146º Mensal dos Boardgamers de Lisboa - Novembro 2018

O que é o Mensal dos Boardgamers de Lisboa?

É um evento realizado (habitualmente) na terceira sexta-feira de cada mês e no sábado seguinte, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de diversão e descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.

A quem se destina?
O evento é aberto ao público em geral, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Realiza-se onde e a que horas?
O local do evento é no Instituto Superior Técnico, Pavilhão de Civil, salas V1.25 (sexta e sábado). Na sexta-feira o evento é entre as 18h e a 02h. No sábado o evento é entre as 15h e a 02h. Dentro destes horários podes aparecer quando quiseres, mesmo que seja apenas num dos dias.

Que jogos se jogam?
Estarão disponíveis jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples e divertidos, outros mais complexos e estratégicos, todos eles com os mais variados temas. Podes ver aqui o que temos andado a jogar ultimamente. Uma coisa é certa, o entretenimento é garantido pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada evento uma oportunidade de conheceres mais bons jogos.

Mas os jogos são de quem?
Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente pelos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no evento... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer.

E quais as possíveis utilizações desta página de Internet?
Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.

O que se jogou na 6ª feira?

<?php boardgamegeek_PrintPlaysTable('grupo_lisboa'); ?>

O que se jogou no sábado?

<?php boardgamegeek_PrintPlaysTable('grupo_lisboa',2018,11,17); ?>

Visita a nossa página oficial Subscreve a nossa newsletter
Segue-nos no Facebook Vê as nossas fotos
Junta-te ao nosso grupo de partilha de informação Vê os nossos vídeos

Cancelado!

Infelizmente, não poderei ir este mensal. Peço desculpa a quem se inscreveu por não ter avisado mais cedo. Obrigado pelo interesse.

The sands of time sweep across the ages, burying the cities and monuments of civilisations, leaving only whispers of the glory of ancient societies.
Rule over a civilisation in the ancient world, attempting exploits that will be remembered long after the civilisation has withered. History is ephemeral, however, and you must record tales of your greatness to ensure your accomplishments will be remembered.
Peaceful interaction may be beneficial, so you must strike the right balance between competition and cooperation with your neighbours, to propel your civilisation from insignificant, forgettable kingdom into an empire worthy of the attention of historians.
Deu-me a preguiça, por isso adaptei o texto directamente do livro de regra e sem traduzir.
The Sands of TimeThe world as they knew it…
Termos Chave: civilização antiga, selecção simultânea de acções, ábacos

Quando: Sábado, 15:30
Duração Prevista:
. explicação - 45 minutos
. jogo - 3 horas (*)

Jogadores: 2 a 5
. Tiago Rodrigues
. João Lourenço
. Érica Caraça
. Ricardo Gonçalves (MrSpiffyClean)
.

Distribuição de Cores:
. amarelo - João Lourenço
. azul - Ricardo Gonçalves (MrSpiffyClean)
. branco -
. roxo - Tiago Rodrigues
. vermelho - Érica Caraça

BGG: https://boardgamegeek.com/boardgame/177538

(*) Ainda não o joguei antes, pode ser que se arraste com clarificações de regras, mas suspeito que dê para terminar antes do jantar.

Amarelo, Vou ler as regras também para ajudar com a explicação, mas duvido dos 30 mins que dizes…

Também quero.

Vermelho.

Olha que a nível de regras, o jogo não é complexo.

O manual tem 16 páginas, e está cheiro de exemplos. Uma página só para créditos, duas para índice e componentes, mais duas para o set-up, e ainda as duas da capa…
No fim das contas, são 9 páginas de regras; onde, em média, um terço é composto por exemplos.

Não quer dizer que não esteja a ser optimista… Vou subir esse tempo um pouquito. (És mesmo bom a fazer-me duvidar das minhas decisões.)

