27º Encontro Semanal - Porto

Os encontros semanais são realizados todas as Quintas-feiras com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. É um ambiente descontraído onde ganhar não é o mais importante.

O encontro é aberto à participação pública e gratuito, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda e não necessita saber as regras dos jogos pois haverá sempre alguém disponível para as explicar.

Os jogos disponíveis são trazidos voluntariamente por alguns dos participantes, mas também podes trazer jogos que queiras jogar, e existem para todos os gostos, pelo que poderás escolher e experimentar os jogos que serão mais do teu agrado.

O encontro começa por volta das 21:30 e termina quando já não houver gente para jogar. O espaço está aberto até às 06:00h e tem serviço de restauração permanente.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / JohnnyBeGood / Asur.

O espaço onde nos encontramos é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.

Mapa

Mallgur, poderias levar o Homesteaders ?

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=9&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

Podes contar com ele.

Talvez vá jogar um Santiago com o Asur mas se der para encaixar ainda jogo esse também!

Johnny, podes levar o Roll Through the Ages ?

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=9&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

Obrigado Mallgur.

Jogava esse Santiago também, se houver vaga.

Levo o Rebolando pelas Idades e levo um jogo "home made", que não é protótipo nem deixa de ser.

Não tendo ficado maravilhado com o AoI, mas reconhecendo alguns aspectos positivos nas mecânicas do jogo, aproveitei ideias daqui e dali para finalmente fazer um jogo centrado na economia portuguesa e nos produtos que mais se destacam, O vinho, a Cortiça e a Pesca.

Funciona como o Brass/AoI no que diz respeito à mecânica base de desenvolvimento de Indústrias e respectiva colocação e activação, mas não é "card driven".

Uma diferença fundamental é a existência de Produtores primários e Indústrias de transformação.

A inexistência de cartas poderia apontar para um jogo que se poderia tornar sempre igual, mas as restrições (não muitas) à construção e o facto de existirem cartas de bónus que podem potenciar a pontuação e estas abrangem várias àreas e são distribuidas aleatoriamente no inicio do jogo.

Os jogadores terão que gerir o seu dinheiro de mão, assim como a sua conta bancária (esta poderá dar um rendimento em juros a cada turno), assim como terão que gerir os gastos com a sua rede de distribuição, pois esta tem custos.

Uma outra diferença é o facto das indústrias requererem mão de obra, e esta, mais tarde ou mais cedo ficará indisponível, pelo que será necessário satisfazer as necessidades de algumas cidades que poderão crescer e com isso ganhar mais população.

O jogo tem duas fases de pontuação, uma assim que se atingir a metade do jogo e outra no final.

O jogo termina assim que não existir população disponível ou assim que sejam gastas as 100 unidades de tempo que dura o jogo. Sempre que os jogadores constroem uma indústria, são gastas unidades de tempo iguais ao nível da indústria, assim como, no final de cada ronda o marcador é movido n unidades, em função do nº de jogadores.

Os jogadores poderão, em função das cartas de bonus que possuem, delinear uma estratégia, ou se estas não agradarem, pagar para desenvolver essas cartas, isto é, substituir por outras - mas isso terá um custo.

Existem ainda dois tipos de actividades extra: Restauração e Banca.

No final, os jogadores poderão obter bónus em função das diversas cartas (Logistics, Financial, Real Estate, Industrial, Producer, Export, Overseas, Retail).

Por agora só tenho o Mapa de Portugal e respectivos player mats, tendo já testado o jogo a dois com resultados muito satisfatórios, mas poderá ser adaptado a outras realidades, outros Países.

O nome é Making Fortune in Portugal.

Apesar de algumas semelhanças com Brass/AoI, trata-se de uma forma completamente diferente de abordar o assunto, uma vez que apesar de ser necessário delinear uma estratégia é necessário dar respostas tácticas de acordo com o que os adversários estiverem a tentar fazer - o jogo dispoõe de mecanismos para flexibilizar a interacção e disputa de segmentos económicos, sendo possível fazer Take-overs a indústrias dos adversários.

Como disse, testei a dois, mas está preparado para 2 a 5 jogadores. A dois, o jogo demorou cerca de uma hora.

As minhas (In)definições no TuJogas.com

Boas,

Se ainda houver lugar gostava de experimentar o protótipo. Parece ser muito fixe!!!

Ainda queres jogar o Tikal Pedro ou já estas ocupado para esta semana?

Leva e depois vê-se. O Santiago está mais ou menos marcado, mas posso não jogar Homesteaders e jogar Tikal... Logo se vê como corre.

Obrigado pela lembrança.

Caso consiga ir Quinta (e consiga perceber as regras :p), quem alinha no recém chegado Frontline General: Spearpoint 1943?

O jogo parece-me interessante, agora as regras podiam estar melhor estruturadas...

eu alinho nesse Frontline General: Spearpoint 1943.

Mas ainda sou um novato nos wargames...

[quote=joao104]

eu alinho nesse Frontline General: Spearpoint 1943.

Mas ainda sou um novato nos wargames...

[/quote]

Eu digo exactamente o mesmo se houver espaço e sendo eu também novato nos wargames alinho com voces.

E antes que me esqueça Rick é possivel levares o Go?

... que somos quase todos, no próximo sábado há encontro de Wargames!

E já vou ter o meu Memoir 44 disponível que é ideal para começar... Apareçam.

[quote=Duartopoly]E antes que me esqueça Rick é possivel levares o Go?[/quote]Em princípio, não vou poder alombar com o tabuleiro. Talvez Sábado?

[quote=Rick Danger]

[quote=Duartopoly]E antes que me esqueça Rick é possivel levares o Go?[/quote]Em princípio, não vou poder alombar com o tabuleiro. Talvez Sábado?

[/quote]

em principio... nao mas logo que saiba digo-te.

Go (12)
Tichu (3)
Chess (1)
Tikal (1)

Não estou certo do número de partidas de Tichu e Go. Se alguém puder precisar esses números, agradeço.

Edição: Corrigidos valores de partidas.

Da parte do Go eu sei que eu a Diana e o Rick jogamos umas 11 partidas.

Apesar do RickDanger ainda ter jogado mais uma se não me engano.

[quote=Duartopoly]Apesar do RickDanger ainda ter jogado mais uma se não me engano.[/quote]Sim, tudo em 9x9. Também ainda se jogou Xadrez e L5R.

Corrigido. Obrigado.