16, 23, 25 e 30 de Outubro - A segunda metade do mês

Pondo os reports em dia, vou falar um pouco da segunda metade do mês de Outubro e dos jogos que joguei nos encontros do Grupo do Porto. Como não é tão pouco material como isso, comecemos:

16 - Encontro semanal no Cristal Park

Foi nesta noite que fiz o meu primeiro jogo de Tribune com outra ideia que não a de ficar a conhecer o jogo. A Cat Ballou já tinha jogado uma partida comigo para que eu pudesse estar em condições de o apresentar, como anunciado para o encontro.

Sendo uma compra recente, há sempre aquele interesse extra de experimentar uma coisa nova. E foi. Apesar de as mecânicas base serem todas conhecidas, a sua conjugação mútua e ligação ao tema resultam muito bem. É um worker placement sem ser mais um, é um set collection sem ser demasiado simples, tem bidding, mas não exagera, etc...

A partida a quatro foi interessante, não demasiado demorada. O jogo dá perfeitamente para um encontro semanal onde temos duas ou três horas. Ainda sobra bastante tempo porque este se joga em cerca de uma hora se todos conhecerem o jogo, mais meia se não for o caso e se tiver que explicar.

Tanto sobra tempo que depois ainda joguei um Blokus. Um amigo ainda dos tempos da XXL que tinha encontrado recentemente e a quem falei dos nossos encontros apareceu para jogar. Enquanto eu estive no Tribune, ele esteve com o Dugy e outros num Lá Cittá que creio teve de ser interrompido. Jogámos com o Asur e a Joana.

Não ganhei nada nesta noite, o que confirma duas coisas... Primeiro, que perco os jogos que são meus da primeira vez que os jogo. Segundo, que ganhar ou perder é mesmo secundário nestes encontros porque foi mais uma excelente noite.

23 - Encontro semanal no Indoor Karting de Espinho

Nesta noite tinha uma missão especial. Entregar um Wings of War e duas miniaturas gentilmente oferecidas pela Runadrake ao meu novo "afilhado" no programa dos patronos do mês. Obrigado, mais uma vez, Phillip e Regina.

O Jorge recebeu o seu jogo e miniaturas com entusiasmo e teve logo ali o seu baptismo de voo. Aliado à Hello Kitty aos comandos de um Fokker DVII, enfrentou-me e ao meu asa, Zeristoff, aos comandos de um Sopwith Camel e Sopwith Snipe, respectivamente.

Apesar da maior experiência, a diferença entre o Camel e as outras máquinas fez-se notar e fui a primeira vítima das trocas de tiros. Os alemães lançaram-se então ao meu asa que também acabaria por sucumbir aos disparos.

Depois também sabia do interesse dele pelas corridas de automóveis e por isso coloquei o Fórmula Dé na mesa. Como é jogo para se prolongar se se programarem muitas voltas e a maioria dos pilotos era inexperiente, fez-se uma grelha de partida aleatória e a corrida terminaria ao fim da primeira volta ao circuito do Mónaco.

Os mesmos elementos da guerra aérea lançaram-se assim no asfalto monegasco. A Hello Kitty, com um estilo de consução agressivo e arriscado ficou com o carro em mau estado relativamente cedo. Os outros pilotos foram mais cautelosos e o desgaste das suas máquinas foi mais controlado, mas a verdade é que a única senhora presente terminaria no primeiro lugar, sem qualquer ponto, em qualquer área, de sobra! Nem pneus, nem travões nem carroceria, nada... Mas ganhou e isso é que conta.

Para terminar a noite, já depois do nosso mais recente elemento se ter retirado, experimentei uma compra recente, de um designer que está na berra. O Nottingham de Uwe Rosenberg.

Cat Ballou, Albinscott, Zenaida, Hello Kitty e Zeristoff juntaram-se a mim para este estranho mas divertido jogo. Para primeira experiência não foi nada mau ainda que andassemos todos um pouco às apalpadelas. De qualquer modo é um filler curioso para terminar a noite que abrange um número de jogadores interessante (3 a 7).

Mais uma boa noite, sem dúvida.

25 - Encontro mensal no Cristal Park

Para esta tarde e noite de jogos, já tinha sugerido o Armada. Foi mesmo com esse que começamos. A Luísa, xpto e RickDanger acompanharam-me nesta aventura de descoberta, pilhagem, pirataria e conquista ao redor de uma ilha rica em ouro e, portanto, causadora de conflitos e malvadez.

