2012 foi um ano bastante dedicado aos jogos de tabuleiro.
Novamente participei em todas as convenções nacionais, sendo que fui um dos organizadores em 2 delas: Bragança e Porto.
Infelizmente este ano não decorreu a convenção de Lisboa.
A convenção de Bragança decorreu em Agosto com um número aceitável de participantes e num espaço fantástico, o Museu do Abade Baçal. Novamente se sentiu a falta de participação das pessoas de Bragança.
A convenção do Porto ocorreu novamente em Outubro sendo a primeira convenção com uma estimativa fidedigna do número de participantes. Em relação a 2011 o número de participantes quase duplicou, sendo marcante a presença de curiosos do hobbie.
Um dos pontos altos da convenção foi no sábado de manha as demonstrações de jogos com a presença de crianças e pais de Paranhos. É sempre bom ver a animação das crianças e ver que os jogos de tabuleiro são uma actividade excelente para realizar em família. Outro dos pontos mais interessantes foi ver que mesmo existindo outras salas disponíves os "boardgamers" continuaram na sala principal mesmo com o barulho das crianças…
Este ano fica também marcado pela realização da Ludopólis (que também já se encontra confirmada para 2013) em Lisboa um evento ligado à animação onde participei na aldeia dos jogos da sociedade. Uma experiência muito interessante com bastante gente, principalmente com a presença de escolas e famílias. É sempre interessante dar a conhecer os jogos de tabuleiro a um público mais jovem ou familiar, principalmente ao ar livre e num espaço muito interessante como o Jardim Botânico Tropical.
2012 ficou também marcado pelo crescimento do número de participantes nos encontros regulares do Grupo de Boardgamers do Porto. E principalmente por várias actividades de divulgação do hobbie:
A partir de Abril/Maio depois da saída de um excelente artigo sobre o grupo de Boardgamers do Porto e os jogos de tabuleiro https://jpn.c2com.up.pt/2012/04/18/porto_encontros_semanais_conservam_pratica_dos_jogos_de_tabuleiro.html que também continha informação sobre encontros de jogos de tabuleiro no Breyner 85 um espaço cultural do Porto começamos com sessões de divulgação principalmente eu e o Mallgur neste espaço. Sendo que os habituais deste espaço adoraram jogos como 6 Nimmt e Time's Up, mas chegando a jogar também jogos mais pesados.
Embora não tenha as condições ideais para a prática de jogos de tabuleiro, nem seja um espaço muito grande neste momento é já um local habitual para um novo encontro semanal do Grupo do Porto embora se tenha perdido a parte da divulgação, tornando-se cada vez mais um espaço para jogarmos apenas entre nós.
Em Setembro os jogos de tabuleiro estiveram 2 dias no Hard Club no evento Portusaki um evento ligado há cultura japonesa. Em Outubro o grupo voltou a estar presente num evento do género mas de maior dimensão o Iberanime. Neste tipo de eventos os jogos de tabuleiro funcionam muito bem. O público participante deste tipo de eventos está aberto a novas experiências e acabam por gostar dos jogos de tabuleiro. Sendo que nos 2 eventos o espaço de que disponhamos chegou a ser pequeno durante muito tempo.
Em Setembro (embora eu não tenha estado presente) o Grupo do Porto realizou também uma sessão de divulgação no Museu do Vinho do Porto.
Em Outubro depois de termos estado presentes no Iberanime realizamos uma sessão de divulgação num Colégio em Gaia para crianças dos 5º e 6º anos. A cada hora tinhamos a presença de uma turma e sendo só 3 elementos foi um bocado complicado. Mas acima de tudo muito divertido.Alguns de nós não aguentaram e ficaram até sem voz… Uns fracos!
Em Novembro o Grupo de Boardgamers do Porto esteve presente na semana cultural da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina, no grande salão nobre da Faculdade de Medicina muitos futuros médicos tiveram o primeiro contacto com os jogos de tabuleiro modernos. Mais uma excelente sessão de divulgação.
2012 foi para mim um ano em cheio de jogos de tabuleiro, quer jogando quer divulgando os mesmos. A ver se 2013 será pelo menos igual…
Venha então 2013!