12º Encontro Mensal de Roleplayers de Lisboa

[quote=jrmariano]Foram cerca de 16-18 pessoas[/quote]

Por acaso tenho ideia do Diogo ter contado mais pessoas... talvez até 20.

A Susana diz que gostou bastante de jogar Númis convosco, apesar de concordar com a tua apreciação, João. :)

Realmente, cada vez que eu olhava para vossa mesa, vocês pareciam bastante divertidos.
E a iluminação também estava com um carácter bastante simpático.

...ou então era simplesmente a maneira como iluminava o sorriso da Susana que me deixava deslumbrado. O Amor tem destas coisas, caraças... não é fácil. :P

De resto, gostaria de ouvir mais opiniões de quem participou, se gostou do que viu e/ou jogou e tudo o resto. Estejam à vontade para, quando vos apetecer, deixar feedback e contarem como foi nas vossas mesas e tal e coiso e cenas. :)

Estou a aproveitar ter um tempinho para me alongar nos posts e escrever mais cenas que me vão na alma.

Queria falar nomeadamente sobre um tópico que tenho sentido e tenho opinado mas não sei bem como ajudar a resolver.

Tenho sentido que, à medida que os encontros crescem e temos cada vez mais participantes, também se tem tornado mais difícil de termos toda a gente a jogar, ou seja, ter jogos e mestres de jogo preparados para toda a gente que aparecer, e já em vários encontros chegámos ao limite (ou ultrapassámo-lo) de jogadores que cabiam nas mesas de jogo. Neste último encontro, por exemplo, uma ou duas pessoas, pelo menos, ficaram de fora. :(

E os encontros têm tido uma média de mais ou menos 16-18 participantes mas há muitos mais participantes regulares que vêm mais intermitentemente, portanto o número de role-players que vêm aos encontros acho que será muito maior.

Creio também que a dificuldade em ter sempre vaga para todos não tenha a ver com o número de jogos que cada mestre de jogo tem preparado. Eu tenho levado sempre os mesmos jogos do costume (que, se não fosse o fluxo regular de novos jogadores, acho que já toda a gente teria experimentado! -- mas no worries, tenho outros na calha, a médio prazo), mas pelo que já percebi, tanto o Diogo como o João têm vários na "caixa de ferramentas". (E tirando o Diogo e o João, também mais malta tem vindo a trazer jogos para correr -- como o António, o Chris, o Sérgio, o Nuno Strilar, e mais -- que é uma cena muito fixe e cujo contributo todos agradecemos!)

A questão é que, mesmo que um mestre de jogo tenha 2 ou 3 ou 4 jogos preparados, quase de certeza que só consegue estar numa mesa de cada vez, portanto é como se só tivesse 1. :)

Enfim, lanço esta questão porque gostava de ver mais malta a trazer jogos que gostem para correr e assim conseguirmos ter mais escolha e mais gente a jogar, e também experimentarmos maneiras diferentes de jogar, já que cada mestre de jogo incute um carácter diferente ao jogo que dinamiza.

É claro que muita gente prefere jogar a mestrar um jogo, e não se pode obrigar ninguém a preparar ou a correr/explicar um jogo, né verdade? ;) :P

Mas fica a proposta! :D Experimentem trazer qualquer coisa que vos agrade e que gostassem de explicar/correr/mestrar. Tanto quanto posso dizer pelo meu reduzido historial na matéria, é uma experiência óptima, bastante enriquecedora e muito emocionante, reunir o pessoal à volta de uma mesa e fazer andar o ânimo e a imaginação colectiva para criar um mundo e um encadear de situações imaginárias e divertidas.

E há muita coisa muito fácil de correr que não precisa praticamente de preparação prévia nenhuma; eu falo sempre dos Ladys Blackbirds e suas variantes porque é os que conheço, mas há outros. O Lady Blackbird tem as regras em meia página, a premissa da história noutra página, umas dicas em mais meia página, uns exemplos e ideias para o GM noutra meia página, e cada personagem em mais outra meia página. E depois, tudo o resto é improvisado pelo mestre de jogo mas também buscando e potencializando as ideias dos jogadores. Portanto é um exemplo dum jogo (como outros que há) que praticamente não precisa de preparação, na minha opinião.

E há por aí também muitos jogos (incluindo grátis) que não têm mestre de jogo e em que todos participam com igual protagonismo narrativo, portanto não fica o mestre-de-jogo com o peso todo de fazer o jogo andar.

