22 de Janeiro - I'm a lumberjack and I'm ok... I'll return to Puerto Rico someday...

Mais um encontro semanal.

Dois dias apenas antes do LeiriaCon, o GBP (Grupo de Boardgamers do Porto, não confundir com moedas...) juntou-se mais uma vez para jogar uns jogos, talvez antecipando um pouco o fim de semana de jogo que se aproxima.

Pela minha parte, tinha prometido experimentar o Puerto Rico com o Joao104. Como ele estava um pouco mais atrasado, fui montando um Flussfieber para ir jogando ante de ele chegar. Mas ele chegou logo depois de estar montado o jogo e, por isso, avançamos na mesma para uma corrida nos perigosos rápidos. Perigosos e teimosos... o segundo tabuleiro de jogo empancou toda a gente e andávamos por ali às voltinhas... Mas a Cat Ballou lá conseguiu passar, depois o Cláudio, depois eu... O Joao104 e o Crashburner entretanto estavam entretidíssimos a fazer com que cada um deles ficasse para trás do outro.

A Cat Ballou foi ganhando vantagem e nos tabuleiros seguintes o rpincipal esforço era tentar que ela não ganhasse facilmente, mas, apesar dos meus esforço, não foi possível. Os lenhadores da Cat Ballou foram mesmo os primeiros a terminar o percurso, apenas com a minha lenhadora a intrepor-se entre os dois primeiros.

Depois lá fomos para o Puerto Rico. O Crashburner trocou de lugar com o A_Original e após algumas explicações ao Cláudio e Joao104, começamos o jogo. Sendo que eu e o A_Original eramos os mais experientes no jogo, tentamos colocar os iniciados entre nós para que houvesse mais algum equilíbrio.

O A_Original optou por uma estratégia mais lenta, assente na construção e eu tive sempre a sensação de que seria ele a ganhar, principalmente porque foi o primeiro a construir um edifício especial que lhe poderia dar 7 pontos extra, uma vez que o seus espaços para plantações estavam todos ocupados. Eu optei pela produção e envio de mercadorias. Fui fazendo alguns pontos assim e o A_Original tinha alguns problemas porque perdia quase toda a sua produção no final da fase do Capitão.

Tive sorte. A Cat Ballou escolheu o Capitão e acabaram assim os pontos de vitória, no turno antes de o A_Original poder colocar um colono no edifício especial. Isso fez com que ele não recebesse os 7 pontos o que permitiu que eu ganhasse por 3 pontos de vantagem sobre os três novatos (que empataram todos com 32) e 5 sobre o A_Original. Aquele edifício, se estivesse ocupado dava-lhe a vitória de certeza.

Foi bom voltar a jogar este Puerto Rico. Desde Março do ano passado que o não jogava e foi quase como rever um bom amigo de quem estamos afastados há muito tempo.

Mais um excelente encontro e noite de convívio.

E amanhã, LeiriaCon!!! Wheeeheeeee...