7

Data: Sábado, 16 Novembro, 15h30
# Jogadores: 2 a 6 (7 com Evil Player)
Duração: 120 a 180 minutos
Explicação: 20 a 25 Minutos
Lugares disponíveis: +2 (+3)
Players:
BlakenDorf
PedroV
ArAnMaRoTh
Vanessa

Alone

Data: Sábado, 16 Novembro, 21h30
# Jogadores: 2 a 4
Duração: 120 a 180 minutos
Explicação: 15 a 20 Minutos
Lugares disponíveis: Fechado
Players:
BlakenDorf
Stormrover
ArAnMaNoth
Vanessa

[youtube]CLoRwPUsBnw[/youtube]
[youtube]hTjOFJ-UADI[/youtube]

In

Não sei bem porquê… mas sinto-me forçado a entrar neste… novamente.

Acho que foi o primeiro jogo que jogámos nos Olivais. E foi mesmo inesquecível… não sei se por boas ou por más razões…

Diabos!!!

O que te leva a trazer este jogo demoníaco outra vez!?

Conta com a minha alma amaldiçoada.

conta com a Vanessa e comigo =)

podes contar com os dois neste também xD

Eu também estive nesse infâme jogo nos Olivais. Este é o único jogo que dei 1 no BGG e recomendo que seja jogado, a experiência pode ser infernal, que até é apropriado evilgrin

até eu que tenho fama de ser suvina a dar notas nunca dei abaixo do 2 xD

ps: podem meter o link bgg ja agora? n encontro

Pedro:https://www.boardgamegeek.com/boardgame/53376/7

Foi assim tão mau? Então porquê a recomendação de jogar?

O jogo quer ser cooperativo, mas depois a condição de vitória é individual. E nesse jogo ficamos um bocado chateados porque queria lixar a cooperação para ganhar uns pontos para mim. O equilíbrio de Nash está em desertar os outros jogadores.

Contúdo é por causa dessa combinação bipolar que recomendo que seja jogado. O Dilema de prisioneiro não deixa de ser um mau jogo.

Afinal eu não dei 1 ao jogo, dei 2. As avaliações do BGG são sempre subjetivas e avaliam sempre o jogo em relação ao jogador, não uma qualidade global do jogo. i.e. eu não quero jogar este jogo no futuro próximo.

Escrevi um post nessa altura sobre esse jogo.

Fica o link
https://www.abreojogo.com/node/13339

Se bem me lembro, o motivo pelo qual decidimos terminar o jogo era porque ja estavamos prontos a matar-nos mutuamente.

Tenho esperança que desta vez corra melhor.

Yup, isto interessa-me. Podem (à partida) contar comigo. Fico com o azul (já que alguem ficou com o roxo :P). Caso a minha disponibilidade se altere, aviso.

Boa noite caros amigos, o meu nome é André Pinto e sou o criador do jogo "Stellar - Wars of Aggression".

Este jogo caracteriza-se pelo seu ambiente de ficção científica, sendo um jogo de estratégia, com mecanismos semelhantes ao género dos “Jogos de Guerra”. No entanto, é menos complexo e facilmente jogável por um público jovem a partir dos 12 anos de idade, assim como por jogadores inexperientes neste tipo de jogos. O tempo de jogo está estimado em cerca de 60 a 90 minutos para 2 a 4 jogadores. De notar que o tempo de jogo poderá variar consoante o estilo de jogar de cada um, e da quantidade de jogadores.

Foi hoje alvo de play-testing público na InvictaCon 2018, tendo já passado a fase do play-testing "caseiro". De forma a promovê-lo e conseguir o máximo de feedback possível, viajarei de Norte a Sul do país com esse intuito, e gostaria de contar com a colaboração do Grupo de Boardgamers de Lisboa.

Estarei em Lisboa de 16 a 18 de Novembro para a Lisboa Games Week, data que coincide com o encontro mensal do grupo. Já tentei contactar o responsável pelo grupo através de Facebook e email, mas sem sucesso.

Caso necessitem de mais informações estarei ao dispôr :wink:

Obrigado e cumprimentos

André