10 Days in Europe


Sinopse:

Em 10 dias pela Europa, os jogadores utilizam fichas com o nome de países europeus e de transporte (barcos e aviões) para criar um itinerário no continente europeu. O vencedor será o primeiro a completar uma viagem de 10 dias ligando uma sequência válida de países.

Como se joga:

⇒ Setup

No início coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e cada jogador recebe dois expositores para cartas, um com os número de 1 a 5 e outro com os números de 6 a 10.

Baralham-se todas as fichas de país e transporte com a face oculta. Cada jogador escolhe aleatoriamente uma ficha do centro da mesa e coloca-a no seu expositor, procedendo da mesma forma até ter 10 fichas, uma em cada número.

Depois de colocadas no expositor, as fichas não podem mais ser mudadas de posição!

Ao lado do tabuleiro coloca-se o porta cartas de quatro compartimentos. As fichas são todas colocadas, com a face oculta, num desses quatro espaços, formando um baralho de reserva; enquanto que, em cada um dos outros três, se coloca uma carta do topo do baralho de reserva com a face visível. Estes são os três montes de descarte.

Escolhe-se um jogador para começar e estamos prontos para começar!

 

⇒ Desenvolvimento

Os jogadores jogam por ordem de turno e no sentido dos ponteiros do relógio.

O turno de um jogador é composto pelas seguintes fases:

  1. Tirar uma ficha
  2. Substituir uma ficha
  1. Tirar uma ficha: os jogadores têm sempre de tirar uma carta do porta cartas. Podem escolher tirar uma das três cartas visíveis (cidade/transporte); ou uma oculta do topo do baralho de reserva.
  2. Substituir uma ficha: depois de tirar uma ficha, o jogador vai trocá-la por uma do seu suporte para cartas. A carta que retirar do seu porta cartas é colocada com a face visível num dos três compartimentos de descarte. A escolha do compartimento é livre, exceto quando se retira a última ficha de uma pilha de descarte, nesse caso particular, a ficha que se descarta terá de ir obrigatoriamente para o compartimento que não tem cartas.

Não há restrições nenhumas na fichas que se colocam no expositor. Uma viagem considera-se completa quando, começando no dia 1, cada dia está conectado com o seguinte. Há alguns aspetos a considerar:

  • As viagens completas devem começar e acabar com uma ficha de país;
  • Há 6 países com duas fichas cada um que estão marcados com (*). É permitido colocar dois país iguais na mesma viagem desde que não estejam uma ao lado da outra;
  • Não é obrigatório usar barcos nem aviões para realizar uma viagem completa;
  • Barcos e aviões ao lado uns dos outros não formam uma conexão válida.

As conexões válidas são feitas :

  • A pé: quando se ligam dois países vizinhos ou que estejam ligados por tracejado vermelho;
  • Por barco: podem ligar-se países por barco se esses dois países partilharem o mesmo mar, essa conexão é válida se a ficha de barco com o nome do mar estiver colocada entre os dois país que partilham o respetivo mar.
  • Por avião: podem usar-se para ir de um país para outro desde que sejam da mesma cor desse avião, ou seja, quando uma carta de avião está entre dois países com a mesma cor desse avião, as três cartas são consideradas conectadas.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina no final do turno do jogador que conseguir ligar corretamente as suas 10 cartas nos 10 dias de viagem, ganhando assim a partida.

Avaliação:

10 dias pela Europa é daqueles jogos que nunca defraudam, permite desfrutar dele com qualquer tipo pessoa, desde mais novos até mais velhos, com mais ou menos experiência com jogos de tabuleiro.

É rápido de explicar, em 5 minutos estamos prontos para jogar, ao mesmo tempo que é divertido e desafiador.

Um dos aspetos mais interessantes deste jogo é a sua vertente educativa, com ele é possível aprender ou recordar a forma e disposição dos diversos países que compõe o mapa europeu, daí que o ache muito apropriado para introduzir estas noções básicas de geografia aos mais novos e a todos os que se interessam pela disciplina.

A qualidade de produção é muito boa, as cartas são mais cartões feito com um cartão muito grosso, os suportes para cartas estão também muito bem desenhados e são muito práticos. Neste aspeto apenas acho que o menos prático é dispensador de cartas que não parece bem concebido para receber todas as cartas no início do jogo em que elas se concentram sobretudo num dos espaços.

Em resumo, 10 dias pela Europa é um jogo familiar muito bem concebido, que proporciona um bom bocado entre amigos ou juntando os diferentes elementos da família, propiciando o convívio intergeracional e desfrutando de uma oportunidade para aprender mais sobre o continente Europeu!