Nesta sessão fiz questão de jogar algo da minha colecção que não tivesse ainda experimentado com a malta aqui do Porto. As opções eram Amun-Re, Louis XIV e Funkenschlag (Power Grid). Havia quem falasse numa desforra de Shadows over Camelot, mas a mim não me apetecia, confesso. O Nazgûl tinha o seu Condottiere novinho para mostrar à malta e dividimo-nos assim:
Eu, a Cat Ballou, a Vera, o PCC1972 e o Mig-L fomos jogar Amun-Re e o Nazgûl, o André e o Pedro ficaram no Condottiere.
O Amun-Re sempre me intrigou. Desde a hilariante session report do GOLA no BGG (aqui para quem ainda não conhece...)às várias reviews e análises que li tudo me indicava que se tratava de um jogo interessante. E é...
Acho particularmente interessante a junção da mecânica dos leilões abertos na aquisição de propriedades na primeira fase, com a do leilão oculto na quarta e todas as outras e, ao contrário do que se diz de muitos jogos do Knizia, este está muito bem ligado ao tema através dos rendimentos alternativos em caso de más colheitas, dos sacrifícios ao deus Amun-Re, etc... excelente!
No velho reino as coisas não me correram lá muito bem. Apesar de algum domínio nos agricultores tive alguma dificuldade em beneficiar disso porque as ofertas a Amun-Re foram miseráveis... Ainda por cima, na segunda aquisição de províncias coloquei-me num 0 na primeira jogada à espera que alguém fizesse uma oferta maior, mas ninguém foi lá e acabei por ter que deitar fora uma carta que me poderia ter valido 3 pontos quando chegasse ao fim este velho reino. No fim da primeira pontuação estavam todos os 4 primeiros à frente, cada um apenas um ponto à frente do seguidor e eu com alguns pontos a separar-me do quarto classificado.
No segundo reino recuperei um pouco, consegui controlar melhor as aquisições de províncias e aproveitar bem as cartas para avançar na pontuação. Neste segundo reinado foi a Vera quem mais sofreu tendo ficado para trás. Consegui recuperar para um terceiro lugar, atrás do PCC1972 e do Mig-L que ficaram com os mesmos pontos. Acabaram por partilhar a vitória pois tinham o mesmo número de pirâmides e pedras. Foi justo...
Quanto ao Condottiere, os comentários no final foram bons e jogaram-se duas partidas, portanto deve ser bom. Alguém poderá falar melhor que eu dessa parte da sessão, certamente.
Amanhã, dia 22, há mais... apareçam!