Boas,
desde já quero também agradecer ao Costa por todo o trabalho e disponibilidade para ajudar e realizar esta Math Trade…
Quero dizer que esta é a minha 1ª MathTrade e como tal tive algumas duvidas no processo, duvidas que procurei esclarecer contactando o Costa e que ele prontamente esclareceu.
Quero também dizer que acho que o pessoal está a ser desnecessariamente duro nas palavras nesta situação, de certeza que o Joca não fez de propósito e não teve a intenção de lesar ninguém, apenas percebeu mal o processo, e quando assim o fez não se deu conta do erro… Podia depois de ter sido explicado que as trocas eram vinculativas e finais ter assumido o "prejuizo" por ter percebido mal e pronto, decidiu não o fazer mas também entendo porque para ele as trocas só seriam finais depois de a lista ser publicada e os utilizadores dizerem que sim…
Devo desde já também dizer que quando li o Post da MathTrade também fiquei com a ideia que as trocas propostas pelo programa não seriam vinculativas precisamente por estar escrito que "no pior dos casos fica-se com o jogo original", quando li isto assumi também que podia posteriormente dizer que não estava interessado na troca e assim fiz a minha lista de jogos para a troca…
Mas depois quando disseram para enviarmos as WantLists e o Costa me explicou como fazer a WantList, percebi que obviamente se eu estava a dizer que por determinado jogo aceitava o jogos X, Y, Z ou a proposta em dinheiro A, B ou C que o meu jogo só seria trocado se uma dessas pessoas pusesse na WantList deles o X, Y, Z ou o A, B, C para trocar pelo meu jogo, caso isso não acontecesse não me seria apresentada qq troca para esse jogo e iria ficar com ele na mesma…
Assim percebi que ao fazer a Lista de Trocas estava a dizer que aqueles eram os negócios que estava disposto a aceitar e que se estou a dizer isso, obviamente que depois não faz sentido dizer que não quero concluir a troca…
Quero com isto dizer que a 1ª analise que o Joca fez do texto não é assim tão descabída, ele entendeu o mesmo que eu entendi ao principio, concerteza não deve ter tido dúvidas quanto a isso e por isso não perguntou mais nada a ninguém…
Acho também que depois de terem sido pedidas as Want Lists de cada um ele deveria ter percebido que essa lista era a do que ele estava disposto a trocar por cada jogo e que por isso, mesmo que não diga no tópico inicial que as trocas são vinculativas, ao fazer a lista ele estaria apenas a incluir o que aceitava por cada jogo que meteu à troca, mas se calhar nem pensou nisso…
Acho que o pessoal devia pensar antes de atirar logo uma data de pedras… não há necessidade…
é uma situação chata? Sim
Morre alguém por causa disso? Não
Penso que não há necessidade de criar mau ambiente por causa disso…
Finalizo dizendo como já disse, se fosse comigo engolia o sapo e concluia as trocas e paciência… mas tambem não sei que trocas é que o Joca ia acabar com e se seriam muito más para ele, não acredito que fossem assim muito más, mas não sei…
Peço desculpa pelo testamento
cumprimentos a todos e mais uma vez o obrigado ao Costa
Bem Hélio, se assim é agradeço a explicação. Entende que aqui no AoJ somente tenho encontrado boa gente, de bom coração, com as quais nos encontros em que estive presente me senti em muito boa companhia. Para mim são amigos, tal como espero que assim seja contigo. Cumprimentos.
[quote=Joca]Apesar de já ter explanado toda a situação ao Costa, e este ter tido a consideração (que agradeço) ao ser cuidadoso ao explicar o problema, quero aqui fazer um mea culpa pelo entrave causado, e afirmar que não pretendi prejudicar ninguém.
No entanto foi a primeira vez que participei numa Mathtrade e não tendo conhecimento anterior nos costumes instaurados, baseei-me no que estava redigido no post.
Além da ausência da informação que os resultados eram vinculativos pois não está de facto listado em lado algum, havia sido colocado o seguinte texto o qual usei como referência:
Compreendo agora o significado subjetivo ao sublinhado, mas o que taxativamente está escrito é que poderíamos ficar com o que inicialmente propusemos à troca, portanto optar por não concluir determinada trade proposta. Daí enviei as fórmulas com uma quantidade despropositada para um resultado que seria definitivo.
