Muito bom ![]()
Pronto!
Parece que já não rolam cabeças.
Agradeço a todos os que entraram nesta Trade. Agora toca a encher caixas de mail. ![]()
MEUS CAROS AMIGOS, A MATHTRADE ESTÁ SUSPENSA ATÉ ORDEM MINHA EM CONTRÁRIO!
ESPERO PODER VALIDAR OS RESULTADOS NAS PRÓXIMAS HORAS.
AGRADEÇO A VOSSA PACIÊNCIA E COLABORAÇÃO.
Abç,
costa
… o k se passou?
novidades?
… o Costa escreve qualquer coisa…
… vamos ter de ter paciencia e aguardar um pouco mais (provavelmtente pelo menos até ao fim do dia de hoje…)
Acho que vamos ter que fazer mais cyber bulying![]()
CIA
A brincadeira foi gira (e não passou disso…) mas agora estamos a tentar resolver um problema… assim que houver novidades avisamos.
Um pouco mais de paciencia.
Mas é preciso ajuda para alguma coisa?
Caros amigos, imagino que muitos estarão curiosos sobre o porquê da suspensão dos resultados da MathTrade.
Não querendo entrar em muitos detalhes, sou no entanto obrigado a justificar as minhas ações em abono da transparência de todo este processo.
Depois da publicação dos resultados fui alertado para uma situação inédita e caricata de um utilizador que não estava disposto a aceitar algumas das trocas a que estaria vinculado pelos resultados da MathTrade. Entrei em contato com o utilizador e procurei resolver este incidente sem prejuízo dos demais. Os motivos alegados dizem respeito a uma má interpretação das regras desta MT, porque em lado nenhum estará escrito que o utilizador tem de aceitar as trocas propostas, julgando apenas que estas seriam possibilidades de troca às quais se pode dizer sim ou não à posteriori.
Lamentavelmente não foi possível chegar a um compromisso de aceitação e como não sou polícia para obrigar ninguém, tomei a decisão de retirar o utilizador desta MathTrade e fazer um novo run com as suas wantlists vazias.
O ideal seria fazer uma MathTrade nova de raíz, mas com a InvictaCON já aí à porta, não há tempo possível para isso.
Desde já peço desculpa por toda esta situação, mas depois de falhar no diálogo era urgente tomar uma posição.
Para evitar futuros dissabores e para aqueles que são mais literais na interpretação de regras irei reformatar o texto das regras que existe desde sempre.
Amanhã publicarei os novos resultados.
Agradeço a todos a Vossa compreensão e mais uma vez aqui ficam as minhas desculpas.
Abç
- Antes de mais quero agradecer ao Costa todo o trabalho (em duplicado) que está a ter com esta Trade, principalmente depois deste incidente.
- Não me interessa saber quem é o user em causa, mas quero dizer-lhe que de facto tem razão. Em nenhum ponto das regras menciona que as trocas são vinculativas. Aqui está algo mais que aprendemos e que podemos melhor para tornar a comunidade um local melhor.
- Por outro lado, caro companheiro, perguntar também não custa, principalmente quando envolve tanta gente e tão boa vontade de todos. As dúvidas tiram-se antes de enviar pedidos de trocas. Não se proporcionou, são coisas que acontecem. Não vale a pena bater mais nessa tecla.
- Finalmente, que ninguém inteprete o meu post como crítica a alguém. Trata-se apenas e só de um desabafo. Continuo amigo de toda a gente e não tenho nada contra ninguém.

'Nuff said!
Viva!
E se entretanto alguns dos jogos não trocados já tiverem sido vendidos?
Os utilizadores que têm os jogos dele na wantlist não estarão a ser prejudicados?
Toda esta situação é muito complicada e acredito que estão a tentar resolvê-la da melhor maneira.
É lamentável a posição desse utilizador. Caiu aqui de pára-quedas?
Lança lá a Math-Trade o quanto antes, para não andarmos a ler regras de jogos que pensávamos que já eram nossos e que afinal não são.
Abraço a todos menos ao jovem que volta atrás nas decisões tomadas (esse que nós não sabemos quem é).
