Hehe… Título enganador este. Nunca houve dúvida.
Atrasei-me um pouco para este encontro. Já se jogava por lá quando chegamos.
Um Airships mesmo a terminar com JohnnyBeGood, Femme Fatale, Joana e Asur. Um Mykerinos com o Larkin e dois parceiros (lá está a minha memória falhar com os nomes) e o Dugy e a Cristy num Aton.
No fim do Airships preparámo-nos para o Brass.
Brass, que vou deixar para o fim.
A saber, entretanto, que a Zenaida, o Egas, o Pedro, seu filho, e a Cat Ballou jogaram Blokus, Geschenkt e Bohnanza.
A Joana acabaria a noite a jogar Battleline com o Crashburner, que esteve algum tempo a assistir ao Brass.
A Femme Fatale e a Cristy foram tentar fazer mais um par de conversões para o Tichu. Terão sido bem sucedidas? Estará o bichinho do Tichu à beira de se tornar pandémico?
E o Brass? O jogo do ano para os nossos amigos do SpielPortugal. Que penso eu deste Brass? E que é que isso vos interessa?
Não sei… Mas vou dizer na mesma.
Não fiquei fascinado. É um jogo um bocado picuinhas. A certa altura pensei, “isto são mais regras que jogo”. Mas na segunda fase já comecei a apanhar melhor os conceitos e ideias. De tal modo que ao fim do primeiro turno na fase de caminhos de ferro acertei em quem ia ganhar. Isto porque nessa altura, depois de ter visto a pontuação da primeira fase, pude vislumbrar uma possível estratégia de vitória.
É um jogo económico, complexo e pesadote. Tem algumas coisas que me parecem mal conseguidas, por exemplo o sistema de procura internacional que nunca sobe, só desce, e só compensa realmente ser usado pelo primeiro a conseguir fazê-lo. Mas por outro lado tem algumas coisas engraçadas, como seja a mudança entre a fase dos canais e do caminho de ferro, que faz lembrar o Amun-Re.
Não vou julgar este jogo com apenas uma partida, principalmente quando nenhum dos intervenientes estava muito seguro das regras. Seria injusto.
É um jogo a tentar de novo, com mais tempo e conhecimento das regras, certamente. Talvez nessa altura vos possa trazer realmente uma review.
Foi mais uma boa noite de jogatina.
Até à próxima.

.
...