Os encontros semanais são realizados todas as Quintas-feiras com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro num ambiente descontraído onde ganhar não é o mais importante.
O encontro é aberto e gratuito. Qualquer pessoa que queira jogar é bem-vinda e não necessita saber as regras dos jogos pois haverá sempre alguém disponível para as explicar.
Este encontro será realizado ONLINE, com base em Discord. Mais detalhes abaixo.
Os jogos disponíveis são trazidos por participantes, mas também podes trazer jogos que queiras jogar. Existem para todos os gostos, pelo que poderás escolher e experimentar os jogos que serão mais do teu agrado.
A ludoteca do grupo está disponível para consulta AQUI, podem solicitar jogos, desde que o façam com alguma antecedência.
O encontro começa por volta das 21:00 e termina quando já não houver gente para jogar. O espaço está aberto até às 06:00h e tem serviço de restauração permanente.
Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / Joao104
Sobre o evento Online.
Tendo em conta a situação actual relativa à epidemia de Covid-19, vamos tentar realizar este encontro ONLINE.
Para tal vamos usar o Discord como base de comunicação entre os participantes. Podes aceder aqui: DISCORD
Nessa plataforma existirão vários canais onde poderão combinar com outras pessoas o quê (que jogo) e como (que plataforma) jogar.
Existem várias plataformas e sites com implementações digitais de jogos de tabuleiro e é nessa plataformas que se joga, propriamente dito, mas a comunicação será através do Discord.
Plataformas e sites mais usados (se quiserem ir-se familiarizando):
O DIRT é mais simulação, no sentido temático da coisa…
Os jogadores jogam desfasados, tal como os pilotos partem nos ralis. Isso faz com que exista alguma distância entre os carros na pista.
O primeiro a fazer cada troço tem alguma vantagem pois pode arriscar e "estragar" a pista para quem vem atrás ao cortar certas curvas, por outro lado, os dados de cruzeiro (os brancos) que usa são mais perigosos que os dos jogadores que vêm atrás. Adicionalmente, quem joga depois pode ver como vais fazendo o troço e copiar ou tentar melhorar conforme as coisas correm. Isto são coisas temáticas, tal como certos pormenores relacionados com a pista (as curvas, por exemplo, só têm uma faixa mas podes fazê-las em derrapagem controlada numa mudança superior)… Daí advém a sensação de simulação maior que no GT.
Não há ultrapassagens (normalmente) e a pressão para terminar todas as jogadas na maior mudança possível é maior pois é isso que determina o teu tempo no troço (quanto maior a mudança, menos tempo).
Os focus tokens do GT são segundos no DIRT. São usados da mesma forma para assegurar os lançamentos dos dados mas no DIRT descontas os segundos que não usaste como segurança do tempo final.
O GT, como sabes, tem alguns problemas temáticos mas, pelo menos para mim, é mais divertido devido às possibilidades de ultrapassagens, bloqueios, etc. É mais interactivo pois o duelo com os outros pilotos é mais directo… Quem vai à frente, vai à frente. Não há tempos para comparar quando toda a gente termina o troço.
Acho que ambos funcionam muito bem. O DIRT é como o jogo nasceu e é daí que se nota a maior ligação mecânica-tema… O GT é uma adaptação bem sucedida mas nota-se que é uma adaptação.
Para jogar a solo, recomendaria o DIRT. Para vários jogadores, o GT… Como não sou grande jogador de solos, acho que o GT se adequa mais ao meu perfil.
Eu gosto muito de jogar GT no BGA… Mas tenho algum receio de que o jogo se vá arrastar demasiado em modo real e a cores.
No BGA a reordenação dos dados quando há um despiste já pode demorar um pouco, ao vivo creio que será ainda mais notório. Detectar certos pormenores como a cor dos sinais no hexágono também me parece que será uma fonte de confusão e frustração mais provável no jogo físico.
É por causa dessas preocupações que não investi ainda no jogo físico. Tenho que experimentar antes de fazer a aposta…
Tu jogas muito a solo, creio, e o DIRT vai-te dar muito com que brincar!
Tive o Rallyman original e acabei por o trocar numa Mathtrade sem nunca o ter aberto (sendo que experimentei jogar uma vez com outra cópia e acho que não fiquei fã). Mas eu tipicamente não sou fã de jogos de corrida… só que estou a gostar muito de jogar o jogo no BGA.
P.S. - Quanto a jogar a solo também não sou muito fã. Tenho algumas fases em que jogo mas um dos motivos maiores é simplesmente para relembrar as regras