15º EIRPG

Nos dias 07 e 08 de julho de 2007 vai acontecer o 15º Encontro Internacional de RPG em São Paulo, Brasil.

Eu sei que é um pouco longe para os usuários normais deste fórum para aparecer, mas se alguém estiver por aqui, está convidado a participar.

Estou escrevendo na verdade para pedir ajuda, estou planejando com alguns amigos mesas de demonstração de sistemas independentes e sei que algumas pessoas por aqui tem mais experiência com estes jogos e quem sabe possam dar algumas idéias sobre como fazer a coisa funcionar melhor.

O plano, por enquanto, é levar as fichas de personagens prontas para a mesa, sentar e começar a jogar sem perder muito tempo explicando regras, as explicações vão acontecendo à medida que forem necessárias, sessões de jogo de no máximo 1:30h para conseguir acomodar o maior número de pessoas possível.

Os jogos que temos: Dogs in the Vineyard, PTA, Riddle of Steel, Sorcerer, My Life With Master, Donjon, Dead Inside, Unsung, Capes.

Começo por dizer que apoio-te em espírito nessa coisa e desejo muitas boas sortes no empreendimento.

Quanto aos sistemas independentes, 1h30m é muito pouco para se mostrar um jogo (seja ele qual fôr), especialmente Dogs In The Vineyard (que é o que conheço melhor para além de PTA), principalmente com PCs pré-feitos. Contudo se o teu intuito fôr simplesmente mostrar as mecânicas dos jogos, talvez funcione.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Obrigado pelo apoio.

O tempo é realmente um receio, mas o objetivo não é dar um conhecimento muito profundo sobre os jogos, mas apresentar as idéias e deixar os jogadores com um gosto de "quero mais".

Eu estou preparando alguns materiais de jogo no momento e pretendo testar as apresentações com algumas pessoas para ver se o tempo que estamos estimando é o suficiente para a proposta.

Uma outra alternativa que está passando por algumas cabeças é repetir uma coisa que eu já fiz mais de uma vez com Toon: criar uma mesa com jogadores rotativos, a aventura prossegue e os jogadores vão mudando com o tempo, como se fossem personagens novos aparecendo e outros saindo da história.

Fiz um teste com o Mountain Witch e em 1 hora as pessoas conseguiram entender como o jogo funciona e deu para experimentarem a influência das Dark Fates e dos pontos de confiança.

[quote=Itiro]o objetivo não é dar um conhecimento muito profundo sobre os jogos, mas apresentar as idéias e deixar os jogadores com um gosto de "quero mais".[/quote]Ok, percebo o que pretendes fazer, aviso-te que há jogos onde isso é mais fácil de fazer do que outros, já tens alguma lista dos jogos que pretendes utilizar?

Eu estou com o material pronto para mestrar: Dogs in the Vineyard, My Life with Master, The Riddle of Steel, Mountain Witch.

Fiz planilhas das personagens com um resumo das regras, algo bem parecido com as planilhas do Mountain Witch.

No Dogs in the Vineyard, a idéia é entregar as personagens prontas, e fazer uma iniciação simples com cada um dos jogadores para todo mundo entender como funciona o sistema, depois disso jogar algumas cenas em uma cidade, mas sem nenhuma preocupação em resolver toda a situação.

Pretendo seguir o roteiro de demonstração do Mountain Witch, traduzi a planilha e é aquilo mesmo, sem muita preocupação também.

O Riddle vai ser uma apresentação do sistema de combate, uma das idéias é rolar uma cena e depois repetir a mesma mas dessa vez com objetivos para os jogadores poderem utilizar o sistema de motivação.

No MLWM vou jogar com personagens que comecem com um pouco de Love, mas também sem muita esperança de chegarem ao final ou coisa semalhante.

Estou vendo o que mais consigo arranjar até a data. O próximo sistema da lista é o Capes. Além disso estou levando um sistema próprio para ver se o pessoal gosta.

infelizmente mesmo morando cá no brasil nao poderei ir ao encontro, mas o mesmo promete. tenho um amigo que irá lançar um livro em tal evento que com certeza fará muito sucesso!

Como correu o evento? conseguiste atrair pessoas para os jogos? elas apanharam bem a onda e as diferentes maneiras de jogar os jogos novos?

Faz ai uns reports no fórum de Actual Play sobre o evento para o pessoal ficar com inveja hehe.