4º Meetup

Mais um meetup bem sucedido! Apareceu bastante pessoal, e curiosamente quase metade eram caras novas; acho que se juntássemos toda a malta que já mostrou a cara num meetup iamos ter uma surpresa bem agradável. Ainda há por aí muita gente que gosta de jogar!

Infelizmente, como eu trabalho na “província” e o trânsito de Lisboa não colaborou muito (mesmo nada, na verdade!) eu e a Raquel (a minha GM de Amber), que apanhei no caminho, só chegámos às 19:45, quando aquilo começava às 19h. Mas pronto, ainda deu para estar um bom bocado na conversa. Só foi pena não ter ficado a conhecer algumas pessoas que tiverem de fugir mais cedo.

Fartei-me de meter a pata na poça! Demorei para aí meia-hora a reconhecer a nossa Isabel, que ninguém me apresentou… malandros! Só depois de ela ter dito algumas keywords importantes como “JP”, “mãe”, “filho”, “filha” e etc, é que eu tive a certeza que era mesmo ela! Mesmo assim, ainda estive a estranhar durante algum tempo porque ela tinha dito aqui no portal que tinha muita pena mas que não podia vir ao meetup. :slight_smile:

Depois, não reconheci o nosso João Mariano, nem ao fim de algum tempo de conversa com ele. Tive de lhe perguntar o nome, duh! Mas, caraças, não me lixem… a fotografia que ele tem no seu perfil tem muito menos kilos em cima! Não me interessa o que vocês dizem, no mínimo a foto está distorcida por algum capricho espaço-temporal! :slight_smile:

Mas a parte mais agradável foi mesmo a jantarada, em que toda a gente participou. O restaurante era muito porreiro e, embora um pouco longe de barato, a comida estava divinal. Quer dizer, a comida que a gente provou, porque nos empaturrámos todos com as entradas e nem sequer chegámos a pedir os pratos principais! Ainda estivémos ali quase duas horas à conversa. Foi bastante produtivo, divertido e agradável!

Presentes estiveram também o nosso João Mendes e a Ana, o nosso B0rg e o Rogério (ei, ainda estou ressentido com aquela boca do “aquilo a que chamas um site”! Anda cá, se te atreves, meu malandro!). Ah, e dizem-me que o Corneto/Rui também esteve por lá antes de eu e a Raquel chegarmos. E além deste gang de roleplayers, havia por lá outra malta (okay, não era malta, era só uma pessoa!) que eu e a Raquel já conheciamos de uma jantarada do fórum de Vampire PT e o seu respectivo gang. É engraçado como toda a gente neste meio se parece conhecer pelo menos de uma sessão ou outra! É o oposto completo da minha experiência, que sempre joguei dentro de um círculo de amigos que já estava formado e nunca tive contactos com outros círculos… isto até conhecer a internet, claro. Agora estou a tentar recuperar os anos perdidos e a tentar ajudar a espalhar os RPGs.

O que me lembra das palavras do João Mariano. Deviamos fazer qualquer coisa pelo hobbie. Ele sonhava com, por exemplo, publicar um jogo decente traduzido para a nossa língua materna (ou até criado nacionalmente). Já eu sugeri que organizássemos um género de mini-convenção. Algo como um meetup, mas em vez de conversar é mesmo para jogar, e em vez de demorar uma hora, ou duas, ou três, para durar quase um dia inteiro!

Que acham de criarmos um grupo de trabalho (i.e. abrir uma secção do fórum nova) para fazer um brainstorming à volta disto? E se alguém quiser criar um grupo de trabalho para considerar a criação/tradução e publicação de um RPG… aproveitem, são dois pelo preço de um!

Só para terminar o relato, digo que depois da jantarada o gang do PTA juntou-se para mais um episódio de Heritage! Desta vez tivémos o bónus acrescentado de contar com a Raquel como “guest star”. Foi mais uma sessão em cheio, mas pronto isso fica para o próximo post!