Mais do que em qualquer outro lado, numa comunidade que nutre valor por jogos de tabuleiro, conta-se que atribua o devido valor a uma redação clara e inequivoca de regras, que estejam explícitas além de qualquer dúvida.
Sempre cumpri aqui com todos os compromissos por mim deliberadamente e conscientemente assumidos, tal como todos que já comigo transacionaram algo o podem confirmar, tendo agido sempre com correção e bom senso.
Assim peço desculpa a todos pela demora nos resultados, causados por esta situação em que estou em foco, pois em nenhum momento agi de má fé ou pretendi lesar ninguém.
Afonso
Por muito que tente, não consigo.
Colocas um jogo à troca.
envias uma lista onde dizes que trocas esse jogo por outro jogo. Na resolução da trade calha-te um dos jogos que pediste e agora não trocas ?!?!?!
Parece-me uma atitude triste... mas cada uma sabe de si e faz o que a consciência lhe diz.
Espero que fiques bem com a tua.
Abraço
Bola prá frente!
Só quero assinalar que a solução apresentada pelo Costa é, de facto, a melhor solução. Coloca a wantlist do Joca em branco e corre outra vez o programa. Costa, um obrigado por todo o trabalho, dedicação e compreensão.
Dito isto, Joca, para a próxima já sabes no que te metes. Se quiseres trocar determinado jogo, fazes uma lista de jogos a receber, com as devidas prioridades, caso contrário, deixas a linha para esse jogo vazia. Por esta altura já terás percebido isto, é certo. Abraço e estás desculpado.
Prontos, pratos limpos.
Já agora Costa, quando saiem os resultados da trade?
Nota: Nós já somos poucos boardgamers por este país, para que nos dividirmos?
Já não nos chega as interpretações dúbias que fazemos das regras dos jogos que jogámos?
Game on!
Embora seja um contratempo para todos não foi propositado e penso que o Costa acabou por decidir da melhor maneira e da próxima já não haverá este problema, let's roll the dices once again ![]()
Com todo o respeito por todos os Utilizadores do AoJ, mas, não vejo vantagem nenhuma em crucificar alguém que cometeu um erro de interpretação. É verdade que havia sempre a possibilidade de tirar as duvidas e já aludi a isso no meu post inicial, mas continuo sem entender o motivo de tanta raiva.
- Não somos todos amigos ou pelo menos não convivemos todos juntos para um hobby em comum?
- Não se trata de um hobby que partilhamos todos juntos? Ou isto passou a ser algo mais que eu desconheço?
Muita coragem teve o Joca em aparecer aqui à frente de toda a gente e assumir a responsabilidade. Questiono-me quantos que estão a atirar pedras teriam coragem de fazer o mesmo…
Até agora eu não perdi nada. Os meus jogos continuam aqui em minha casa, não estão na casa de ninguém, não foram colocados numa caixa dos CTT a viajar pelo pais, e tenho alguma duvidas se algum dos jogos da lista estarão nessas condições. Agradeço também que não falem por mim, relativamente ao que eu sinto sobre o que se passou com este incidente, ja que não estou zangado com ninguém.
E já agora, quanto ao Joca, creio que já percebeu onde está o erro e em futuras interacções terá o cuidado que desta vez não teve. Eu por mim, farei negócio com ele se alguma vez se proporcionar e mantenho a minha confiança. E mete-me algum nojo este cyber bullying que está a acontecer (não tem outro nome), porque coitadinhos, lá se foram alguns jogos que queriam.
Quanto às pessoas que se enraivecem por não terem tido oportunidade de trocar alguns jogos, talvez fosse melhor esperarem pelos resultados finais. Para mim o maior prejudicado é o Costa que tem de levar por tabela e fazer tudo de novo. Se as minhas palavras forem ofensivas para alguém, têm ali o meu formulário de contacto. Façam favor de me insultar também e fazer bullying. Com as devidas consequências, claro está…
Caso contrário, façam o favor de se divertirem a jogar alguns jogos. Creio que é para isso que estamos aqui todos.
Vou aproveitar a movimentação na thread para pedir a alguém de Lisboa que vá à InvictaCON que não importe de me levar/trazer os jogos que me calhem na segunda run da trade.
