2a sessão de Novembro - derangements

Texto:

As últimas sessões fizeram brotar do chão uma série de setas a apontar para vários pontos do mapa ocultista de Londres, nomeadamente com a localização do monsieur Monfort. Claramente, o Samuel é a prova do que é que pode acontecer a quem não está preparado para o que vai encontrar. Terá sido o rapto dele em vão ou haverão repercursões? Até que ponto os Dracul irão por aí? Será a frente com os gangues mais importante?

Próximo Sábado iremos descobrir. Conto poder confirmar-vos que jogamos em minha casa, desta vez talvez com maior tranquilidade :)

Entretanto, já tive para vos perguntar acerca dos derangements do Ian e do Jacob e do que não estamos a fazer com eles. Talvez seja melhor deixarem cair pelo menos um que vos faça menos sentido. O que acham?


Repercursoes! You bet!! JA estive a pensar em mtas coisas más para a Marlene!! Como se atravem a magoar o meu Samuelzinho???? Tenho mta coisa para lhe perguntar... e um ferro em brasa, realmente parece deixar as pessoas mais á vontade.

Tb tenho de arranjar maneira de falar com o Adam ( ^^ ) e dar-lhe mais esta informação. (ou passar-lhe recado pela Lilian, prontuss, para ele nao achar q sou um chato q nao o deixo em paz! :/ )

Derangements... pah, 3 sao mm mtos. Eu, pelo menos, acabo por nao conseguir roleplaya-los a serio. Tento um bocadinho de cada e acabo por nao fazer jus a nenhum. Todos eles fazem sentido, atençao. Mas ... nao os consigo roleplayar, a todos ao mm tempo, a serio e manter o Ian minimamente capaz de agir em sociedade. :)

[quote]nao os consigo roleplayar, a todos ao mm tempo, a serio e manter o Ian minimamente capaz de agir em sociedade. :)[/quote]Sim, é isso que os derangements deveriam fazer: incapacitar o personagem de agir normalmente em sociedade. Neste caso, não perdemos muita verosimilhança pois são apenas tendências temporárias que podiam vir a ser agravadas ou são agora recuperáveis, mas faltou-lhes qualquer coisa para não serem praticamente ignoradas. Qual é o derangement que queres apagar?

[Jacob Alexander Hart-Crest subscribes to the "ferro em brasa" idea...]

Qto aos derangements, acho k tb devemos ter em conta k nem todas as sessões permitem ou favorecem a q os derangements se manifestem. Nas últimas sessões, o Jacob tem estado mais "em controle", e o Wolf n necessita aparecer. Ainda pensei começar a manifestá-lo qdo o meu pai foi "morto" mas a situação rapidamente voltou ao "normal".

Amnésia? Este seria o primeiro derangement k curava, se perguntares qual eu abdicaria, seria sem dúvida a amnésia... tb n a tenho manifestado, mas à medida k vamos tendo menos contacto c o mundo humano e mais c o vampírico, há menos pontos em que "notes" k estás amnésico... procuro incluir 1 bocadinho nos write-ups.

Recklessness? Este vimos anteontem, qdo voltei a descer p atacar o Peter Gibb. Tendo em conta k correu bem, veremos mais Recklessness sem dúvida... :)

 

Uma coisa k chamo a atenção é k os meus derangements têm a vantagem de ter "triggers" bem definidos: o Wolf entra qdo o Jacob se sente a perder o controle e a n conseguir "racionalizar", o Reckless entra qdo há situações de risco imediato, a amnésia entra qdo puxam por uma memória do Jacob. Isso fica muito mais simples de roleplayar do k um efeito "always on".

Será k podíamos arranjar triggers mais específicos p os derangements do Ian?

Megalomania: será o mais simples. P.ex., sempre k algum humano não-família (assim, tipo, estilo, do género, o John... :) consegue "impor a sua vontade" ao Ian...

Sociopata: no friggin' idea. Sociopata passa 1 bocado p ser apático e introvertido, o k n tem interesse p roleplay. Talvez evoluir este p 1 estereótipo específico de pessoa k o Ian simplesmente odeia. Gajos teóricos, de "muita água sem caneco" (Cunningham)? Gajos c a mania (Catherine Pole)? Gajos interesseiros (Rachel, Sheffield)?

Psicopata: oh the possibilities!! Tortura, profanação de cadáver, mutilação, imolação/piromania, brutalidade... n sei se alguma destas manifestações - perfeitamente definíveis como trigger - interessa à Inês p roleplay. Permitindo-me 1 conselho amigo, este seria o derangement q, no caso dela, abdicaria.

[quote=Rick Danger]

As últimas sessões fizeram brotar do chão uma série de setas a apontar para vários pontos do mapa ocultista de Londres, nomeadamente com a localização do monsieur Monfort.

[/quote]

Sounds like a job for the O'Leary-Sheffield Dynamic Duo... convinha avisar ambos HOJE p poderem aproveitar a resgatar-nos qdo formos presos lá AMANHÃ... mas pessoalmente, n quero ligar ao Sheffield com medo k ele descubra k o meu pai está vivo.

Grande malha era infiltrar o O'Leary em vez de nós através do Bonard...

[quote]

Claramente, o Samuel é a prova do que é que pode acontecer a quem não está preparado para o que vai encontrar. Terá sido o rapto dele em vão ou haverão repercursões?

[/quote]

Para já, assim k o advogadinho recuperar a consciência, há que drenar-lhe o que ele viu e ficou a saber. Depois logo se vê. Talvez as repercussões caiam sobre o Samuel, facilitando as escolhas do Ian... :):)

[quote]

Até que ponto os Dracul irão por aí? Será a frente com os gangues mais importante?