Apesar de já ter explanado toda a situação ao Costa, e este ter tido a consideração (que agradeço) ao ser cuidadoso ao explicar o problema, quero aqui fazer um mea culpa pelo entrave causado, e afirmar que não pretendi prejudicar ninguém.
No entanto foi a primeira vez que participei numa Mathtrade e não tendo conhecimento anterior nos costumes instaurados, baseei-me no que estava redigido no post.
Além da ausência da informação que os resultados eram vinculativos pois não está de facto listado em lado algum, havia sido colocado o seguinte texto o qual usei como referência:
Compreendo agora o significado subjetivo ao sublinhado, mas o que taxativamente está escrito é que poderíamos ficar com o que inicialmente propusemos à troca, portanto optar por não concluir determinada trade proposta. Daí enviei as fórmulas com uma quantidade despropositada para um resultado que seria definitivo.
Mais do que em qualquer outro lado, numa comunidade que nutre valor por jogos de tabuleiro, conta-se que atribua o devido valor a uma redação clara e inequivoca de regras, que estejam explícitas além de qualquer dúvida.
Sempre cumpri aqui com todos os compromissos por mim deliberadamente e conscientemente assumidos, tal como todos que já comigo transacionaram algo o podem confirmar, tendo agido sempre com correção e bom senso.
Assim peço desculpa a todos pela demora nos resultados, causados por esta situação em que estou em foco, pois em nenhum momento agi de má fé ou pretendi lesar ninguém.
Afonso
A sério?
Podia não dizer que as trocas são vinculativas mas como é que de 30 e tal gamers só um gamer é que tem essa dúvida? Acho que as regras, apesar de tudo, estavam claras o suficiente: por cada jogo que quiséssemos trocar tínhamos direito a um jogo da nossa wantlist (desde que o nosso jogo fosse também escolhido)…o jogo seria atribuído aleatoriamente dentro das nossas preferências e de toda a gente…![]()
Não será difícil saber o nome do gamer mas nem quero saber lol
Subscrevo e agradeço ao Costa pelo empenho que ele demonstra de forma a que corra tudo direitinho![]()
CIA
Pois… peço desculpa.
Todavia obrigado pela consideração de alguém por quem tenho apreço. Tu, claro. :)
Mas espero que de futuro não surja a ninguém uma situação em que vos sejam tão lestos a julgar e sentenciar.
[quote=Joca]o que taxativamente está escrito é que poderíamos ficar com o que inicialmente propusemos à troca, portanto optar por não concluir determinada trade proposta. [/quote]
Não, a frase não diz que podes optar, seja pelo que for. Isso és tu a ler o que não existe. O que a frase diz é que a existir uma troca (definida pela trade claro) será por uma opção que TU escolheste. No pior cenário (não haver troca óbvio e implícito da frase anterior) ficas com o teu jogo inicial. O problema não é da frase, foste o único até hoje em 15 trades e em dezenas senão uma centena de pessoas a interpretar algo que não é o que lá está escrito.
Ora como não me parece bem fazeres parecer que o problema aqui é a suposta falta de informação taxativa por parte do Costa, analisemos as regras publicadas pelo Costa que invalidam a tua teoria. Ora vejamos:
"4. Após a publicação deste resumo, todos os participantes elaboram uma lista (WantList) onde sugerem as trocas que desejam fazer." - Ora tu incluiste na wishlist jogos que levariam a uma troca que não querias fazer. Então porque puseste na lista?!?!
"5. Essa lista é enviada por mail para o moderador (respeitando algumas regras básicas) que depois utilizará um programa (TradeMaximizer com a opção "Allow Dummies" e "linear priorities") criado especialmente para o caso e que definirá as trocas a serem feitas." - Parece-me bastante claro e contundente, trocas a serem feitas, ao invés de "a serem feitas caso os envolvidos aceitem" ou algo do género.
E um pouco mais abaixo aparece isto:
"Para mais informações consultem este thread no BGG." - Ah um link com mais informação! Aposto que não leste! Porque é impossível teres lido esse link e ficares sem perceber como funciona uma Math Trade. Vejamos algumas das informações que lá se encontram:
"This is a trade between a whole bunch of people at once, using an algorithm to decide who should send their game to whom. Because of the algorithm used, you can only get a game you prefer over what you started with. (Or at worst, you may just keep your original game.)" - Esta frase é semelhante à do Costa que tu referiste, mas aqui está ainda mais clara como água.
