20 a 29 de Novembro - As pirâmides do Egipto e dos Incas. As cidades perdidas e a Europa multifacetada

No encontro de 20 de Novembro, em Espinho pude voltar ao Prâmide de Tuthankamon do Johnny Be Good. Este jogo preencheu para mim todo o encontro semanal de forma interessante.

Esta nova versão está quase no ponto final de apuramento do jogo. Creio que agora as estratégias de pontuação concorrentes estão equilibradas. O único ponto que sugeri ao Johnny que mudasse foi a forma como o mercado funciona e o esquema de produção que me parece um pouco confuso demais. Entretanto sei que ele já fez uma nova versão, mas ainda a não pude experimentar.

O jogo a três foi equilibrado, apesar de o Dugy ter sofrido uma pesada sabotagem. Acabaria por ganhar ao Johnny por apenas um ponto graças às maiorias de símbolos nas paredes da pirâmide. O jogo, que também pontua à sua maneira, sendo este um dos aspectos que me parece mais inovador e original, não ficou muito atrasado em relação a nós. Estou convicto que este protótipo do Johnny deveria estar no LeiriaCon 2009 numa versão a ser jogada por playtesters sem experiência anterior no jogo para que pudessem dar ao Johnny uma opinião do que acham que poderia ser melhorado. Não será uma experiência negativa, posso assegurar-vos e pode ser um dos mais úteis testes que se podem fazer.

No encontro seguinte, a 27, no Porto, pude experimentar o Princes of Machu Pichu. Este novo design de Marc Gerdts, desta vez sem um rondel evidente, ainda que a mecânica de movimento dos príncipes pela cidade seja similar, era um dos que andava para experimentar. O Asur teve a amabilidade de me ensinar a mim e ao Nazgûl, sendo que a Carla também jogou connosco.

O jogo não é desinteressante. Mas também não posso dizer que tenha gostado muito. Achei-o algo confuso e demasiado revolto em termos de passos para se atingirem os objectivos. O tema é completamente artificial e não contribui em nada para que os jogadores se orientem ou mantenham uma clara imagem do que devem conseguir. Também não achei piada nenhuma à forma de pontuar no caso de não chegarem os espanhóis à cidade. Mas devo jogá-lo outra vez. Pelo menos para lhe dar a justa oportunidade de me fazer mudar de ideias. Neste momento o meu jogo preferido do senhor Gerdts continua a ser o Hamburgum.

E dia 29 foi o encontro mensal. Já outros o comentaram e, de facto, devo concordar com eles que foi um excelente encontro. Experimentaram-se coisas novas, revisitaram-se clássicos e a diversão foi geral.

A minha experiência começou com mais uma novidade, o Le Havre. Deste gostei bastante. Para já, mais do que do Agricola, devo dizer. Não me saí bem, fiz uma pontuação muito fraca, mas gostei da evolução do jogo, das decisões estratégico-tácticas que apresenta e da forma como decorre. Ainda que seja um jogo complexo, as linhas de evolução são relativamente claras. A relação entre os vários recursos está bem implementada e o tema acaba por transparecer. Afinal é um jogo essencialmente económico onde o objetivo é fazer mais dinheiro, sem com isso perder de vista as necessidades básicas. Joguei com a Cristy e o Golden Claw que já há muito não nos fazia companhia e que acabaria por ganhar com pouca margem sobre a Cristy, mesmo que esta não tenha conseguido fazer uso do barco no final por falta de energia. Eu tive problemas alimentares e de contrair empréstimos que poderia ter evitado, não tivesse abatido uma vaca a mais num certo turno...

Depois a tarde já ia avançada e eu tinha um compromisso para depois do jantar. Por isso comemos e eu fui tratar dos meus assuntos. Mas regressei para três mãos de Lost Cities em que a Cat Ballou me derrotou cabalmente.

O Lancelot queria conhecer o Ticket to Ride: Europe. Eu tinha-o na minha saca e por isso juntá-mo-nos à Cat Ballou e Zendi Sarai para uma partida. Correu muito bem. Foi um jogo relativamente renhido, com bastantes disputas na zona central do mapa e com o Lancelot quase a impedir-me de cumprir o objectivo de ligar Palermo a Moscovo. Tive que usar uma estação. Acabei por ganhar por ter conseguido uma linha contínua muito interessante (44 carruagens) e ter cumprido quase todos os objectivos.

Rumores de um Powergrid andavam no ar... e eu fiquei interessado. Depois de a malta do espaço ter terminado uma missão em Space Alert, juntei-me a eles para jogar este clássico num mapa novo para mim, a Benelux.

Foi um jogo interessante, uma novidade para o mike.pt que se portou muito bem. O Golden Claw acabaria por vencer por diferença de dinheiro sobre o Dugy. O mike.pt ficou num excelente 3º lugar para quem está a começar neste brilhante jogo. Depois fiquei eu e o Johnny que se distraiu um pouco...

E eram quase três da manhã! Foi aí que terminou este excelente sábado de jogos, pelo menos para mim... parece que uns três maluquinhos ainda jogaram Il Principe...

Ok. Agora estou actualizado em relação aos encontros...

Um abraço e até breve! Não se esqueçam que em Dezembro o encontro mensal é a 13 com jantar de natal logo a seguir!