É sempre bom conhecer mais pessoas ligadas a este grande hobby que o defendem e o jogam com tanto entusiasmo! Gostei de conhecer toda a gente apesar das mesas dos restaurantes nunca serem redondas… Mas não faz mal tu e a Raquel sempre me aturaram mais do que os outros no jantar o que é uma sorte para eles! :wink:
Que apareça mais gente! Nós aguentamos com eles! :smiley:

“Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência.” Fernando Pessoa

De facto não ia aparecer, mas a vida dá muitas voltas… Fui mais no intuito de fazer uma surpresa à Sandra, o que falhou redondamente.
Como já disse antes, não sou tão aficcionada pelo RPG como o resto do pessoal que ronda por aqui, vou mais às sessões pelo chá e pela conversa. Mas ontem fui contagiada pela conversa e apanhei-me, duas horas depois do meetup terminar, a dar seca ao meu gm a respeito daquilo que gosto ou não gosto no RPG.
Um dia, em que acorde bem disposta, ou uma noite em que beba demais, farei um post sobre isso.
Entretanto, gostei do clima, gostei do pessoal e estou com vontade de arrastar o meu JP para o próximo. Beijinhos!

Bem, em 2003 eu e mais ppl, na sua maioria do portalRPG assim como algum ppl do Gest, andámos numa de criar uma associação nacional de rpg, gameboards e ccg’s e afins. A idéia era gira e tinha potencialidades, infelizmente, por falta de organização e, especialmente, devido a grupinhos internos e assim, acabou em não dar em nada para além do registo do nome para obtenção do cartão de contribuinte temporário!

É uma idéia que continuo a achar muito interessante e que, se bem usada, poderia permitir fazer-se muito pelo hobbie e nunca a coloquei de lado completamente embora não seja propriamente uma coisa fácil de levar para a frente!

[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile…

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom!

Ficamos ansiosamente à espera de tal post, então. :slight_smile:

Pode ser que ainda se arrange um RPG que é a tua alma gémea e te tornes numa jogadora de pleno direito!

Pois, lembro-me de ver esse thread de discussão. Mas também eu não me quero meter nisso… é muito trabalho, muita burocracia, muita papelada, muita chatice. O que procuro é mesmo mais diversão, não um segundo emprego, eheh.

Eu estaria a pensar em algo muito mais informal e solto. Um grupo de amigos a fazer aquilo que gosta mais (jogar!), e por acréscimo ajudar a espalhar a palavra de que o hobbie existe e é interessante. Assim de repente vem-me à memória a malta que joga Amber Diceless. É um jogo que quase ninguém conhece, que quem conhece torce o nariz porque não tem dados nem skills, que é baseado numa pequena parte da obra literária cuja publicação se iniciou em 1970 de um autor semi-conhecido que já morreu há anos, que é um RPG que foi publicado em 1991 e nunca foi revisto ou actualizado e só tem um suplemento (de 1993, parece-me), e no entanto…

No entanto continua a manter uma base estável e até crescente de fãs e jogadores. Eles são quase como uma família. Conhecem-se quase todos uns ao outros, não apenas pela net mas em pessoa. É que, uma vez por ano, eles viajam centenas de quilómetros para se reunirem em pequenas convenções só deles em vários pontos dos EUA e da GB. É tudo bastante informal (o que não impede de ser bem organizado), tudo bastante amigável. É tipo um fim-de-semana em que há vários jogos organizados por voluntários e bastante convívio. É esse ambiente familiar que eu tenho em mente, não uma coisa tipo zoológico de colocar jogos a decorrer num átrio qualquer e ter ali os jogadores on display para que o público que vai passando os possa ver.

A malta de Amber é malta que praticamente não vês noutros lados (ou seja, noutras convenções). É ali que se sentem bem, e é assim que mantêm o espírito vivo ao fim de tanto anos. Pode parecer que são elitistas e isolados, mas na verdade não são nada disso. É por eles introduzirem tanta malta ao jogo que o número de Amberitas parece que tem crescido.

E é essa a minha definição de convenção para este post. Um grupo de bons amigos e conhecidos, reunidos num local apropriado para fazer o que gostam. É criar condições para isso, anunciar o evento para que quem quiser vir juntar-se a nós e pronto. De certeza que hão-de aparecer as caras conhecidas mas também algumas desconhecidas, e assim há-de se ir espalhando o bichinho. No fundo é quase um meetup, só que é (também) para jogar e dura uma tarde e uma noite, ou um fim-de-semana num sítio porreiro (e barato, eheh).

