36º Encontro Semanal 2011 - Boardgamers Porto

Os encontros semanais são realizados todas as Quintas-feiras com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. É um ambiente descontraído onde ganhar não é o mais importante.

O encontro é aberto à participação pública e gratuito, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda e não necessita saber as regras dos jogos pois haverá sempre alguém disponível para as explicar.

Os jogos disponíveis são trazidos voluntariamente por alguns dos participantes, mas também podes trazer jogos que queiras jogar, e existem para todos os gostos, pelo que poderás escolher e experimentar os jogos que serão mais do teu agrado.

O encontro começa por volta das 21:30 e termina quando já não houver gente para jogar. O espaço está aberto até às 06:00h e tem serviço de restauração permanente.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / JohnnyBeGood / Asur.

O espaço onde nos encontramos é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.


Mapa

O que se jogou:

Tichu (2)
Haggis (1)
Troyes (1)

Confirmo a minha segunda presença no encontro de amanhã e como combinado envio as sugestões. Tenho interesse em experimentar:

- Um jogo de cartas - até hoje apenas experimentei o GOSU e gostaria de alargar o meu leque de conhecimento em jogos deste género;

- Um jogo familiar - para jogadores menos avançados, mas superada já a fase de iniciação com Carcassonne e Ticket to Ride; excluindo Yspahan por já ter jogado ou Settlers de Catan por não gostar;

- Twilight Struggle - morto de curiosidade para pelo menos o conhecer melhor uma vez que o tempo de jogo será talvez demais para o encontro

Numa noite será certamente difícil fazer tudo isto, mas assim partilho já um pouco o que procuro dos encontros, na continuidade do que tenho vindo a fazer este último ano no Algarve.

Em alternativa, e como já me ouviram falar, estou aberto a conhecer qualquer tipo de jogo desde que o factor sorte (que pode existir) não seja a condição principal na victória.

Abraços. Até amanhã

Para jogo de cartas - Se quiseres algo próximo dos tradicionais, estilo King, Bridge, Espadas, Sobe e Desce, etc... Talvez Tichu ou Wizard. Se estivermos a falar de jogos de cartas diferentes, tens Dominion para deck building, Citadels para role-selection com alguns factores adicionais, Bang para um jogo rápido com papéis secretos (pelo menos ao início) e conflito directo, Bohnanza para negociação... São vários e no meu saco alguns vão sempre... Acho que trago habitualmente uns sete ou oito jogos de cartas comigo. Se quiseres algum destes em particular, avisa para me certificar que o levo.

Jogo familiar - Hacienda construir fazendas e rebanhos, alguma gestão de recursos, colecção de conjuntos. Hoity Toity com colecção de conjuntos e selecção simultânea de acções, algum bluff. RA leilões e gestão de risco. The Pillars of the Earth produção de recursos, alocação de trabalhadores... Isto olhando por aqui pelas prateleiras. Se não me engano os que levei a semana passada incluem alguns títulos adequados. Creio que tenho lá o Wildlife que ando para estrear e até podia ser interessante...

Twilight Struggle - Excelente escolha e certamente um que te poderei ensinar num dos encontros semanais, mas depende um bocado do tempo que tiveres disponível. Se quiseres sair cedo, terá que ser só esse nessa noite. Se puderes ficar até tarde, podemos jogar um dos outros antes. O jogo aprende-se em 20 minutos, pelo menos o básico, e depois pode ir-se fazendo umas rondas para testar. Se correr bem para a Rússia, até pode acabar rápido.

Tenho a certeza que outros poderão levar alternativas interessantes, mas se algum destes te interessar, avisa.

Bem, sas sugestões, escolheria:

Jogo de cartas - Dominion, Citadels e Bohnanza

Jogo familiar - pela experiência em família com o Agrícola, e o número rondar os 3-4 jogadores, não sei se algum deles se aguentaria. Que achas do 7 Wonders ou Alhambra? (isto lembrando-me de cabeça só dos nomes que já ouvi, nunca os joguei)

O Twillight assim sendo para amanhã será apertado, mas fica agendado para de amanhã a 15 dias (para a semana não deverei poder)

Ok. Levo esses de cartas.

Não percebi muito bem a questão do jogo familiar... Não se aguentariam, como? A experiência com o Agricola foi má, ou boa? Achas que os que disse podem ser demasiado complexos?

Entre 7 Wonders e Alhambra, depende... Se for para jogar com casuais, 7 Wonders. É uma espécie de filler/gateway glorificado. Se for para jogar algo um pouco mais carnudo, ou seja, que exija um pouco mais de atenção e estratégia, Alhambra. Não sendo um jogo complexo, o Alhambra é bem melhor que o 7 Wonders.

Twilight Struggle para 22 de Setembro.

Até logo.

