141º Mensal dos Boardgamers de Lisboa - Junho 2018

O que é o Mensal dos Boardgamers de Lisboa?

É um evento realizado (habitualmente) na terceira sexta-feira de cada mês e no sábado seguinte, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de diversão e descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.

A quem se destina?
O evento é aberto ao público em geral, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Realiza-se onde e a que horas?
O local do evento é no Instituto Superior Técnico, Pavilhão de Civil, salas V1.24 e V1.25. Na sexta-feira o evento é entre as 18h e a 02h. No sábado o evento é entre as 15h e a 02h. Dentro destes horários podes aparecer quando quiseres, mesmo que seja apenas num dos dias.

Que jogos se jogam?
Estarão disponíveis jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples e divertidos, outros mais complexos e estratégicos, todos eles com os mais variados temas. Podes ver aqui o que temos andado a jogar ultimamente. Uma coisa é certa, o entretenimento é garantido pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada evento uma oportunidade de conheceres mais bons jogos.

Mas os jogos são de quem?
Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente pelos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no evento... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer.

E quais as possíveis utilizações desta página de Internet?
Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.

O que se jogou na 6ª feira?

<?php boardgamegeek_PrintPlaysTable('grupo_lisboa'); ?>

O que se jogou no sábado?

<?php boardgamegeek_PrintPlaysTable('grupo_lisboa',2018,6,16); ?>

 

Visita a nossa página oficial Subscreve a nossa newsletter
Segue-nos no Facebook Vê as nossas fotos
Junta-te ao nosso grupo de partilha de informação Vê os nossos vídeos

 

FECHADO
 
Leste o livro "Norte e Sul" de Elizabeth Gaskell ou viste a adaptação para televisão "North & South" da BBC?
Este jogo não é sobre o romance entre personagens com ideologias diferentes, nem sobre as greves dos trabalhadores que exigem mais segurança e melhor ordenado enquanto os barões do algodão se riem e dizem sabiamente, "não querem trabalhar? Contratamos outros." Nem é sobre as crianças serem uma mão de obra barata que não envelhece porque os pulmões enchem-se de algodão o que lhes dificulta a respiração, as condições não são as mais higiénicas, e os médicos não querem saber, porque os pobres não são gente.
Não.
Mas se leste, ou viste, esta história onde Margaret Hale e John Thornton se apaixonam loucamente, mas vivem em conflito (porque ela ajuda os pobres que ele "explora"), e pensaste "oh, amiga! O pobre é um recurso. Agora sai da frente que quero é saber como foi o negócio dos Thornton este trimestre." Então este jogo é para ti.
Vive a adrenalina de produzir bens como pão, roupa, talheres e até lamparinas. Sim, leste bem. Neste jogo podes produzir lamparinas.
Abre fábricas, despede pessoas porque as criações de Sir Richard Arkwright não se queixam e são mais baratas ao fim do mês, enche naves com os bens que produzes -- sim, incluindo lamparinas -- e faz uma porrada de dinheiro. (Aviso, o que durante a Revolução Industrial era uma porrada de dinheiro, actualmente só nos aparenta ser dinheiro do bom.)
Valoriza as acções da tua empresa e torna-te no mais rico da mesa!
Mas cuidado com as contas, porque este jogo inclui a característica mais desumana desta vida honesta. Sim. É possível precisares de fazer um empréstimo ao banco…
 

Arkwright

 
Data e hora: Sábado, às 15:30
 
Duração estimada: 4 horas
Explicação: 1 hora
 
Vagas: nenhuma
Jogadores:
- Tiago Rodrigues
- Dervich, verde
- Miguel74, vermelho
- MrSpiffyClean, azul
 
Cores disponíveis:
- azul
- verde
- amarelo
- vermelho
 
Explicação das regras, sessão completa e discussão pós-jogo: https://youtu.be/jlC06CO1s7Q
 
BGG: https://boardgamegeek.com/boardgame/154825
Vídeo temático: https://youtu.be/ssi6ZXrp2_s
 
Se a memória não me falhar, irei levar o cubo anti paralisia por análise. https://www.digitalgametechnology.com/index.php/products/clocks1/227-dgt-cube
 
Na minha experiência, a sessão pode estender-se muito além da duração estimada com facilidade. Pelo que aconselho aos interessados a não marcar sessões para a noite.
Se algum dos jogadores se sentir desconfortável com o uso do cubo, ele não será usado.

Boas Tiago.

Que grande introdução.
Estás melhor que o Richard Ham a transformar um monte de cubos, de linhas e colunas de números numa história interessante.

