40º Encontro Semanal de 2008 - Boardgamers Porto

Semanalmente o Grupo de Boardgamers do Porto, encontra-se para fazer umas partidas de Jogos de tabuleiro e conviver. Os encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de se sentir obrigado a trazer jogos, pois há sempre quem leve.

É uma oportunidade de jogar jogos que não se tem, fazer novas amizades e passar um bom bocado.

Os encontros realizam-se todas as 5ªs-feiras, alternando o local entre: Porto (Cristal Park - frente ao Museu Soares dos Reis) e IKE - Indoor Karting de Espinho. Começam por volta das 21:30 e terminam quando já não houver gente para jogar.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / JohnnyBeGood.

Os espaços onde nos encontramos são públicos e cedidos para o efeito pelos respectivos proprietários, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.

Mapa Mapa

"À MESA COM..."

Apresento-vos uma ideia que espero vir a ter seguimento.

A ideia é simples e necessita apenas que alguém se proponha a apresentar e ensinar um jogo novo a pessoas que nunca o tenham jogado.

Eventualmente poderá nem jogar e somente introduzir o jogo e acompanhar, pelo menos até ter a certeza que as pessoas o entenderam bem.

Serão sempre jogos que não excedam os 120 minutos. Jogos introdutórios estão de fora, esses jogam-se amiúde nos encontros.

Esta semana chego-me à frente com um dos meus preferidos em "Area Control" (domínio territorial).

O San Marco é um jogo que escala de 3 a 4 jogadores, sendo recomendável jogar apenas a 3 e dura aproximadamente 90 minutos.

Neste jogo encarnamos uma familia Aristocrata de Veneza. O Conselho que rege os destinos da cidade, decidiu convidar uma familia para se juntar ao Conselho, e é por esta honra que os jogadores se vão defrontar.

A Cidade está dividia em 6 distritos separados pelos muitos canais. Os jogadores vão tentar influenciar a força Aristocrática representada em cada um desses Distritos, colocando os seus Aristocratas nos Distritos que mais influencia pode representar quando o Dodge for verificar um deles.

O Dodge é a figura regente do Conselho que vai percorrer a cidade e verificar que familias têm mais presença nos Distritos.

Sem entrar em muitos detalhes acerca das mecânicas envolvidas, o jogo obriga constantemente a fazer escolhas dificeis, seja porque temos que dividir um lote de cartas de acção em 3 lotes e oferecer à escolha aos nossos adversários e ficar com as sobras, seja porque temos que usar as cartas de forma a ganhar ou não perder força no tabuleiro.

Fica então o desafio àqueles que nunca jogaram San Marco. São precisos 3 desafiantes chefes de Familia Aristocrata Veneziana para encetar uma corrida onde existem traições, banições e alianças camufladas.

Terei todo o gosto em apresentar o jogo aos 3 primeiros candidatos a responderem a este comentário.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Este jogo chamou-me a atenção no encontro nacional.

Marca aí um lugar!

:slight_smile:
_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Também quero! Posso, posso?

a rubrica: Você decide!

Goa, Lost Valley, Imperial, Stone Age ou Railroad Tycoon...

O que preferem?

Mas a iniciativa "Á mesa com..." parece-me muito bem.

Melhor só "Na cama com..." Cool

Tenho dito ;)

Alinho no Railroad, mas será viável em 2 horas - 2 horas e meia?

No creo que 3 horas serán bastantes.
Generalmente los rompecabezas de 2.500 pedazos toman un poco más de tiempo.
*Post deliberadamente em Castellano para se irem habituando, ehehehe.
A ver vamos como anda o Espanholês do Dugy, ele andou a ler as regras em espanhol, portanto deve explicar nessa lingua!

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Curtia ver o famoso RT ao vivo, mas não me parece que caiba dentro da minha disponibilidade temporal :slight_smile: Já agora, quero ver se é melhor que o 183x.

Gracias, compadre. Então nesse caso nada feito, retiro-me da alta finança que durante a semana não dá para essas aventuras. Sorry guys...

Estava a brincar com o assunto! É mesmo só para meter verdasco ao Eduardo. É melhor ser ele a responder-te quanto ao tempo de jogo.

Eu nunca joguei o jogo. Contudo, pelo que pude apurar, existem relatos de sessões de 2 horas e outros de 6 horas. Tudo dependerá dos jogadores e do número de jogadores. Pelas regras dá para notar que algumas acções demorarão breves segundos (escolher uma carta, fazer um "upgrade" das locomotivas) no entanto, o jogo só acaba quanto se atingir um determinado número de cidades "vazias" de cubos de mercadorias, o que siginifica que o jogo terá muitas rondas.

Eu levo o jogo. Caso haja interessados em jogar, óptimo. Caso estejam interessados em simplesmente saciar a sua curiosidade em ver o Railroad ao vivo e a cores, óptimo também. Pode ser que noutra oportunidade ele vá à mesa. Neste caso, ÀS mesas - 4 pelo menos Laughing.

Abraços malta.

Canal Grande, Veneza.

O Conselho Régio está em polvorosa. Mais uma familia será aceite no Conselho e as lutas por influência já começaram.

Três familias (Polaroid, Pati e Nazgul) começam por exercer grande pressão nos distritos de Dorsoduro, Castelo e San Marco respectivamente.

Os bastidores agitam-se com acções de intriga e movimentos de influência. A familia Polaroid atrasa-se um pouco no primeiro dia, com a familia Pati a tomar a dianteira nas preferências do Conselho, fruto da sua evidente influência em Castelo e influência crescente em San Marco.

O primeiro dia decorre sem grandes sobressaltos, mas com as familias a alcançarem posições de prestígio destacadas.

O segundo dia foi mais tumultuoso, com algumas banições e muitas trocas de influência. A intriga e corrupção passou a ser o prato do dia. Sem contemplações, as familias dispunham da sua influência sem olhar a meios, e foram muitas as vitimas da busca de controlo. No final do dia, fruto da sua contenção, a familia Pati foi agraciada com a possibilidade de banir alguns membros das outras familias.

No terceiro dia, a familia Nazgul tentava recuperar algum prestigio perdido para a familia Polaroid. Uma contenção desmedida custa-lhe prestigio precioso. O seu último e derradeiro esforço de controlar e benificiar de uma banição em detrimento de uma contagem pelo Dodge, faz com que perca a possibilidade de aumentar o seu prestigio.

Já não havia muita coisa a fazer, e as últimas cartadas foram lançadas.

As familias Polaroid e Pati destacavam-se e lutaram até ao último momento.

O Dodge fez uma última passagem pelos distritos e verificou o resultado das manobras de influência das familias. Antes de chegar ao último distrito por onde passou - Dorsoduro - as failias Pati e Polaroid encontravam-se destacadas na frente, distanciadas apenas por um ponto de prestigio.

Dorsoduro que foi sempre controlada pela familia Polaroid, acaba por determinar qual a familia a preencher a vaga no Conselho Régio - a Familia Polaroid.

Foi um prazer poder apresentar este jogo, que é um dos meus preferidos neste estilo, e acompanhar do início ao fim. Espero não ter intrometido demasiado, mas tentei apenas alertar para as opções que cada um tinha a cada lote de acções.

Pareceu-me ser generalizada a aceitação e compreensão do jogo pelos jogadores.

Depois do San Marco e de ter ficado apenas a acompanhar o jogo, ainda deu para fazer uma partida de Stone Age - mas isso é outra estória!

Não entendeu alguma palavra, expressão ou abreviatura? Vá aqui!