Os jogos familiares que experimentamos foram de iniciação com o Ticket to Ride e Carcassonne, que correram bem. O Agricola senti que foi um passo muito à frente pela complexidade de alternativas inicial para os jogadores casuais. Mas há-de entrar no esquema que é um jogo que gosto bastante. Para isso deveria haver um passo intermédio. Pelo menos no meu caso. O que acabou por acontecer, foi o Agricola ter até hoje sido, na maioria das vezes, jogado a dois.

Os exemplos de jogos familiares que deste, eram tematicamente ou em jogabilidade parecidos. E pelo menos para já, esse lugar em família está reservado para o Agricola, que entrará em acção depois de mais um jogo intermédio.

Pelo que me descreveste do 7 Wonders e Alhambra, saltaria para o 7 Wonders. Que achas?

Se procuras algo intermédio entre TtR, Carcassonne e Agricola, já percebi o objectivo.

O 7 Wonders é, de facto, mais simples. Tem a vantagem de se jogar rápido também que pode facilitar o jogar-se uma partida de teste e depois outra a sério. Nessa perspectiva parece-me uma boa escolha como jogo intermédio.

O Alhambra não tem muitas opções de acção possíveis num turno. Geralmente, ou compras um tile ou vais buscar dinheiro. Existem mais duas ou três opções mas resumem-se à manipulação dos tiles entre a reserva e o palácio.

Repara, porém, que os jogos que disse são, na generalidade, mais simples que o Agricola, pelo menos no que respeita ao número de possibilidades de escolha. No Hoity Toity tens duas escolhas numa primeira fase, ir comprar à loja ou ir ao castelo. Numa segunda fase tens duas possibilidades na primeira opção (loja) e três na segunda (castelo). Não são muitas escolhas a fazer, essencialmente duas por turno. No RA, na tua vez, tens duas opções, ou tiras um tile do saco ou inicias um leilão. O Hacienda e o Pillars já poderão ser um pouco mais complexos neste aspecto mas não têm sido jogos que tenha dificuldade em ensinar a gente relativamente nova nisto...

Mas sim, experimenta o 7 Wonders. Costuma ser um sucesso. Já o tens ou estás a pensar comprar?

Até logo.

O 7 Wonders seja então. Com cerca de 25 jogos experimentados, tenho a noção que tenho sido muito bem aconselhado nos poucos que experimentei. Ou seja, se comprasse todos os que experimento e gosto, acabava comprando todas as semanas. Mas o meu objectivo é sempre comprá-los. No bgg vou mantendo registo do que me passa pelas mãos e depois vou priorizando as compras. E para já a prioridade, a muito curto prazo, é para comprar um de cartas para 2 (ou até 4, mas sem "limite" na complexidade) - como o exemplo do gosu que já me ouviste falar - e um familiar intermédio para jogadores mais casuais. Hoje à noite já terei outros horizontes certamente. Obrigado!

Até logo

Eu não tenho 7 Wonders, pode ser que alguém leve. Além disso, não dá para dois...

Logo falamos melhor. Se fizeres uma encomenda na PLaneton pode ser que me junte.

Até logo.

Eu levo o 7 Wonders. E sim, dá para jogar a dois. É mais estratégico do que com mais jogadores mas dado o perfil do jogo, prefiro-o com 3 ou mais jogoadores. Existem outras opções bem interessantes como jogos de cartas a dois: Dominion (2 ou +), Thunderstone (2 ou +), Ascension (2 ou +), Glory to Rome (2 ou +), London (2 ou +) e especificamente para dois: Famiglia, Battleline, Lost Cities...


Só boas sugestões apartir do Glory to Rome... não conheço a variante de 7 Wonders para dois.

Qualquer sugestão é boa até ao destinatário experimentar e avaliar por si se o jogo corresponde ao esperado.

Neste hobbie, e no fundo como em tudo na vida, as avaliações são subjectivas. Mas isso já é algo que todos sabemos, I'm I right? Smile


[quote=Dugy](....) I'm I right? (...)[/quote]

Wrong!!... a frase deverá ser: "Am I right?" :P

@Mallgur: Glory to Rome... grande jogo... a Lena ficou convencida ;) (ainda só experimentá-mos a 2...)

[quote=stormrover]@Mallgur: Glory to Rome... grande jogo... a Lena ficou convencida ;) (ainda só experimentá-mos a 2...

[/quote]

Fixe. Pode ser que dê para jogarmos uma partida na InvictaCon com mais gente.

Já agora, é "experimentámos" ;-) :-P

[quote=Mallgur]

Fixe. Pode ser que dê para jogarmos uma partida na InvictaCon com mais gente.

[/quote]

Não devemos poder ir... Frown

(Outubro é um mês complicado...)

[quote=Mallgur]

Já agora, é "experimentámos" ;-) :-P

[/quote]

I stand corrected. Ashamed

Adicionado ao cabeçalho.

falta o wizard extreme que nos jogamos

Foram dois Wizard Extreme? Aqui aparece como Die Sieben Siegel...