Há aqui um post algures num thread anterior deste grupo em que referíamos umas listas no RPGgeek.com com nomes de RPGs grátis e/ou bons para one-shots e coisas assim, e portanto, numa boa parte dos casos, jogos bastante simples.

Eis o link para esse thread, que contem várias listas apetecíveis de jogos a experimentar.

Também no site Story Games se podem encontrar referências a vários jogos interessantes. Ver aqui a lista por título e aqui a lista por categoria.

E claro, não esquecer também os vários role-playing games de autoria portuguesa e brasileira que têm surgido, nomeadamente através do desafio que foi lançado no RPGénesis 2011.

Enfim, era um bocado isto que queria dizer. Não sei se me estou a esquecer de alguma coisa importante, mas agradeço-vos por lerem este post meio de desabafo meio de lançamento de debate e troca de ideias. ;) Digam o que vos vai na alma também. :)

Desculpem o excesso de informação. :/

Abraços e obrigado a todos!

Henrique

Isto hoje tá difícil de me calar...

Gostaria só de relembrar a malta que o Grupo de Roleplayers de Lisboa tem também um grupo no Facebook que tem estado aliás bastante activo e que, claro está, sendo outra plataforma, permite outros tipos de comunicação.
De certa forma acho que é uma porreirice haver mais do que uma escolha haver mais do que um sítio por onde o grupo possa comunicar, portanto, para quem usar o Facebook, se vos apetecer, dêm por lá uma passagem:

https://www.facebook.com/groups/gruporoleplayerslx/

E o Grupo também tem uma conta no Google+ no seguinte link:

https://plus.google.com/115949955971658283107/posts

Ainda na onda da divulgação de comunidades, eis mais dois grupos no Facebook de Roleplaying Games em Portugal.

Roleplaying Games (RPG) - Portugal

https://www.facebook.com/groups/42440910878/

Dungeons & Dragons - Portugal

https://www.facebook.com/groups/220410168038798/

Ainda bem que houve divertimento :D

Tive pena de ter-me vindo embora, mas infelizmente o ambiente estava demasiado opressivo a nivel do tabaco... e eu até nem costumo ser muito intolerante.

Ois, segundo as minhas contas tivemos, no pico, 22 pessoas, o que é muito fixe, mas sim, começa a pedir que apareçam mais GMs com mais jogos :)

Infelizmente não deu para acabar a mesa de Blackbird, mas ficou combinado continuar a sessão via facebook/skype/mail, o que me lembra Henrique, vou ter que te cravar as folhas de personagem que usámos, estão lá anotados os XPs dos personagens.

Só queria também deixar uma nota que em conversas posteriores me parece importante, o piso de cima do Al Café, também dá para utilizar, não é só a cave. Parece-me importante mencionar isto porque no piso de cima não se fuma e sempre tem um bocadinho mais de luz (a luz no piso de baixo é outro tema que vou tentar resolver no próximo encontro).

22 é excelente, até porque há vários adeptos que não puderam ir, eu incluído. Isto aponta para uma população flutuante dumas 30 almas, das quais haverá nos encontros umas 20 em cada mês. Exigem-se assim 4 MdJs.

Vai sair proximamente a nova edição do Pavis de Glorantha. Estou muito tentado a comprar a mesma e se isso suceder, suspeito que poderei iniciar uma campanha. Assim que decidir quanto ao sistema de jogo! (O qual será provavelmente um cruzamento de HQ, OW e BRP/RQ/OQ...)

Se for para a frente e se puser ordem na casa, é possível que opte por um formato quinzenal, mas cada coisa a seu tempo.

Não levava nada preparado mas podia ter corrido um dos Blackbird... se não tivesse que me retirar pelo excesso de tabaco...

Já à algum tempo que ando para preparar uma coisa... mas o tempo não tem abundado...

Pode ser que o proximo encontro seja num abiente mais smoke-free (para mim não tem de ser isento de fumo... apenas num local onde haja extracção do mesmo em condições... e piso de cima do alcafé, onde estive ainda um bocado, não me parece ser alternativa devido ao seu diminuto espaço)

Impelido pelo Rui Anselmo comecei a fazer uma espécie de relato do como correu lá no Facebook. Se quiserem dar uma vista de olhos nas minhas palavras e nalgumas imagens que um amigo meu tirou estejam à vontade: https://www.facebook.com/joao.mariano3/posts/10150663100442323


This content is currently unavailable

The page you requested cannot be displayed right now. It may be temporarily unavailable, the link you clicked on may have expired, or you may not have permission to view this page.

Ok. Experimenta agora. :slight_smile: