38º Encontro Semanal 2013 - Boardgamers Porto

Os encontros semanais são realizados todas as Quintas-feiras com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro num ambiente descontraído onde ganhar não é o mais importante.

O encontro é aberto e gratuito. Qualquer pessoa que queira jogar é bem-vinda e não necessita saber as regras dos jogos pois haverá sempre alguém disponível para as explicar.

Os jogos disponíveis são trazidos por participantes, mas também podes trazer jogos que queiras jogar. Existem para todos os gostos, pelo que poderás escolher e experimentar os jogos que serão mais do teu agrado.

O encontro começa por volta das 21:30 e termina quando já não houver gente para jogar. O espaço está aberto até às 06:00h e tem serviço de restauração permanente.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / Asur. / Joao104

O espaço onde nos encontramos é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário a quem aqui ficam os nossos agradecimentos.

Mapa

<?php boardgamegeek_PrintPlaysTable('boardgamersporto',null,null,null) ?>

Adicionado ao cabeçalho.

Creio que faltarão jogos…

Eu joguei nesse dia:

Saboteur

Libertalia

Pandemic

Podes acrescentar à lista

Obrigado.

E foi na primeira das partidas da noite que se jogou o Tichu número 500 dos Boardgamers Porto!

É caso para celebrar… Ou não… Depende a quem perguntarmos. De qualquer modo é assinalável que um jogo consiga ter esta durabilidade.

Pela minha parte acho que joguei na partida 501.

Vamos ver se alguma vez se chegará à partida 1000 ou então qual será o próximo jogo a chegar também às 500…

… quem já atingiu essa marca foi o Legend of the Five Rings (actualmente com 524 partidas) se bem que ultimamente até não tem sido muito jogado… 

O 2º mais jogado é o Dominion com "apenas" 295 partidas, seguido de perto pelo Hive (265) e Android NetRunner (219)

[quote=stormrover]… quem já atingiu essa marca foi o Legend of the Five Rings (actualmente com 524 partidas) se bem que ultimamente até não tem sido muito jogado… 

O 2º mais jogado é o Dominion com "apenas" 295 partidas, seguido de perto pelo Hive (265) e Android NetRunner (219)[/quote]

Há aqui mais uma diferença que considero relevante: enquanto no grupo do Porto há registos regulares de Tichu desde Janeiro/2009 (máximo 21 partidas num mês), o Legend of Five Rings teve um pico no número de partidas jogadas em 2012 estando, conforme indicas, nos últimos tempos a ser muito menos jogado.

Aqui pelo Porto há um grupo que joga L5R regularmente mas como é um grupo que joga há muito tempo e não faz muito "crossover" para os boardgames e vice-versa não ficam registadas as partidas. Também não se marcam as que são feitas por um grupo de Magic que, de vez em quando, faz uns drafts à quinta-feira.

Além disso ainda há a questão dos jogos jogados fora dos encontros regulares que não são habitualmente registados… Se calhar temos que pensar numa forma de o pessoal do grupo que combina umas partidas noutros dias possa passar a informação do que foi jogado.

E depois está tudo um bocado dependente de alguém tomar nota do que se joga. Como fazem por aí por Lisboa?

O que faz alguma falta também é o pessoal voltar aos encontros de Wargames…

semanais, mensais, anuais e ocasionais de organização do GBL

(a unica excepção são os eventos de demonstração (Iberanime, Ludopolis, etc…) onde não registamos nada.)

O que o pessoal joga fora dos encontros, ou nos encontros organizados por outras entidades não fazemos registo

Eu nunca encaminhei para ti os meus jogos jogados porque pensei que não fosse do interesse do grupo. De qualquer das formas a maior parte está registada no BGG, sendo que a maior parte dos jogos que não foi jogado em encontros oficiais, foi no Cristal Park.

Estava mais a querer saber como é feito o registo. Aqui normalmente há alguém (mais vezes eu mas há outros quando eu não posso) que vai tomando nota do que vê ser jogado e pergunta quando pode ser mais que uma partida (fillers)… Depois diz-me e eu faço o lançamento no BGG.

Às vezes ponho-me a pensar num método que fosse mais fiável e, ao mesmo tempo, evitasse que alguém tivesse que estar atento a outras mesas…

Pois…

As partidas de cada um não são relevantes para o grupo, claro. A questão é que no passado sábado fui até ao Cristal para coisas relacionadas com a organização da InvictaCon e havia pessoal a jogar boardgames mas eu não me apercebi de ter sido marcado nenhum "Porque sim"…

Mas imaginemos que a malta até combinou encontrar-se através do AoJ ou que vão vários elementos "regulares" do grupo. Se calhar era giro essa informação ficar junta à dos encontros habituais. Se houvesse uma forma interessante de manter esses dados, porque não fazê-lo?

Claro que nada disto é grave ou sequer sério. Estas estatísticas são uma simples curiosidade e não têm importância efectiva.

Eu não me importo de todo de dizer o que foi jogado e quando foi jogado, tanto em encontros do AoJ como fora do âmbito do mesmo. A maior parte foi/tem sido com membros mais ou menos regulares dos encontros semanais e mensais, como o Paulo, a Cristiana, o Pedro, a Mari-Liis, o Cristóvão, o Diogo…

A questão se calhar é qual será a quantidade mínima de membros do AoJ para considerar adicionar as partidas às estatísticas.

… geralmente sou eu que ando com atenção… no entanto temos uma folha de registo padrão e caneta que está geralmente ao pé do "stash" dos jogos onde qualquer um pode ajudar a preencher (poucos o fazem, o que é pena…), e que é recolhida ao fim da noite para o lançamento dos jogos

p.s.: geralmente corta-se a folha A4 em 2 A5 pois geralmente basta uma destas "meias-folhas" para o registo de um evento…

No sábado no Cristal Park estava eu, o Mr_gambler e o Ward e depois juntou-se um outro membro aqui do site que eu não sei o nick ou o nome (ainda sou novo aqui) mas é o que na passada 5ª levou o Saboteur, o the resistance, o Pandemic, etc…

Jogamos Brugges, Samurai e eles depois ainda lá ficaram e não sei o que jogaram mais…

Este encontro foi marcado na 5ª feira anterior no Encontro semanal e foi criado um evento aqui no calendário do Site para isso…

Não sei se conta, mas foi assim que se passou

É isso mesmo…

A ideia, se calhar, seria que se registasse a partir do momento em que se trata de um encontro organizado por aqui.

Não me apercebi de facto dessa marcação. Vou ver e até posso registar a informação.

Obrigado.

ainda é que o Grupo do Porto tem pouco mais de 5000 partidas, ou seja, o Tichu reprsenta 10% das partidas jogadas.

Em Lisboa têm mais de 15000 partidas efectuadas.

relevante é que o Mallgur parece que não tem uma InvictaCon daqui a uma semana e que não tem nada em que pensar, ainda para mais uma InvictaCon que está a dar tantos problemas e dores de cabeça…

…ainda não se sabe nada quanto ao leilão de jogos dos patrocínios? 

Para já apenas temos confirmado que teremos rifas, quanto a leilões caso existam serão jogos da GMT que vêm do EUA, mas como ainda não chegaram não se decidiu nada…