Já decorreram alguns dias desde a última entrada deste blogue. Já tive tempo de ler o manual e fazer a primeira sessão. Eis algumas das minhas impressões e as dos jogadores.
O manual é bastante grande - 384 páginas cheio até ao tutano com toda a informação necessária para simular wuxia. Contém também o setting e os seus plot points. As regras básicas são simples mas os jogadores sugeriram que talvez fosse melhor copiarem para uma folha as técnicas de kung fu a que têm acesso para evitar folhear o manual durante a sessão. Foi uma boa ideia que vamos experimentar durante a próxima sessão.
Outro ponto bastante óbvio é que o autor pressupõe que os jogadores lêem TODO o manual. Uma vez que este não contém segredos (quem os cria é o GM), este pressuposto serve para que os jogadores saibam bem as regras com que se regem. Quanto mais as souberem, menos o GM tem que confirmar determinadas situações. Os plot points, por exemplo, devem considerados com antecedência durante a campanha e não cabe ao GM chamar a atenção para este ou aquele plot point, mas sim ao jogador ir seleccionando (se assim o quiser) consoante o sabor da campanha.
O facto dos jogadores e eu ainda não estarmos familiarizados com as regras causou uma certa lentidão durante o combate, mas foi suficientemente bom para os incentivar os jogadores a querer mais. Com a experiência iremos tornando os combates mais fluidos.
Até agora os jogadores pronunciaram-se a favor das personagens pré-criadas e penso que as irão usar quando começarmos a campanha a sério. Lembrem-se que a aventura Um Começo Auspicioso é apenas uma one-shot usada para determinar se gostávamos do sistema e setting. Tornou-se claro que sim, pelo que agora terei que começar a pensar na campanha, dita a sério. Para isso tenho que saber as personagens que vamos usar. O Vitor e a Cláudia deverão ficar com Liang Shui e Xiao-Li Pai. O Zé ainda não sei mas demonstrou interesse em fazer um Daoista para poder usar as Artes Secretas (influenciar paixões, criar maldições, artes divinatórias, etc.)
O que me traz ao ponto seguinte: de todas as secções, a mais ambígua é, sem dúvida, as artes secretas e aquela que mais poder dá aos jogadores em termos de influência. Com essas artes as personagens podem não só aplicar Medicina mas também influenciar paixões e emoções, profetizar acontecimentos e criar ou apaziguar maldições. A ver vamos como se comportam até porque agora só usámos as partes mais básicas do sistema.
Agora segue-se a segunda sessão e alguns filmes wuxia para abrir o apetite. O Zé emprestou-me alguns filmes e consegui arranjar outros. Logo vos direi o que acho.