24 e 31 de Janeiro - As duas últimas sessões de Janeiro do Grupo do Porto

Mais uma vez, deixei-me atrasar no blog. Entre o trabalho deslocalizado em Lisboa e a LeiriaCon 2008 acabei por não encontrar muito tempo...

As duas últimas sessões do mês de Janeiro do Grupo do Porto realizaram-se dia 24 e dia 31. Pelo meio esteve a LeiriaCon2008 que terá, naturalmente, uma entrada neste blog só para si.

24 Janeiro - Expedições, ovos, invenções e Samurais...

No dia 24 separamo-nos em dois grupos. Num jogou-se Expedition, trazido pelo zenaopt a que se juntaram o AlbinScott, a Pati, a Zenaida e o PCC1972. Não conheço o jogo e o BGG está em baixo neste momento. Fiquei com a ideia de que seria um jogo em que os participantes têm que fazer expedições gerindo equipamento e dinheiro necessários às mesmas. Não pude perceber se cada um teria uma expedição própria ou se todos poderiam fazer expedições livres. Mas pareceu-me que todos os participantes estavam interessados e absorvidos pelo jogo.

Digo isto porque o resto de nós, mesmo ali ao lado, se juntou para um louco Eiertanz... Durante um pedaço eu, o JohnnyBeGood, a FemmeFatale, o Neonaeon, a CatBallou, o Jorge e a Hello Kitty cacarejamos, corremos e lutamos por ovos de borracha saltitantes que depois segurávamos durante o jogo nas posições mais estranhas. Hilariante...

Eu declinei uma segunda partida desta loucura porque tinha jantado havia pouco tempo e temia uma congestão de esforço...

Fui procurando outras coisas que jogar.

Depois da segunda e frenética partida de Eiertanz terminar o JohnnyBeGood explicou e jogou o Maestro Leonardo comigo, a Cat Ballou, a Hello Kitty e o Jorge. É um jogo interessante, este. Eu errei na interpretação das regras e acabei por fazer uma batotita involuntária... A Hello Kitty ganhou muito bem.

Na outra mesa, Zenaida, PCC1972 e Zenaopt procuravam dominar o Japão usando os seus Samurais.

Foi mais uma noite divertida.

Creio que devo ter esquecido algum nome ou trocado os participantes nos jogos. Peço que me corrijam se for esse o caso. De qualquer modo o mais importante foi o tempo bem passado que partilhámos.

31 Janeiro - Krauts vs Bifes; Corridas de cavalos e manadas de bois...

Há algo etéreo numa madrugada de guerra. O nevoeiro matinal e a aparente calma sobre as trincheiras são bruscamente abalados pelo troar da artilharia e o matraquear das metralhadoras. Mesmo com o barulho dos motores dos seus Camel os quatro pilotos aliados que voavam numa bela formação em losango sentiam as vibrações do ar.

Podiam distinguir lá em baixo as silhuetas dos homens que corriam pela lama infecta das trincheiras procurando fugir às explosões que um pouco por todo o lado levantavam a terra em grandes cones invertidos. Mas mesmo este dantesco espectáculo tinha que ser ignorado. Os céus não são menos infernais que as trincheiras por serem mais limpos. Lá ao fundo já podem ver quatro manchas escuras que crescem rapidamente.

Em breve Mallgur, que encabeça o losango aliado, pode distinguir as formas dos aviões alemães. São três triplanos Fokker e um Albatros. Uma formação complicada de enfrentar. Logo percebe que dois dos triplanos estão a afastar-se para cada um dos lados enquanto o Albatros segue à frente do restante numa linha recta.

Sinaliza aos seus companheiros de formação para que se separem em dois grupos. Para a esquerda irá ele e FemmeFatale. Para a direita Albinscott e Mig-L. Pretende assim contrariar a evidente tentativa de flanquear dos alemães. "Krauts, Krauts... Não pensem que somos assim tão ingénuos", pensa.

Rapidamente se aproximam dos Fokker que se afastaram da formação. Mallgur não reconhece o avião que veio para o seu lado. Deve ser um rookie alemão. Tanto melhor. Mais tarde saberá que este rookie se chamava Andrej. Ao centro vem Johann B Gutt no terceiro Fokker e o ás a quem um jovem soldado das trincheiras, com uma imaginação prodigiosa, chamou um dia Nazgul.

Lá ao longe Albinscott e Mig-L, o rookie aliado, identificam o avião de JorgSa.

A adrenalina entra em acção mal os primeiros disparos são trocados. Mallgur é atingido por três rajadas mas o dano é mínimo e o ruído típico de armas encravadas sobressai por duas vezes dos aviões de Andej e Johann Gutt. Femme Fatale não tem tanta sorte, mas aguenta o seu Camel no ar.

Entre o louco voltear dos aviões e o disparo das metralhadoras ninguém perde muito tempo a ver o que se passa com os outros. A necessidade de sobreviver e a vontade de abater os inimigos obrigam a uma concentração total. Só quando o rookie alemão se afasta da zona mais complicada da batalha e Mallgur o segue há tempo para perceber que FemmFatale já não voa mais. Do lado alemão também JorgSa caiu. Sobram três para cada lado.

