28 e 30 de Agosto - Novos elementos e visitantes no encontro semanal e mensal

Nos dois últimos encontros de Agosto, o semanal a 28 e o mensal a 30, tive oportunidade de apresentar o grupo a novos elementos e a visitantes. Algo sempre aliciante, poder ver a surpresa e o gozo que a descoberta deste nosso hobby pode trazer a quem contacta com ele pela primeira vez.

Assim, na noite de 28, juntou-se a nós o Pedro Henrique com quem tinha conversado acerca de jogos durante um casamento, precisamente no sábado anterior. Ele ficou interessado e juntou-se a nós no Indoor Karting de Espinho para conhecer algumas coisas novas. Com a ajuda da Cat Ballou, jogamos Citadels que creio ter agradado. A mecânica da escolha dos papéis é sempre uma novidade para quem se junta a nós pela primeira vez, mas também é algo que fascina. O Citadels, neste aspecto, costuma ser uma boa aposta pois é relativamente simples, mas ao mesmo tempo apresenta decisões estratégicas interessantes e ao fim de um par de rondas o novo jogador já está a pensar em quais serão as suas melhores opções, já tenta adivinhar quem terá escolhido o quê, etc. Mesmo tendo em conta que a três o jogo tem que sofrer algumas alterações e que se joga com duas personagens, ele lidou bem com a coisa.

A Pati juntou-se também a nós. Com ela passámos para o Bohnanza. Foi um jogo animado e também me pareceu causar boa impressão, como é habitual neste jogo.

Entre partidas e conversa, a hora já se ia alongando e então terminámos com um simples Coloretto.

Creio que correu bem e que o Pedro ficou convencido. Pelo menos também apareceu no sábado seguinte...

No dia 30 foi o encontro mensal.

Através do BGG tive o contacto do Pedrator que se mostrou interessado em participar. Lá veio de comboio até à Invicta e depois à minha boleia para o Cristal Park. Vinha com ideias de conhecer alguns jogos...

Já estava malta pela esplanada do Tropical... O Johnny montou o seu "Clean Out: Napoli" em nova versão e apresentou-o ao RickDanger, Albinscott e ao Miguel que creio participava pela primeira vez num dos encontros mensais.

O Asur preparou o Brass e eu ratei de apresentar o Mr. Jack ao Pedrator que me tinha pedido para lho mostrar. Jogamos duas partidas.

Depois o Dugy e a Cristy juntaram-se a nós para um Pillars of the Earth (outro pedido do Pedrator) que correu bem. Tive alguma vantagem de estar a jpgar contra três pessoas que nunca o tinham experimentado antes, mas isso só me permitiu ganhar por um par de pontos.

O Pedro Henrique tinha entretanto chegado com a Mafalda e dado o número de jogadores pareceu-me boa ideia jogar Wits & Wagers. Foram duas partidas animadas, como também é habitual neste jogo.

Depois o Pedrator teve que ir apanhar o comboio para Braga. Levei-o à estação e regressei para jantar com a malta. Era noite de Porto-Benfica e o Tropical encheu... Fizemos uma pausa no jogos para comer. Depois dos 90 minutos desperdiçados, lá pudemos voltar à jogatina.

Pude estrear o meu Um Reifenbreite e gostei bastante desta "simulação" de ciclismo. Joguei com a Cat Ballou o Pedro Henrique e a Mafald, usando as regras normais. a mecânica de utilização de cartas para substituir os dados em algumas circunstâncias e permitir as fugas está muito interessante, a forma de lidar com as subidas e mesmo a pontuação global pelos 4 ciclistas de cada jogador dão uma sensação muito gratificante de gestão de uma equipa de ciclismo.

Ainda deu para tentarmos converter três pessoas que apareceram por lá com o Monopólio... espero que a experiência com esse jogo não os tenha afastado para sempre! Nós bem que avisamos que havia ali mesmo muitos jogos mais interessantes, mas eles continuaram a persistir naquela estranha forma de tortura...

Foram duas noites muito interessantes. Creio que teremos mais alguns adeptos em formação. O Pedrator talvez consiga implementar um grupo em Braga e é provável que também apareça em próximos encontros mensais.

Esperemos que sim...

Ainda se experimentou um jogão, o Imperial! Andaram ali a Rússia e o império Austro-Húngaro a bambolear de um lado para o outro, e a Alemanha a ver os barcos a passar, literalmente.

O Johnny e o Dugy empataram na posição de mais interesseiros da guerra. A seguir a Polaroid, e a seguir eu. Mas eu sou boa pessoa demais para um jogo destes... Innocent