3º Encontro Mensal de Boardgamers do Porto

E já vamos para o terceiro encontro!

No dia seguinte é 1 de Junho, dia mundial da criança. Fica a sugestão para dizerem aos vossos amigos e familiares para levarem a criançada a passar um bom bocado jogando com os pais e amigos.

Fica a ideia para que quem puder traga jogos simples que possam ser jogados com crianças. Segundo creio o nosso amigo Zenão tem alguns títulos adequados. Talvez ele os disponibilize... Eu levo os que achar mais propícios ao efeito da minha colecção.

Um abraço e espero ver-vos por lá!

Para não dar muita confusão nas escolhas, um jogo por cada faixa etária?

A partir dos 3 anos? Até aos 12?

Se bem que não saiba se poderei comparecer nessa tarde, e que tal se mesmo os adultos jogassem esses jogos independentemente de haver crianças por perto (atendendo à data próxima)?

Não só o "Eier Tanz" é um bom exemplo (contudo talvez o melhor) de boa diversão.

Lotti Karotti, Bamboleo, Klondike, Bibberbande, HalliGalli/Jungle Speed, Diamante .... são sempre divertidos.

Aproveito até para sugerir que os encontros sejam sempre jogados sob uma certa temática : Desporto, por exemplo, num dos próximos atendendo aos Olímpicos ou ao Euro2008? Arte, Cultura, Literatura atendendo à proximidade da feira do Livro?

Não sei se já é do conhecimento geral mas no encontro de sábado, fomos convidados a abandonar o local.

Aparentemente a dona do fabulosa nova loja fez queixa à administração e nós recebemos ordem de despejo…

Sendo assim como vão ficar os encontros no Porto?

Soluções?
_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Alguem tem mais detalhes sobre esta situação?

As mesas que usamos não são do restaurante? Há alguma lei que me obrigue a não movimentar cubos de madeira enquanto como uns petiscos?

O problema é um pouco esse…o restaurante fechou…

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

[quote=Nazgul]Não sei se já é do conhecimento geral mas no encontro de sábado, fomos convidados a abandonar o local. Aparentemente a dona do fabulosa nova loja fez queixa à administração e nós recebemos ordem de despejo...
Sendo assim como vão ficar os encontros no Porto?[/quote]Eu estive lá com o grupo de L5R (costumamos fazer as 3as e 6as à noite) e fomos informados pelo segurança que "de acordo com os regulamentos, as luzes são fechadas ás 22h" pelo que também não pudemos jogar lá em baixo. Em alternativa, pedimos ao Tropical e ficamos numas mesas lá no canto. Claro que nós éramos seis e o grupo de boardgames é assim tipo cinco vezes mais.

Agora, pelos vistos, é mesmo um banimento definitivo que está em causa. Talvez seja adequado informar a admnistração que se trata de afastar do shopping até cinquenta pessoas diferentes, a uma média de vinco e cinco pessoas por semana.

Compreendo que qualquer comerciante que tenha uma loja aberta de noite com o pessoal ali a jogar-lhe à frente da monta nos queira mandar embora. Também compreendo que, se por acaso as mesas e as cadeiras ficarem desarrumadas (que eu saiba, deixamos sempre tudo direitinho), os seguranças não estejam para nos aturar. Agora, não estou a ver outro motivo para nos fecharem o tasco.

Pois é. Parece que os proprietários do SPA mais movimentado do Porto têm alguns problemas em que nós usemos um espaço que não lhes pertence. Mas enfim... não vale a pena entrarmos em conflitos.

Temos mesmo é que encontrar uma solução.

Já estou a fazer esforços para contactar o Contagiarte e averiguar da possibilidade de eles disponibilizarem uma sala só para nós quinta-sim, quinta-não. Hoje não estava nenhuma das pessoas a quem deveria expor a situação mas irei tentar de novo amanhã.

Também pensei em contactar o Tropical a ver qual seria a posição deles em relação a usarmos a esplanada deles, uma vez que ela não tem realmente muito uso e o Tropical é, provavelmente, a única loja por causa da qual valerá a pena manter o Cristal Park aberto... Nem que seja para ver até onde poderemos ir.

Mas esta situação tem outras implicações. Não é só o encontro de quinta que está em causa. O mensal também... e esse será mais difícil de resolver, parece-me.

Esta situação deu-me que pensar e creio que deveremos começar a analisar um passo que tenho tido muita relutância em considerar darmos. A constituição de uma sociedade, ou clube ou que lhe quiserem chamar... Andava à espera de chegarmos aos 100 membros (reais... RicMadeira, quando terei uma resposta tua?) para levantar esta hipótese por achar que esse seria um número suficientemente grande para pensar nisso.

É verdade que já no passado se falou nisso a nível nacional e, nessa altura como agora, é algo que me causa alguns calafrios. Tenho a ideia, e costumo afirmá-lo, de que a melhor forma de destruir uma boa ideia é torná-la numa instituição. Os exemplos são inúmeros...

Mas a verdade é que não poderemos andar a viver de "favores" eternamente. Se quisermos um espaço para nós, sobre o qual tenhamos controlo e onde possamos impor as nossas regras ao invés de nos termos que sujeitar às regras e caprichos dos outros, teremos de ter alguma forma de nos fazermos representar e exercer os nossos direitos e deveres.

Um clube poderá alugar um espaço onde se possam realizar os encontros. Poderá ter uma mais respeitosa recepção da parte de outras instituições, etc... Esta é uma realidade triste, é verdade, mas é algo incontornável numa sociedade tão agarrada às burocracias como a nossa.

Por outro lado um clube implica quotas, dinheiros, papéis, representantes, etc... e junto com isso tudo há o velhinho e tão Português "síndrome do presidente da junta"... Já o vi tantas vezes que, realmente, é algo que me assusta.

Irei mantendo registo aqui dos progressos (ou não) que for fazendo mas, entretanto, gostava de ler as vossas opiniões acerca deste assunto e mais do que isso, peço-vos e agradeço desde já, quaisquer iniciativas ou esforços para ultrapassar esta situação.. É algo que só ultrapassaremos juntos e que só vale a pena ultrapassar desse modo. Juntos.

No sábado lá veio o segurança dar-nos esta bela notícia.

Falamos durante a noite de algumas alternativas. Propôr à Devir deixar-nos usar o espaço deles durante as noites de quinta, por exemplo. Ir aos bombeiros ver se eles têm algum espaço que pudéssemos usar. Eu já contactei um professor da minha faculdade a ver se se arranja alguma opção. Faculdades parecem-me uma boa ideia, o que mais há são salas vazias à noite e aos fins-de-semana, é questão é talvez de arranjar por exemplo um professor que se responsabilize pelo grupo...

Há de surgir alguma coisa...

Cristal Park mantém-se! Ver evento de 5ª para mais info.

Se calhar era melhor criar um topico sobre isto.

Eu abordei uma vez o assunto com o João (JBB) e ele mostrou-se um pouco "alérgico" à ideia,

Eu acho uma boa ideia e penso que se as coisas forem feitas tendo em conta desde o inicio as situações que se pretendem evitar, poderão mesmo funcionar.

E conforme dizes, funcionando, as vantagens poderão valer a pena.

E de facto uma ideia que eu gostava que se discutisse.

É sentar, discutir e logo se vê.

Estou disponível para essa discussão e para o que "sair" dela.