Não sei quando iremos jogar esta semana, mas espero que se proporcione a oportunidade. Estes dias vão ser mais complicados para mim e Sábado tenho outro torneio. Talvez dê nesse dia à noite em minha casa.
Quanto ao ponto em que ficamos em sessão...
In-game, começamos a noite de sexta-feira e os nossos protagonistas irão aproveitar o tempo para tratar de assuntos pessoais, portáteis e familiares :) Pressupondo que aí não encontrarão conflito, o que se segue? Que iniciativa tomam?
...várias ideias foram postas a rolar e a noite avança de Sexta para Sábado. Têem a oportunidade de se aconselharem com os vossos mentores e partir para o que quiserem fazer juntos.
Entretanto, a nível da campanha, estávamos a falar sobre o que está a evoluir agora que os protagonistas dão os primeiros passos para lá da sua mortalidade. Eu queria ter conversado sobre isto antes, mas acho que a Inês gostaria de estar a par do que dissemos aqui.
A minha ideia é que a campanha começou com uma exploração muito aberta ao longo de uma extraordinária experiência pessoal dos personagens. Longas cenas foram passadas testando possíveis reacções a um ambiente completamente novo, tentando descrever sensações estranhas e deixando os protagonistas tomarem consciência das consequências dos seus actos. Isso agora ainda fazemos, mas estamos a chegar a um nível diferente. Podemos assumir que já sabemos de uma forma muito básica o que é ser um vampiro. Eu diria então que a história começará a centrar-se mais no que os personagens querem ou não fazer e menos no que é que as personagens são (apesar que uma coisa não deixa de levar à outra).
Além disso, penso que todos gostariamos que a campanha avançasse mais depressa. Acredito que isto vai acontecer por duas formas. A primeira é a mudança de foco que referi no parágrafo anterior. A segunda, que está relacionada, é o maior enquadramento das cenas, uma alteração que eu queria propõr.
Nas primeiras sessões - e mesmo mais recentemente - nós deixamos que as cenas comecem e acabem por vezes de uma forma quase contínua, sem querer interferir no espaço de exploração do que é viver como um vampiro. Com este largo enquadramento, as cenas iniciam-se e prolongam-se indefinidamente e a campanha estende-se no tempo. Enquanto nós estivemos a gostar deste roleplay situacional, não tenho problema nenhum em que joguemos há mais de um ano. No entanto, talvez agora tenha chegado a altura de equilibrar a campanha com um enquadramento menos aberto das cenas e mais roleplay narrativo.
Enquadrar uma cena é algo que sempre fizemos, seguindo um critério daquilo que consideramos ser ou não relevante. Mesmo nas sessões em que deixamos as cenas alongarem-se continuamente, é habitual encurtarmos uma cena em que o Ian escolhe a roupa para vestir ou outra em que o Jacob toma banho, simplesmente porque não as achamos relevantes. O critério será que cada cena supostamente tem o seu objectivo. Normalmente, o início da cena permite introduzir qual é a ideia a cumprir e o fecho da cena não pode vir antes de haver algum tipo de resolução. Tudo isto é uma estrutura construída pelo roleplay entre jogadores e mestre-jogo.
Como possível exemplo, temos a cena em que o Ian recentemente visita a sua família para tentar restabelecer o contacto. No início da conversa com o pai e o avõ, parece estabelecer-se que o objectivo da cena é mostrar o comprometimento sincero do Ian em dar rumo à sua vida de uma forma que a sua família compreenda. Eles questionam a sua seriedade e o Ian responde acertivamente. O objectivo da cena resolve-se quando o pai demonstra satisfação por essa decisão e se disponibiliza a ajudar no que puder. Isto significa que a cena pode então terminar aqui, o seu motivo está cumprido.
Quem é que determina qual é o objectivo de uma cena? Normalmente - como no exemplo acima - penso que tenho sido eu, mas gostaria que vocês tomassem mais esta iniciativa, como já o têem feito de vez em quando. Naqueles momentos de silêncio em que a sessão se parece demorar, perguntem-se a vocês próprios qual era a ideia mesmo desta cena e, se não têem qualquer ideia, qual é o roleplay que podem fazer para suscitar um propósito para esta situação. Se mesmo assim se virem perdidos, digam mesmo out-of-character o que é queriam que estivesse em causa.
A vossa participação no enquadramento é essencial para a campanha avançar à velocidade que vocês querem no sentido que vos interessa. Digam-me da vossa opinião.
Se mal me fiz entender, falemos antes no próximo Sábado que a falar é que a gente se entende :)