"Senhoras e senhores, os vossos aplausos para o apresentador desta noite de Postas e Apostas!"
Esta poderia ser a frase de introdução num concurso de televisão, certo? E o Wits & Wagers ("Postas e Apostas" parece-me a tradução mais engraçada que encontro!) que pude estrear na sessão semanal dava um muito interessante...
Para quem não conhece, o funcionamento é muito simples:
- É feita uma pergunta que tem uma resposta numérica.
- Os vários jogadores ou equipas têm 30 segundos para escrever a sua resposta num quadro.
- As respostas são colocadas num pano verde por ordem crescente, sendo que o valor mediano respondido fica no espaço central que paga 2 para 1, o acima e abaixo em 3 para 1, etc...
- Os jogadores ou equipas têm mais 30 segundos para apostar nas respostas (duas no máximo) que lhes parecem mais próximas do valor correcto, sem o ultrapassar. Usam para isso fichas de 1 ponto com que começam ou então outras fichas que tenham ganho entretanto. Podem ainda apostar que todas as respostas são demasiado altas (paga 6 para 1 se for o caso).
- No final dos 30 segundos, a resposta mais próxima sem ultrapassar recebe 3 pontos. As apostas feitas nesta resposta pagam o valor correspondente à localização no pano.
- Ao fim de 7 perguntas ganha o jogador ou equipa com mais pontos.
E é isto! Muito simples. Muito divertido.
Joguei 4 partidas num instante nesta noite! Jogamos a seis e a sete e creio que foi sempre muito divertido para todos. A ideia que se possa ganhar um jogo de "Trivia" sem saber as respostas é brilhante. E mesmo que se saiba que alguém já conhece muitas das respostas (o que mata a maioria dos jogos de "trivia"), basta apostar nesse jogador. Mas ele também pode responder erradamente de propósito e apostar noutra que sabe ser a melhor... então há que seguir as apostas dele... Mas...
Pois é. Acaba por ter muito mais potencial do que parece à partida. Talvez o melhor party-game que tenho neste momento...
Depois joguei um 6 Nimmt! para arrumar a noite com algo levezinho para os dois novos visitantes que tivemos e que se iam embora daí a pouco, o Rui e a Isabel. Espero que apareçam mais vezes!
Ainda deu para depois fazer mais uma estreia, com o Dugy e a Cat Ballou. Jogamos um Ice Flow. Também aqui tive uma agradável surpresa. O jogo foi comprado a pensar em algo para jogar com as sobrinhas de vez em quando, mas revela-se bem mais profundo do que parece. Há momentos angustiantes de decisão e análise das possibilidades. Nunca diria que isto é um brain burner, mas houve momentos em que estava a dar um nó às ideias.
Jogaram-se mais coisas... Aton e Tichu, se bem me lembro. E ficou um épico à espera de acontecer... Cristy e Femme Fatale versus Cat Ballou e Zenaida em Tichu! ... Let's get ready to rrrrrrruuuuuummmmmbbble!
Infelizmente esta semana não vai poder ser porque eu e a Cat Ballou estaremos impossibilitados de aparecer na sessão semanal, mas para a semana, quem sabe...
Até breve!