e violento, tal como a ferrovia nos 1800s. É possível, através de uma ou duas más escolhas, ficar de fora do jogo durante
uma boa porção do tempo. A minha última jogatana de 1889, jogámos 3 horas no geral mas eu estive inactivo durante 1h40 -_-" não quer dizer que o jogo acabe para essa pessoa, mas
temos de estar preparados para o doce abraço do abismo se não formos capazes de estar à altura dos nossos adversários. Às vezes custa...
5 Um pouco de História. Estes jogos são baseados em factos verídicos. As companhias retratadas neles existiram e operaram (por vezes de formas menos éticas) para se se estabelecerem
no mundo da infraestrutura férrea. Tem pequenas pérolas históricas que acabam por se tornar um "What If" da economia pós-Revolução Industrial. Para quem não sabe, os nomes dos
jogos neste nicho normalmente identificam o ano em que a ferrovia foi iniciada na região explorada no jogo, e.g: 1830 ou 1846, ou a região, e.g: 18CZ (Czech Republic) ou 18EU (Europa)
6 Estratégia, estratégia, estratégia. A minha coisa preferida deste jogo é que a estratégia tem de ser delineada desde o princípio e deve ser seguida ou corre o risco de ser um esforço em vão.
Contudo, estão todos os jogadores a fazer o mesmo, claro. O que significa que a flexibilidade é rainha nestes jogos. Se formos apenas reagindo ao que acontece no jogo, é receita para
desastre, mas se ignorarmos o que os outros jogadores e os seus afazeres, corremos o risco de ser levados `bancarrota mais cedo do que pensávamos ser possível. Interacção do mais
alto calibre!
7 Somos todos contabilistas ferroviários. Estes jogos requerem quantidades de aritmética que talvez não seja do agrado de todos. Os comboios correm várias cidades que são somadas
para fazer receita, e depois têm a oportunidade de pagar dividendos, dividindo essa receita pelos portadores das acções relevantes nas respectivas companhias. Para dar uma noção da coisa
a maior parte dos jogadores utiliza um ficheiro de Excel para fazer os cálculos automáticamente, e realmente isso tira pelo menos uma hora ao tempo de jogo. Se um pouco de contabilística
não vos assusta, já está meia batalha ganha.
8 Falência financeira e emocional. Como mencionei no ponto 4, a possibilidade de falência é bem real. Uma jogada clássica em 18xx é construir uma empresa ao ponto de ser muito atraente
para outros investidores, esmifrá-la de dinheiro, vender os seus comboios a outra empresa nossa, e por fim vender todas as nossas acções nessa empresa, baixando a sua cotação no mercado
e passando o controlo e responsabilidades desta empresa falida para quem for agora o sócio maioritário. Sofrer esta jogada é absolutamente devastador psicológicamente. Essa pessoa fica
obrigada a recuperar o funcionamento da empresa a partir do seu próprio dinheiro, deixando o jogador muitas vezes falido. No entanto, fazer esta jogada a outros é MUAHAHAHAH!!!!
9 Escassez e o Futuro. Uma cena que é importante mencionar, é o quão raros estes jogos são. Que eu saiba, existem 3 ou 4 títulos que foram comercializados em massa: 1846, 1830,
1844/1854. Mais recentemente começaram a dar sinais de vida no Kickstarter - 18Lilliput (para iniciados) e o 18CZ (para iniciados + ), e com campanhas a decorrer no momento em que
escrevo isto, temos o 18Chesapeake (para iniciados - ), e o 1824 (para veteranos). Fora estes, a grande maior parte dos títulos são print on demand de uma das 3 empresas que o fazem:
a Deep Thought Games, a Golden Spike Games, e a All Aboard Games. Esta escassez leva a que o preço de um 18xx menos mainstream passe dos €100 muito facilmente. No entanto
como já referi, parece que o Kickstarter e um novo interesse no nicho está a despoletar uma pequena vaga de disponibilidade de alguns títulos. Quem sabe ainda veremos mais jogos destes
nas nossas FLGS em breve.
10 Só para rijos. Só para resumir: os livros de regras são densos, a duração dos jogos é longa, a interacção é cruel, o preço é alto, a disponibilidade é baixa, a qualidade dos materiais é fraca,
a informação é obscura, os jogadores sãos raros. Então porquê subir a bordo? Para mim, estes jogos simbolizam tudo o que quero num jogo de tabuleiro. Não só sentir o controlo da minha
estratégia mas também identificar a razão pela qual falhou, quando falha. Jogos intensos de confronto directo em várias frentes, a puxar pelo cérebro até fazer fumo. Especialmente porque sei
que quando sinto que um 18xx já estiver a dar as últimas, há uns quantos já na calha para impedir a ressaca.
Choo choo, motherfuckers.

Boas jogatanas e até à próxima!