Os novos jogadores portaram-se muito bem. Atenderam ao conselho de cuidarem e defenderem os seus barcos, não se perderem em ataque inúteis e todos jogaram bem. O Rick teve algum azar com os dados no combate aos nativos que guardavam o seu ouro, assim como nos conflitos com a Luísa. O xpto perdeu-se um bocado entre as descobertas e a defesa dos seus domínios iniciais. Estes dois factores, combinados com a distância da Luísa, permitiram-me fazer crescer o meu exercito até ao limite e gradualmente ir preparando uma tentativa de vitória pela ocupação de três feitorias na ilha central. Consegui estar nessas condições em dois turnos consecutivos e assim reclamar o domínio sobre esta sangrenta parte dos oceanos. Se voltar a jogar com estes elementos, tenho a certeza que a diferença de experiência me tornará o trabalho bem mais difícil...

Entretanto decorriam outros jogos. O encontro mensal foi bastante participado, creio que ultrapassamos à vontade os vinte participantes. E muitos ficaram até à noite...

Um dos jogos que se jogou foi Werewolf. Juntei-me a uma partida e fui um aldeão sossegado... mas morto, eventualmente. Isto de ter barba num jogo em que as pilosidades são uma desvantagem...

Havia interessados em conhecer o Tribune e eu também estava com vontade de repetir a experiência. Expliquei-o ao Zeristoff, Luísa e Mig-L. E voltei a perder... Desta vez foi o Zeristoff que levou os louros da vitória (expressão muito adequada a este jogo uma vez que juntar coroas de louro é uma das formas de vencer...). Muito bom este jogo. Creio que os resultados da Fairplay de 2007 estavam mais acertados que os ratings do BGG, mas enfim.

Depois foi Ingenious com o Golden Claw, com quem havia demasiado tempo não tinha o prazer de jogar, a Luísa e o Jorge G para quem o jogo era uma novidade.

Foi muito interessante, como é habito nesta excelente criação de Knizia, e o Golden Claw ganhou com apenas um ponto de vantagem sobre mim.

A noite terminaria com Louis XIV, que o dono, o Miguel, ainda não tinha experimentado. Como já o tinha jogado um par de vezes, pude ajudá-lo a aprender como se joga. É um jogo de que gosto, diga-se. Não o jogo muitas vezes, é certo, mas é dos area majority que gosto mais. Acabei por ganhar com pouca diferença, mas o importante era que o Miguel conhecesse o jogo. Creio que todos gostaram, tanto o dono como a Luísa e o Asur.

Grande dia de jogatina... Quase toda a tarde e grande parte da noite entre amigos e tabuleiros! Creio que até o Conan teria dificuldade em manter a sua opinião acerca do que é melhor na vida depois de um dia assim! Wink

30 - Encontro semanal no Cristal Park

Nesta noite o Bruno, irmão da Zenaida, juntou-se a nós e trouxe alguns amigos, quatro, para ser preciso. Infelizmente não dispunham de muito tempo, mas a verdade é que se demoraram mais do que pensavam devido ao 6 Nimmt! e às três partidas que jogámos, a 9, com o Pedro Henrique, Cat Ballou e Zenaida. Todos se divertiram, acho, e espero que voltem a aparecer... Seriam uma excelente adição ao grupo com a sua boa disposição!

Depois de eles irem, voltei a jogar o Settlers of Catan sem ser no BSW, onde normalmente jogo. É, de facto, um clássico. Enfrentei a Cat Ballou, o Pedro Henrique e a Zenaida. O jogo começou melhor para mim, pude preparar um programa de progresso que seria devastador, não fora uma estranha escassez de trigo (apesar de estar em dois 9), uma abundância anormal de tijolos (nos 4 e 6, onde eu não estava), a falta de pedra para toda a gente e uma estranha tendência para os ladrões estarem quase sempre ao serviço do mesmo jogador. Assim, nada pude fazer contra o avanço da Zenaida que conseguiu interromper a minha linha de crescimento, dividir a ilha a meio com a sua mega-estrada e arrecadar os 10 pontos de vitória. E ainda há quem pense que se pode confiar nas "curvas em sino"...! Settlers é mas é do Catano, é o que é!

Hehe, mas é mesmo assim fixe. Mais uma excelente noite.

Já chega, não?

Aconteceram mais coisas importantes em Outubro, mas ficam para outra entrada.

hehe

Até à próxima...

Um dos melhores "session reports" que por aqui passaram!

Oh Mallgur.. não digas mais nada. Já chega de tanto sofrimento...Cry o que ando a perder.

No próximo Natal tens de editar um livro : Session Reports Nortenhas ... (ou algo assim)... um best-seller em potência.

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon."

"The world is big. May it please the One who perchance Is to expand the human heart to life’s full measure".

Marguerite Yourcenar

Como as últimas sessões. Então esta última com uma "estreia" no Space Alert com uma tripulação 5*... Maravilhoso.

Excelente trabalho Mallgur.

O encontro mensal no CP foi muito bom mesmo. Obrigado pela ajuda no Louis XIV estava com uma grande expectativa e felizmente revelou-se para mim um excelente jogo.

Thumbs up para o Tribune!