Eu sei que é um bocado abusado, mas eu pago-vos um lanche no próximo encontro que compareça se for preciso =P
Venire contra factum proprium, ó Afonso, por amor da Santa!
Sim, não vamos crucificar ninguém mas as explicações apresentadas deixam um pouco a desejar, especialmente para um jurista.
O Hélio e o Sérgio disseram tudo.
Tenho pena é dos 31, especialmente do Costa que levou com o baralho, que neste caso deu origem ao 31 apanha.
saudações lúdicas e reforço lúdicas.
P.s.: Costa, esse código para Math grades já está pronto?
Quando chegar a altura vou procurar as lacunas ![]()
Peço desculpa pelo atraso na publicação dos novos resultados, mas tinha a informação toda no meu portátil da empresa e ontem esqueci-me de levá-lo comigo. Mas agora já aí está tudo.
Relativamente aos constrangimentos que assolaram esta 15ª MathTrade, espero que isto sirva pelo menos para melhorar o teor das regras.
Sempre achei que elas eram claras e transparentes, mas aparentemente isso não é bem assim. Vou aproveitar para pedir ajuda ao Joca para me ajudar a redigir o novo formato das regras, uma vez que foi ele que teve dificuldades extra na interpretação destas.
Acho que podemos todos passar uma borracha por este incidente.
Obrigado a todos e até à InvictaCON!
Só temos que te agradecer (mais uma vez) pelo empenho demonstrado
Esta segunda tirada não me foi tão favorável mas faz parte lool![]()
CIA
Só temos que agradecer.
Foi um precauço que acontece, agora é combinar as trocas da melhor maneira e ligar os motores pois a InvictaCON está quase a porta :)
… no Tentações e entregas-me o jogo a mim ![]()
Por acaso, pelo menos cmg, as coisas foram quase iguais. Não estava à espera. Pensei que bastasse um jogo sair do cimo da lista de trocas, para depois começarem a andar todos uma casa em cadeia. Talvez com alguns tenha acontecido, mas eu até vou enviar os mesmos jogos e receber apenas um jogo diferente.
Agora, venham é os jogos e os encontros, que o que eu quero é Jogar!
… sei que já venho tarde, mas estive sem net desde ontem à tarde e gostava de deixar aqui o meu comentário.
Por mais que tente, não consigo entender o porquê de fazer uma lista de trocas colocando um jogo que não se quer. Ora se eu coloco um jogo para troca e digo que estou disposto a trocar pelos jogos X, Y ou Z, porque é que depois já não o quero trocar? Se assim é, porquê é que o haveria de colocar na lista?
Queria também deixar aqui duas situações reais que já aconteceram:
- Um outro utilizador que participou aqui nesta MathTrade não entendeu bem a questão dos duplicados (foi a sua 1ª participação numa MathTrade). Resultado: vai receber um jogo que já tinha. Enganou-se! O que fez? Assumiu o seu erro e vai receber o jogo em causa.
- Numa MathTrade mundial em que participei consegui o feito de me enganar duas vezes. Resultado: 1. recebi duas cópias do mesmo artigo (criei a proteção para duplicados mas depois enganei-me); 2. tinha um item para trocar porque pensava que o tinha duplicado, mas afinal não o tinha duplicado. Consequências: gastei dinheiro em portes para enviar (entre outros) um item que gostava e que fiquei sem ele (culpa minha) e ainda recebi dois items iguais. Poderia ter dito que me recusava a enviar o meu item mas não o fiz; poderia também ter dito que já não queria uma das trocas pois não me interessava receber duas vezes o meu artigo. Mas, em vez disso, assumi os meus erros e tratei de fazer as trocas.

… de qualquer modo, cada um haje como bem entende.
Entretanto há que seguir em frente. O Costa já executou um novo run e já temos novos resultados.
Para o futuro? Melhorar o texto para a próxima MathTrade para tentar evitar que mais situações como esta voltem a acontecer.
Para terminar, deixo aqui o meu agredecimento ao Costa por ter organizado mais esta MathTrade e deixo já aqui um desafio: Que a próxima tenha ainda mais participantes e mais items para troca!