Eu sou um pouco idealista, e neste caso partilho aquele sonho do personagem do Kevin Costner: “If you build it, they will come.” Neste caso “they” são os jogadores novos, ou os ex-jogadores que deixaram o hobbie desanimados. Eu provavelmente seria hoje um deles se não tivesse descoberto a fórmula para criar a pólvora pelo caminho. :slight_smile:

I would definitely go! :slight_smile:

[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile…

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom!

Bem, peço desculpa Ricardo, mas não cheguei a ler este teu post por completo quando o escrevi ontem de manhã pois esqueci-me de carregar no título para o ver pelo inteiro. Mas de qualquer maneira tens de me desculpar porque tive uma noite inteira sem dormir a jogar Mage com o pessoal que foi comigo jantar. Acho que ficámos inspirados pelas vossas jogatanas depois dos “meet-ups”! :slight_smile:
Não admira que não me tenhas reconhecido pela foto que pus no meu perfil: estava realmente mais magro, tinha o cabelo rapado e havia sofrido aquele efeito de distorção espacial conhecido como o “resize da foto original através do Photoshop para que esta coubesse no tamanho especificado pela página!” :smiley:
Os dois meus amigos que vieram comigo são conhecidos no fórum de Vampire PT pelos nicks de Trash (o Bruno que conheceste nesse tal jantar) e o Chance (o Gonçalo). A Sara é a namorada do Gonçalo e não que eu saiba não participa nos fóruns.
Relativamente à conversa que tive contigo durante o jantar e em que falei tanto da criação/tradução/publicação de um RPG em português e tal como de se criar uma Associação Nacional de RPG, acho que sim, deve-se fazer algo pelo hobby! Relativamente à primeira ideia eu cheguei à conclusão de que não pode existir um mercado forte se não existir um produto de referência acessível a toda a gente. O facto de não haver nenhuns produtos na nossa língua materna (português norma continental) afasta potenciais jogadores e a promoção do hobby. Contudo a inexistência actual de um RPG em português também é uma boa oportunidade de se introduzir em Portugal um produto que não é condicionado pela história popular do hobby (tal como os RPGs derivados da herança do Dungeon & Dragons), e assim dar ao público algo realmente dinâmico e inovador. Conheço várias pessoas com ideias para RPGs mas ainda não vi muita a gente a trabalhar em equipa. São sempre projectos isolados e derivados de gostos pessoais e de paradigmas específicos de jogo. Um esforço conjunto seria importante quer se criasse algo novo quer se nos dedicássemos a traduzir um RPG já existente. Não acho que seja muito difícil conseguir a licença de um bom RPG para a sua publicação. Existem RPGs “indie” que ou são gratuitos (caso do Shadow of Yesterday [url]https://www.anvilwerks.com/src/tsoy/book1--rulebook.html[/url]) ou aos quais os autores lhes interessa promover e de certeza venderiam a licença de publicação por pouco preço.
Relativamente à associação, acho que a criação de uma Associação Nacional de Jogos de Simulação e Interpretação de Personagens que tivesse em vista tanto a promoção do hobby junto do público tal como a sensibilização das suas capacidades pedagógicas e lúdicas seria um passo importante a dar. Borg, eu já tinha ouvido falar de havia pessoal a tentar fazê-lo mas imagino os problemas que devem ter ocorrido. Tal como Ricardo disse é quase como se fosse um segundo emprego, é preciso um certo esforço e dedicação! Mas também te digo Ricardo que essa noção de convenção é excelente e que se devia organizar. Esse era o tipo de evento que se podia realizar através de uma associação como esta. Mas também se poder organizar através de uma organização tão informal como a tua página, que, de certo modo, já tem juntado as pessoas que jogam RPG.

“Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência.” Fernando Pessoa

Bom, malta jovem, já criei então novos fóruns para podermos discutir e magicar sobre estes assuntos (a saber, Convenções, Publicações & Associações). Portanto deixem o raio do meu blogue em paz e dirijam-se à secção dos fóruns, eheh.