Andrej tenta fugir a Mallgur, mas o Camel é um pouco mais rápido e o jovem alemão volta a direccionar o seu avião para o centro da batalha. Ao aproximarem-se Mallgur tem oportunidade de finalmente disparar e Mig-L junta-se a ele para abaterem o rookie alemão.

O avião de Mig-L está em farrapos. Nazgul e Johann aproximam-se e por três vezes Mig-L escapa a rajadas que passam muito próximo. Albinscott também está em dificuldades, mas vai resistindo.

Trocam-se mais disparos e de repente o campo fica mais equilibrado... Mig-L cai, Albinscott também e o Albatros de Nazgul explode aparatosamente. Sobram dois pilotos. Mallgur e Johann ambos com alguns danos, mas o Fokker parece ter sofrido mais. As manobras sucedem-se, Mallgur tem Johann na mira e abre fogo... e o Fokker inicia uma vertiginosa queda para junto das trincheiras.

Os soldados aliados que assistiam ao combate gritam vivas e exultam com a derrota dos alemães. Mallgur faz uma pequena acrobacia para dar mais ânimo às hostes aliadas e os soldados gritam para as trincheiras alemãs "Então Krauts? Mudem um pouco. Estámos fartos de comer salsicha!"

(Afinal o final não foi bem como me lembrava... vejam a correcção do Nazgul abaixo)

Entretanto, longe dos horrores da guerra, a alta sociedade diverte-se apostando nas corridas de cavalos. David, Orlando, PCC1972, Hello Kitty, Zenaida e Cat Ballou jogaram uma partida de Winner's Circle. Não sei quem terá arrecadado mais dinheiro, mas divertiram-se certamente, pois os risos e palavras de "picanço" foram sendo constantes.

Terminamos a noite com um 6 Nimmt a 9... muito caótico, mas muito divertido, que o Orlando ganhou. O JohnnyBeGood, a Femme Fatale, o Albinscott e o Mig-L experimentaram mais um protótipo do Johnny. Será que temos aqui um Knizia português?

Foi mais uma noite bem passada. Na próxima quinta há mais...

Até lá!

24 - Janeiro

Também joguei ao Expedition. É engraçado, com umas reminiscências do Ticket to Ride. Há 3 expedições diferentes que os jogadores têm que controlar de modo a que passem nos seus destinos de viagem.

31 - Janeiro

Lindo resumo da fogosa batalha nos céus do Somme.

No fim fiquei eu, o albinscott e o Mallgur (O JonnhyBeeGood, infelizmente, já tinha caído), e foi nesse instante que o meu Albatros e o Camel do albinscott se destruiram em simultâneo.

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Pois… Parece que o meu cérebro ficou afectado com um dos estilhaços! Pensava que era só uma ferida ligeira e afinal até tenho dificuldade em lembrar-me do que se passou ontem…

Mallgur, obrigado pelo excelente relatório da sessão d'ontem. Ainda fiquei com mais pena de não ter podido aparecer.

Se o Johnny é o tuga Knizia, serás tu o tuga Ken Follet ?

Correcção sobre o Expedition: não envolve dinheiro e o Ticket to Ride é que tem reminiscências deste já que o Expedition é bem mais antigo (2004 vs 1996/1985).

As reminiscências eram relativas ao meu intervalo temporal de jogos, uma vez que joguei primeiro ao Ticket.

Fica anotada a correcção!

:slight_smile:
_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Passa lá isso pra ingles e posta no BGG !!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Excelente narrativa Mallgur!!!

A dada altura até me pareceu ouvir um segunda voz enquanto lia a tua prosa... assim tipo a voz do Vitor Espadinha :)...

Mas sim, foi tal como descreveste (correcção feita pelo Nazgul... eu caí um pouco antes). Só te esqueceste de dizer que vocês tinham do vosso lado o Mig "Matrix" L, que outra alcuna poderia ter, depois de ser metralhado incessantemente de todos os lados, e conseguir escapar (foram pelo menos uns 3 zeros seguidos!!!).

No entanto, seja dita a verdade, em função da animosidade criada em volta desta batalha, os Aliados não sucumbiram à pressão e deram mesmo a volta por cima.

Tótós 1 - Krauts 0

Fica registado!

Ah! Nota de mérito ao Às dos Ares Nazgul... Excelente!

Quanto à sessão em si, e passada a turbulência nos ares, notei que compareceram reforços e que a noite foi bastante animada. Mais uma vez, Obrigado aos Beta-testers (Albinscott e Mig-L), desta vez a testar um joguinho simples de tabuleiro, colorido e ainda sem nome.

Ouvi alguém falar em sessão na 2ª à noite?

[quote=Firepigeon]Passa lá isso pra ingles e posta no BGG !!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM[/quote]

Não será fácil! Mas seria um deleite para os leitores internacionais!...

OH Ricardo!!! Arranja lá uma maneira dum tipo dar aqui uns thumbs up!!! (tou estragado pelo BGG é o que é!)

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

O Mallgur, na sessão de dia 24, ainda antes do Eiertanz, não jogámos também uma partida do teu Filou (muito engraçado por sinal)?

do "era para ver se vocês estavam atentos".

Vale a pena teres assim uns enganozitos pelo meio...

há logo mais participação ;-).. isto para além, claro, da qualidade literária intrínseca à tua prosa.

Aqui fica o report em Inglês, com algumas correcções.

https://www.boardgamegeek.com/thread/292149