26 de Junho - XXL ... Coloretto e Notre Dame

Na passada terça, dia 26, lá ocorreu mais uma sessão na XXL.

Liguei ao Nazgul para o informar de que tinha o seu Taluva para lhe entregar e fiquei à espera dele.

Depois de ele chegar tive que esvaziar o meu carrinho de todos os jogos para procurar as cartas do Coloretto que se tinham pirado da caixa. Estavam todas, por isso, enquanto não aparecia mais ninguém e como o Nazgul não tinha jogado a 2, lá fizemos um par de mãos. A primeira com o sistema de pontuação habitual, a segunda com o alternativo.

O sistema alternativo muda bastante as coisas e, pelo menos a dois, depois de se terem conjuntos de três cartas fica-se mais depressa com uma linha que tenha só uma carta de bónus. Por outro lado, como há mais cartas para os dois jogadores é muito difícil ficar só com três e só com três cores a pontuar positivo. Tenho que experimentar este sistema alternativo com mais pessoal a ver se faz muita diferença para o normal.

Depois chegou o PCC e o David, seguidos pouco depois pelo Neonaeon que, apesar de um compromisso para jantar, pôde estar no vício (é assim mesmo!) e trouxe alguns dos seus jogos novos. Procurávamos o que jogar a cinco e as alternativas eram algumas, o próprio Coloretto, o Bohnanza, o Korsar, Carcassonne e o novo Cartagena do Neonaeon... como o PCC queria algo um bocadinho mais carnudo que estes, lá fomos para um Notre Dame que só eu e o Nazgul tínhamos já jogado.

Fiz o habitual resumo das regras e do funcionamento do jogo, alertando o Nazgul para os erros que eu tinha cometido quando lho expliquei a ele, e avançamos. O jogo correu-me bem, apesar de uma carta de Notre Dame logo na primeira mão e algumas alturas em que joguei a Hospedaria por não ter mesmo nenhuma carta útil para jogar. Também tive que usar a carruagem para angariar uma moedita numa das minhas jogadas, mesmo que a minha estratégia não fosse a da carruagem. Devido à minha correcção do erro no funcionamento do Hospital (a diminuição de ratos imediata não é cumulativa como, por exemplo, no Banco com as moedas, como eu pensava) foi-me um pouco mais difícil controlar a peste, tendo inclusivamente ultrapassado o limite uma vez. Mesmo assim, certamente por ter jogado o jogo já várias vezes no BSW e ser bastante mais experiente que os outros, ganhei com 64 pontos. Não foi mau...

Mais uma sessão interessante.

AVISO: Na próxima semana não vou estar no Porto. Portanto não contem comigo para o encontro semanal. Gostava, contudo, de saber que o encontro se realizou na mesma. Combinem uns com os outros, levem os vossos jogos e façam-me o favor de se divertir, OK?