"Everyone who submitted a game figures out which games they’d like from the list. They then send their choices to the moderator"
"you list your own game’s IDName first, and then follow it with the list of games you’d be willing to trade it for."
"If you don’t want to trade for a particular game, leave it out of your list. If you don’t see any games you want to trade for, you can just send in a list without any wanted games"
"The moderator posts the list of trades as decided by the algorithm. Some game entries won’t be traded at all. But for the rest, you’ll be told who to send your game to, and which game you’ll be getting in return (and from whom)."
"Make sure your list of wanted trades is correct! If you list the wrong game entry as one you’re willing to trade for, you could get stuck trading for something you don’t want!"
Bom, parece-me claro que não tiveste o cuidado de ler a informação fornecida, tanto mais importante dado ser a tua estreia.
Mas ainda mais estranho, é que não faz sentido nenhum este teu raciocínio:
"eu ofereci X euros pelo jogo Y, mas esse jogo não vale isso e não quero trocar"
Então mas em que é que ficamos? Ofereces mas afinal não queres? Mas andaste a brincar aqui com o pessoal?
Como dizem nas séries… "I rest my case".
Boa Hélio, pareces jurista! Olha, eu sou.
Quanto à resposta que te dignaste a postar aqui parece-me ofensiva nos termos em que é redigida, no uso do vermelho, no uso do tamanho de letra aplicado. Mas olha, eu pedi as minhas sinceras desculpas a todos aqui, dando a cara como é meu apanágio no dia a dia, pela minha óbvia má interpretação, mas se ainda assim quiseres bater no ceguinho ou efetivamente gritar comigo, então põe-te à disposição para tal pois irei passar pela InvictaCon e aí poderás dizer-me na cara o que te vai na alma. Mas honestamente, uso o bom tom que normalmente se aplica na sociedade. Lá estarei.
…Obrigado amigo Costa
Meteram-te numa embrulhada!
Neste caso em concreto o problema não está numa frase, nem em sublinhados, nem nas regras. Está em perceber a ideia de uma Mathtrade … se tivesse sido entendido 'o que é uma Mathtrade', o utilizador veria logo que a interpretação dada por ele não era possível. E qd não se sabe o que é determinada coisa, pergunta-se… e o que não falta aqui sao pessoas acessiveis para esclarecer…todos nós já tivemos uma primeira vez em Mathtrade e perguntámos a quem ja tinha participado, pra não acontecer coisas identicas.
Mas pronto, aconteceu, tem que ser resolvido, e como não há cá policias ao serviço, Costa, acho mt bem resolve como achares melhor.
Obrigado pelo teu esforço e dedicação.
Forte abraço
Pedro aka sacazul
Parece-te algo mais uma vez que não é. Não é ofensiva nem inflamada. Vem apenas contrapor o que afirmaste.
Usei o vermelho, o bold e letras maiores porque o meu post é longo e queria realçar as citações e dar destaque a quem quiser ler na diagonal.
E não vou à Invicta por isso não poderei conhecer-te. Mas mesmo que fosse não teria nada mais para acrescentar.
Afonso:
Questiono-me, onde tu vês as vantagens deste teu ato!
Será que esse jogo que afinal não queres trocar, compensa contra 31 utilizadores deste site ficarem chateados e de pé atrás ctg?
Afinal, tal como o Hélio provou por A+B, foste tu que nao leste bem as regras da MathTrade.
Irão as pessoas analisar as tuas propostas de troca/venda que publicites aqui ou noutro ambiente de BoardGamers?
O Costa esteve sempre disponível por mail, para qq dúvida que surgisse, mas … tu não tiveste dúvidas, pois não? Interpretaste como bem quiseste e chegas ao fim e fazes finca pé em algo que não tens razão. O erro é teu e neste momento estão 31 pessoas lixadas da vida ctg. Não faz qq sentido. Cometeste um erro, deves levar com as consequências e da próxima já farás melhor, mas assim … não haverá próxima, certamente.
Acho que vais perder muito mais do que aquilo que vais ganhar.
Deves ponderar melhor os teus atos e não ser um João Moutinho do Abre o Jogo, a Maçã Podre.