[/quote]

Creio que sim, e os Dracul-sob-a-influência-da-Catherine-que-quer-tomar-a-cidade-aos-Invictus concordarão. Já tentamos puxar o foco dos Dracul p as actividades ocultistas antes e fomos rematados p canto c duas penadas.

 

[quote=yoriagami]Uma coisa k chamo a atenção é k os meus derangements têm a vantagem de ter "triggers" bem definidos: o Wolf entra qdo o Jacob se sente a perder o controle e a n conseguir "racionalizar", o Reckless entra qdo há situações de risco imediato, a amnésia entra qdo puxam por uma memória do Jacob. Isso fica muito mais simples de roleplayar do k um efeito "always on".[/quote]Sim, mas fazer simplesmente só por triggers dá uma ideia um bocado despegada dos derangements, como se estivessem a flutuar à volta do personagem quando deveriam fazer parte dela. O equilíbrio está em que são também oportunidades para o jogador chamar a atenção para elas durante a sessão. Como tem acontecido, nós jogamos e depois as supostas interferências dos derangements são eventualmente referidas por vocês out-of-character. "Lembras-te daquela cena em que eu fiz assim-assim? Pois, era o recklessness."Assim, sabe a pouco.

[quote]Já tentamos puxar o foco dos Dracul p as actividades ocultistas antes e fomos rematados p canto c duas penadas.[/quote]É o que acontece a tudo o que eventualmente possa começar pela letra "John". :) Talvez vocês possam salvar os Dracul desse preconceito, ou talvez concordem com ele.

[quote=Rick Danger]
[quote=yoriagami]

Uma coisa k chamo a atenção é k os meus derangements têm a vantagem de ter "triggers" bem definidos: o Wolf entra qdo o Jacob se sente a perder o controle e a n conseguir "racionalizar", o Reckless entra qdo há situações de risco imediato, a amnésia entra qdo puxam por uma memória do Jacob. Isso fica muito mais simples de roleplayar do k um efeito "always on".

[/quote]

Sim, mas fazer simplesmente só por triggers dá uma ideia um bocado despegada dos derangements, como se estivessem a flutuar à volta do personagem quando deveriam fazer parte dela. O equilíbrio está em que são também oportunidades para o jogador chamar a atenção para elas durante a sessão. Como tem acontecido, nós jogamos e depois as supostas interferências dos derangements são eventualmente referidas por vocês out-of-character. "Lembras-te daquela cena em que eu fiz assim-assim? Pois, era o recklessness."Assim, sabe a pouco.

[/quote]

Not sure I understand what you had in mind... verbalizar mais a coisa? Tipo, "o Jacob vai saltar p cima do gajo pq é o recklessness taking over?"

Creio que isso não tem a ver com fazer por triggers ou always on.

Acho que os derangements fazem todo o sentido a flutuar à volta dos personagens, lurking, watching, waiting to kick in... todas as nossas qualidades, defeitos e características se manifestam apenas em situações que por elas puxam. Se calhar estou a distorcer ou mal-interpretar o que querias dizer, please correct me...

 

[quote=Rick Danger]
[quote=yoriagami]

Já tentamos puxar o foco dos Dracul p as actividades ocultistas antes e fomos rematados p canto c duas penadas.

[/quote]

É o que acontece a tudo o que eventualmente possa começar pela letra "John". :) Talvez vocês possam salvar os Dracul desse preconceito, ou talvez concordem com ele.

[/quote]

Bem, como jogador prefiro a ideia de salvar os Dracul desse preconceito, mas pensando in-character acho que a opinião generalizada do Covenant que se escolheu confiar, mesmo que errada, tem muito peso na questão... há o atenuante do Cunningham ter bastante apreço pelo John, mas até mesmo o Jacob vê o Cunningham como um lírico teórico.

O Jacob n deixa de dar apreço ao John junto dos Dracul quando ele realmente marca pontos, tipo na questão do O'Leary, mas para já ainda está sempre c 1 certa reserva dele. Já o Wolf ainda n encaixou o John no seu mapa racionalizado de tudo o que acontece... :)

[quote=yoriagami]Not sure I understand what you had in mind… verbalizar mais a coisa? Tipo, "o Jacob vai saltar p cima do gajo pq é o recklessness taking over?"

Creio que isso não tem a ver com fazer por triggers ou always on.

Acho que os derangements fazem todo o sentido a flutuar à volta dos personagens, lurking, watching, waiting to kick in… todas as nossas qualidades, defeitos e características se manifestam apenas em situações que por elas puxam. [/quote]Da maneira que descreveste os triggers, está muito por alto, ou seja, “quando acontece A, entra em acção B” e tu deste uma ideia do que é o A, mas não do que é o B. Sempre que o Jacob está em perigo, entra em Reckless? Isso é pouco - mas também está ligado ao que eu quero dizer com os derangements fazerem parte do personagem e não flutuarem fora dela, acho que isto é o mais importante.

Uma pessoa cria ela própria os seus derangements para se defender psicologicamente de algum trauma ou circunstãncias com as quais não consegue lidar. Põr os derangements fora dos personagens impede-nos de interpretar em roleplay porque é que esta pessoa ficou assim. De certo concordas que o Jacob não ficou amnésico por acaso, foi a forma que a sua mente arranjou de lidar com a morte da mãe naquelas circunstãncias. Seria essencial que o roleplay de amnésia tivesse isso em conta para que depois possamos perceber como é que ele recupera do derangement. Supostamente, iria quando conseguir lidar com a morte da mãe de uma forma normal e consciente.