Well handled…
Desculpa não ter dado mais apoio nisto mas estive com pouco acesso à net e bastante ocupado com outras coisas. Quando vi o que se passava já tinhas optado por refazer a trade.
Quanto ao resto, já transmiti a minha opinião aos mais directos envolvidos por email. Não vale a pena estar aqui a prolongar a discussão.
Retiremos as lições que há a retirar e faremos melhor para a próxima.
Antes de tudo obrigado ao Costa por mais uma vez fazer este trabalho, não tenho noção de quanto será mas até imagino que seja algum.
Optei por ontem não tecer nenhum comentário visto que sou administrador do abreojogo e penso que o Costa tomou a decisão correcta.
Tendo ou não razão temos de respeitar a opinião e decisão de todos e ontem alguns comentários já foram um pouco fortes.
Lendo as normas sem nenhum conhecimento do que é uma Mathtrade e sem pensar muito, penso que o português pode induzir em erro. Mas se pensarmos que a Mathtrade é a oportunidade de trocarmos jogos que não queremos por outros que queremos acho que deixa de existir qualquer dúvida.
Se não estou enganado é a minha 2ª participação em Mathtrades (principalmente pela preguiça de ter de inserir jogos e escolher ordem dos jogos que queria), na primeira tive as dúvidas normais da ; e coisas desse genero.
Mas já com os resultados finais tive uma dúvida, eu queria um jogo e o dono desse jogo também queria o que eu tinha para troca e era tanto para mim como para ele um dos primeiros da lista. Eu não entendia como me tinha calhado outro jogo e não aquele.
Foi-me explicado pelo Costa que a ideia não era a Mathtrade ser o melhor para cada um, mas sim o melhor para todos permitindo o máximo de trocas (se não estou enganado isto tem a ver com a formula que se usa, que penso que pode variar).
Eu não tive nenhum problema em receber o jogo que recebi porque também o escolhi e também o queria.
Todos erramos e este erro foi resolvido.
Penso que todos trocamos jogos que não queriamos por jogos que queriamos e todos ficamos a ganhar com isso.
Mais uma vez obrigado Costa, pois se bem me lembro és sempre tu a fazer este trabalho.
Quando vi o post "Novos Resultados" pensei: pronto, já me lixei de certeza… e pimba!
Como sou um dos lesados e depois de ler alguns comentários que acho infantis, não posso deixar de dar a minha opinião.
@Costa : acho que todos agradecemos o trabalho que mais uma vez tiveste, dito isto, não concordo com a alteração de resultados.
Se eu agora me recusar a fazer as trocas que me calharam como é?
- O Costa corre o programa outra vez ou a Trade começa do inicio?
- Vai alguém lá a casa bater à porta a pedir as caixas dos jogos?
Eu vou fazer as trocas que me calharam mesmo depois disto tudo, e porquê?
Porque ao entrar na Trade eu aceitei as regras, nem que isso me faça trocar um jogo de 1€ por um Pandemic.
Quem aceita entrar no jogo é porque aceita as regras, se depois não lhe convém chama-se A VIDA, AZAR, e já agora TEMOS PENA.
Não concordas Valentim?
A única alteração para ti é que não consegues trocar uma nota de 20€ ou 4 de 5€ ou 20 moedas de 1€ por um Netrunner.
E já agora, para que é que querias outro Netrunner? ![]()
Chill out. Não é preciso mais confusão.
Acho quem entra numa Math trade e sai depois dos resultados, nunca mais devia poder participar numa.
Alex, participaste na Math Trade?
Eu ouço muita gente a falar mal do país e quando chega a altura de ir votar, não vão.
Eu não estou aqui a fazer o papel de advogado do diabo, mas acho que a situação já está resolvida, por isso, à que seguir em frente.
O Joca errou, reconheceu o erro ou parte dele, a situação foi brilhantemente resolvida por quem de direito, assunto encerrado.
E pode muito bem entrar noutra trade, nada nas regras o impede.
Acho que está na altura dos administradores/moderadores do site encerrarem este tópico.
Falou-se de mais, jogou-se de menos.
Já nos chega a merda do desemprego, chatices do dia-a-dia, austeridade e mais austeridade para nos consumir os miolos.
Joguem mas é.
Vai um Tichu? ![]()