Ao estilo das listas que vejo pelo BGG:
Em 2018 levei à mesa 154 jogos diferentes um total de 681 vezes. Não consegui ver quantos destes eram novos para mim. Alguém sabe como obter esse dado do BGG?
Os mais jogados foram na sua maioria fillers:
Linko! - 44 (jogado a 3, 4 e 5, funciona bem com todos os números de jogadores, rápido e divertido – é como os amendoins, depois de começar é um atrás do outro)
Azul - 34 (estreado em 2018 - já estou farto do jogo, mas continua a ser solicitado – dentro deste género só o Splendor mantém a frescura depois de deixar de ser novidade)
Codenames - 28 (funciona muito bem com grupos grandes, tem sido uma excelente porta de entrada para novos jogadores)
Hanamikoji - 24 (melhor jogo para 2 in my book - estreado também este ano)
Coloretto - 22 (o jogo que me introduziu nos board games, cortesia do Mallgur e do Lautresault num encontro no Porto há bastantes anos atrás. Sempre fresco, recorrentemente jogado apesar da concorrência)
Turn the Tide - 20 (muito longo para o que é, mas quando o filho gosta e quer jogar há que aproveitar. Um clone do For Sale, mas para pior)
The Great Dalmuti - 19 (fabuloso trick taking game para mais de 4 jogadores - só o estreei em Dezembro, mas saltou rapidamente para o estrelato e prevejo que vá ocupar o número um dos mais jogados no ano que vem)
Roll for the Galaxy - 19 (jogado principalmente a dois - confirmei a impressão inicial de que é muito inferior ao Race. Custou-me um bocado a aceitar porque queria mesmo gostar do jogo mais do que o que gosto na realidade).
Race for the Galaxy - 18 (mais umas centenas de jogos no Boardgame Arena - prefiro jogá-lo a 2 e se jogado com quem conhece o jogo este é bem capaz de disputar o título de melhor jogo para 2 com o Hanamikoji)
High Society - 17 (knizia, leilão com vários twists, filler - fabuloso - só descoberto este ano com a saída da nova edição, mas vai de certeza perdurar)
—
Atualização para copiar o formato do Mallgur:
Outros aspectos curiosos:
Primeiro jogo do ano: Rise of Augustus
Último jogo do ano: The Great Dalmuti
Mês com mais partidas: Agosto (128)
Mês com menos partidas: Junho (17)
Jogos que chegaram a 5 partidas no total: 20 (Robinson Crusoe: Adventures on the Cursed Island 9, The Game 8, The Lord of the Rings: The Card Game 8, Murano 8, Parade 8, Peloponnes Card Game 8, Rise of Augustus 8, Coimbra 7, Flamme Rouge 7, Um Reifenbreite 7, Felicity: The Cat in the Sack 6, Five Tribes 6, Top Race 6, Winner's Circle 6, Dominion 5, Kanban 5, NOIR: Deductive Mystery Game 5, Roma 5, Tides of Madness 5)
Jogos que chegaram a 10 partidas no total: 14 (Hanamikoji 24, Coloretto 22, Turn the Tide 20, The Great Dalmuti 19, Roll for the Galaxy 19, Race for the Galaxy 18, High Society 17, Qwixx 15, Straw 15, 7 Ronin 12, Battle Line 11, Ghost Stories 11, Red7 11)
Jogos que chegaram às 25 partidas no total: 3 (Linko! 44, Azul 34, Codenames 28)
Total de partidas no histórico ao final de 2018: 2736 de 365 jogos diferentes.
---E o vosso ano?