Só não me inscrevo porque ainda não sei se posso ir, isto, apesar deste ser o último jogo que tipicamente me interessaria. Gostei do documentário.

Abraço

Mas alguém aqui no grupo sofre de AP ?? 





Colocando assim a questão tão eloquentemente, convenceste-me a passar 6 horas trocando posições de cubos...


Isto apesar de dizeres que tens 3 lugares disponíveis para 4 cores possíveis...mas eu fico com o verde, porque é a cor das montanhas inglesas...


Vamos lá descobrir afinal como são esses " Satânicos moínhos escuros"....


Video inspirador: https://www.youtube.com/watch?v=MKRHWT6xdEU

O jogo. O jogo sofre de Síndrome de Paralisia por Análise.

O Futuro!

O raio de Luz da Humanidade. O tempo em que se espera que a Humanidade atinja o seu pleno potencial. A época ideal para mudar o Mundo para algo melhor. Pior que isto, não pode ficar!



A introdução de colónias mineiras em Marte atraiu um conjunto de "indesejáveis", que tomou de assalto a vida do dia-a-dia das colónias. Três Grandes Facções controlam todos os aspectos da vida da colónia, mantendo os habitantes dóceis através de drogas sintéticas, e os governantes controlados através de "informação" sobre os mesmos. Quando tudo o resto falha, sobra sempre a força das armas.



A Colónia Mineira de Ares-3 é o local ideal para mudar o Mundo… ou começar um novo.



Sedento de poder, e com a comprovação de que o crime compensa, diriges-te para Marte, esperando conseguir arranjar contactos locais, que te permitam iniciar uma subida de poder em alguma das Três Grandes Organizações que controlam a colónia. Ou mesmo em todas. Ou mesmo criar uma nova Organização, melhor e mais poderosa, com capacidade para mudar o Mundo e ter lucro no processo. Porque não? Um homem pode sonhar!



Chegas clandestino num contentor de mercadorias, apenas com uma mala de dinheiro. Respiras fundo e absorves os cheiros que te rodeiam. Misturado entre os cheiros a esgotos e a putrefacção, está o cheiro do sucesso. Vais precisar de ARMAS, e de MÚSCULO local para te ajudar. Convém entrar nos negócios lucrativos. Deves procurar os contactos que te levem ao COMPOSTO, a última novidade em termos de drogas sintéticas. Se conseguires INFORMAÇÃO para troca, terás as costas largas. Só vais precisar de ter cuidado com a concorrência. E com os Cães de Guarda.



Na Terra são chamados de Porcos. Em Marte, são conhecidos como Cães. É abatê-los como os cães que são!



Tudo tem um preço, só é preciso encontrar o preço certo. Melhor do que ser famoso, é ser Infame.







Infamy



Data: Sábado, 15 Junho, 15h30

# Jogadores: 3 ou 4

Duração: 120 a 150 minutos

Explicação: 15 a 20 minutos

Lugares disponíveis: +3

Players:

BlakenDorf





[youtube]w7e1lsg95YU[/youtube]

[youtube]6FxP-S18X1M[/youtube]


















O tema é quase tão interessante como o de produzir lamparinas cheeky



Argent: The Consortium (2nd Edition)

Data: Sábado, 15 Junho, 21h30
# Jogadores: 2 a 5
Duração: 45 minutos/jogador
Explicação: 20 a 25 minutos
Lugares disponíveis: +1
Players:
BlakenDorf
PedroV
João Lourenço
Miguel74

[youtube]reg0Yz36L1A[/youtube]
[youtube]Qymq6wbAQsI[/youtube]

Muito interessado. Conta comigo.

+1

Podes contar com mais um, eu fico com o vermelho

podes contar com mais um para o

Argent: The Consortium

Bem, isto é capaz de ser do meu agrado e interesse.



Teria todo o gosto em ficar com a cor azul (ou seja, a ultima restante). No entanto, gostava de saber a resposta do PedroV, já que ele demonstrou interesse antes.

Eu guardo-te ujm lugar no Argent se quiseres, mas tens noção que este jogo pode sobrepor-se ao outro e durar para além do expectavel? (pelo menos segundo o Tiago)

É possível que o jogo se estenda além do estimado.
 
No entanto, marquei-te logar na mesma.

Ricardo, o amarelo também não foi escolhido. (Eu fico com a sobra.) Marquei-te na mesma com o azul, mas se quiseres trocar, avisa.



E acho que o Pedro estava a brincar, isto não me parece ser jogo que lhe interesse. Mas se ele realmente quiser, entendam-se entre vós :wink:

Estou confiante o jogo se despache em menos de 6H com explicaçao, mas se não der podes dar o meu lugar a outra jogador.