21º Encontro Mensal de Roleplayers do Porto

Nunca jogaste um RPG?

No próximo dia 7 de Janeiro, o grupo de Roleplayers do Porto vai encontrar-se mais uma vez para jogar e conviver. Estes encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de trazer qualquer jogo ou de ter qualquer experiência prévia com RPGs.

Não há inscrições nem é preciso pagar nada, basta aparecer. Esta é uma oportunidade para jogar RPGs, fazer novas amizades e passar um bom bocado. O encontro começa a partir das 14:00 durando a tarde toda e podendo eventualmente estender-se até à noite.

Se entretanto quiseres saber mais sobre o que são os Roleplaying Games, visita esta secção do AbreoJogo. Se tiveres qualquer dúvida ou problema em chegar até ao local (mapa do Google), não hesites em perguntar aqui ou enviar mensagem pelo contactos Rick Danger ou wulfgars. O espaço onde estes eventos se realizam é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.


Tenho pronto um playset português para experimentarmos Fiasco, se quiserem. Podem ver-lo e até editar-lo neste link do google docs:

https://docs.google.com/document/d/1aoHAGUG6bHFdFfqKP4W4wqYxsjac2JKulbSi5zcvQ6w/edit

[quote=Bully Pulpit Games]THINGS CAN GO WRONG, FAST…

…Maybe some dude from youth group talked you into boosting a case of motor oil, but now your cousin is dead in a swamp and you killed him. Maybe you and your girlfriend figured you could scare your wife into a divorce, but things went pear-shaped and now a gang of cranked-up Mexicans with latex gloves and a pit bull are looking for you.

It seemed like such a good idea at the time.

Fiasco is inspired by cinematic tales of small time capers gone disastrously wrong – inspired by films like Blood Simple, Fargo, The Way of the Gun, Burn After Reading, and A Simple Plan. You’ll play ordinary people with powerful ambition and poor impulse control. There will be big dreams and flawed execution. It won’t go well for them, to put it mildly, and in the end it will probably all go south in a glorious heap of jealousy, murder, and recrimination. Lives and reputations will be lost, painful wisdom will be gained, and if you are really lucky, your guy just might end up back where he started.

Fiasco is an award-winning, GM-less game for 3-5 players, designed to be played in a few hours with six-sided dice and no preparation. During a game you will engineer and play out stupid, disastrous situations, usually at the intersection of greed, fear, and lust. It’s like making your own Coen brothers movie, in about the same amount of time it’d take to watch one.[/quote]

Olá, olá!

Sempre jogaram Fiasco? Como correu? E que tal o teu playset? :)

Gosto bastante do Fiasco; a ver se experimentamos o teu playset cá em Lisboa.

Abraço!

Ah, desculpa, vi mal a data; ainda não aconteceu, este encontro... :P

Bom, depois contem! ;)

Abraços!

Foi bastante porreira, a sessão.

Devido ao numero de jogadores, e ao facto de alguns terem de sair cedo, fizeram-se dois grupos, um de 3 e outro de 4.

Eu estava no grupo de 4, onde surgiu uma história digna de uma telenovela: o Marreiros FC, um clube de futebol, no primeiro ano na primeira liga, mas com dificuldades, dentro e fora do campo, em manter-se lá; um magnata (Mr Falcon) e uma prostituta de luxo, que controlava os cordelinhos de quase todos; o capitão da equipa, que tentava manter a posição na equipa, a amante e a mulher frigida, mas rica; o guarda-redes, com a historia da familia ligada a do clube (e aos terrenos deste), que vendia os resultados dos jogos.

Ironicamente, o final acabou não com um fiasco, mas com um fim de anti-telenovela:

- o sr. Falcon ilibado de todas as acusações dos crimes que cometera, sai a cheirar a rosas, e mais rico do que começou;

- a prostituta, agora com o dinheiro de diversos desfalques, sobe na vida e parte para St Tropez, na companhia de do sr. Falcon;

- o capitão da equipa perde a amante, a mulher (morta), o dinheiro e o lugar no clube, descobre a religião e um novo prazer como coordenador desportivo no seminário, para voltar a perder tudo num escandalo por causa do envolvimento com uma freira;

- o guarda redes acaba como bode espiatório, culpado não só da morte do vice presidente da camara de Barreiros (que tinha morto), mas também da morte do capitão e de diversos outros crimes, e terminando a vida preso, tendo como unico prazer manter a horta da cadeia

- o Barreiros FC perde o lugar na Primeira Liga e os terrenos do Estádio.

Quanto ao outro grupo, acabaram antes de nós, mas riam-se perdidamente, e parece que acabaram todos no hospital (ou na morgue?)

Obrigado ao Ric por trazer este jogo e fazer um cenário especial para a ocasião, mais personalizado.

[quote]o Barreiros FC perde o lugar na Primeira Liga e os terrenos do Estádio[/quote]Acho que queres dizer "Marreiros FC", o "Barreiros" seria o clube rival que, graças ás maquinações do Sr. Falcon ganhou o campeonato :)

Obrigado por terem experimentado este playset. Para já, deu a ideia de ter suficientes elementos de futebol sem ser propriamente acerca de futebol dando para uma certa variedade de fiascos. Relembro que ele está disponível publicamente aqui: https://docs.google.com/document/d/1aoHAGUG6bHFdFfqKP4W4wqYxsjac2JKulbSi5zcvQ6w/edit

Epá, lindo...! :D

Que fixe que tiveram duas sessões e que correram bem, pelo que tou a ver!

Gosto muito do Fiasco e espero que o pessoal todo por aí também tenha gostado!

A ver se experimentamos o teu playset em breve, Ricardo! Tá muita bem esgalhado e tivemos quase para o fazer no último encontro de Roleplayers de Lisboa. :)

Abraços e bons jogos!

A primeira parte da gravação da nossa sessão já está disponível no podcast.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/01/14/51-sessao-de-jogo-fiasco-parte-1/

Obrigado ao Bruno, à Débora e ao Pedro por esta minha primeira sessão de Fiasco!

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/01/23/52-sessao-de-jogo-fiasco-parte-2/

Eu acho que nós não estavamos propriamente a seguir as regras......

o startup era fixe:

A mulher, o corno e o amigo.

o amigo roubou o carro ao corno, que subornou o amigo para por a mulher a trabalhar no café do pai, mas a mulher não sabia disso e fez "favores" ao amigo (dai o dito corno) que está vingativo porque ainda não lhe pagaram o prometido do suborno.

Sim..acabou tudo no hospital :D

Da nossa parte, tivemos uma líder de claque prostituta de luxo, um capitão da equipa que andava a trair a mulher, um dono de discoteca e de múltiplos negócios suspeitos e um guarda-redes tesoureiro do clube. É a sessão que pode ser ouvida aqui.