124º Mensal dos Boardgamers de Lisboa - Janeiro 2017

[quote=PhiberOptik]acho que o "verdadeiro" Deck Building começa com o level up das personagens.[/quote]

Já sabia que ias entrar por ai. wink Não é preciso ser um "master de deckbuilding" para ver que se não tens hipóteses de jogar o jogo sem ser com os pré-construidos, que não tens deckbuilding à partida. Mas para tentar dar-te resposta e não fazer este post "longo"… no final da 1ª quest, eu e o meu colega, ganhamos 5XPs, o que nos permitiu mudar 2 cartas no deck da 1ª para a 2ª aventura, assumindo que na 2ª aventura ganhas outros 5XPs e mudas +2 cartas e que a história acaba na 3ª aventura (em Dunwich começas com um personagem novo a lvl0), Achas que pagar 35€ por um core set, mudar 4 cartas que apenas vão ser relevantes em 2 jogos (2ª e 3ª aventura) que é um "verdadeiro deckbuilding"? Até no Dominion fazes mais "escolhas". Eu tambem gosto bastante da ideia do "level up" dos personagens e é isso que me vai fazer comprar o jogo, mas a nivel de Core Set acho que o AH peca em muitos aspectos.

Agora é que me apanhaste desprevenido…
Não fazia ideia de que tinhas que começar com uma personagem LVL 0 em dunwich… Tens a certeza disso? É que para os packs de cenários (que não penso adquirir) pagas XP para o iniciarem com as personagens que têm…
Ou então tb posso ter percebido mal.

Sim, Dunwich é o inicio de uma nova campanha, a expansão deluxe tem apenas 2 aventuras (ao contrário das 3 habituais do LOTR cheeky), e começam todos com personagens lvl0. a Campanha será no total 8 aventuras (as 2 de Dunwich, mais as 6 expansões do 1º ciclo).

Portanto para se jogar uma campanha "a sério" e teres o tal level up continuo dos personagens, precisas de 7 expansões (cerca de 25€ + 6x15€ + Core Set 35€ = 150€) e esperar pelo menos uns 6 meses para teres uma "experiencia completa" daquilo que o AH parece oferecer. No final do 1º ciclo de 6 expansões já vou concordar contigo em relação a teres alguma flexibilidade em termos de deckbuilding.

Os packs de cenários é uma coisa à parte pois podem ser jogados no meio de qualquer campanha, por isso é que tens que pagar XPs para os jogar, visto que no fim desses cenários ganhas sempre mais XPs e outras recompensas (ou traumas! evilgrin). Os Stand-alone cenários até parecem giros em termos de história, originalidade e desafio, mas não sei até que ponto os iria jogar a "meio" de uma campanha, porque iam estragar a história/imersão que é o ponto mais forte do jogo. ("Ok malta, vamos fazer uma pausa aqui na nossa investigação na universidade e dar um pulinho até Veneza e depois regressamos cá e continuamos a nossa investigação onde tinhamos parado")

Atenção que podem levar os investigatores que usuram no core para dunwich, essa hipotese está indicada nas regras… Mas… E é um enorme mas, eles vão como estão, ou seja dano permanente acumulado continua…

Posso vos dizer que a Rosa (Wendy) quer continuar mas sei que o meu Roland só por milagre não irá rapidamente para um hospicio… E isto sem spoilers…

Obrigado :stuck_out_tongue_winking_eye: O jogo merece!

O Nuno tem razão em grande parte daquilo que refere, exceptuando o facto corrigido à posteriori no que respeita o facto de q se pode continuar com investigadores da campanha anterior, embora com os efeitos nefastos que possam ter ocorrido!

Nota-se realmente que o teu background do LotR LCG é análise “matemática” do formato deck building é elevado :wink:

No entanto, para mim, o facto deste ser “ligeiro” neste jogo é um bônus, no LotR Lcg a formação de um baralho adequado a certo cenário é uma tarefa demasiado complicada hoje em dia! O AH aposta assim numa abordagem mais “história imersiva” e de “upgrade faseado” a torna na minha opinião o jogo mais acessível, rápido e com grande retorno à nível de satisfação! É quase um “mini Eldritch Horror”!

Mas só com o tempo é q veremos o que este jogo se tornará realmente! :wink:

https://boardgamegeek.com/boardgame/192656/nightmarium

Na 6ª Feira, entre muitos mais, jogaram-se:

• Alquimistas, Game of Thrones, Mesopotamia, Race to the Rhine e Hot Tin Roof

… o que foi jogado no sábado.

Alguém anotou o que foi jogado na sexta?

Se faltar alguma coisa é só apitar!

… o boardgame ou o cardgame?

GoT foi o boardgame.

Havia um quadro com anotações dos jogos de 6ª F, além dos que referi estavam lá mais meia dúzia…

… e alguém tirou a foto ao quadro??

Pelo que me apercebi quando cheguei já havia malta a jogar um Smash Up, logo serão dois, de resto com o Ticket To Ride Europe a mesma coisa.

… gracias!