43º Encontro Semanal - Boardgamers Porto

Semanalmente o Grupo de Boardgamers do Porto encontra-se para fazer umas partidas de Jogos de tabuleiro e conviver. Os encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de se sentir obrigado a trazer jogos, pois há sempre quem leve.

É uma oportunidade de jogar jogos que não se tem, fazer novas amizades e passar um bom bocado.

Os encontros realizam-se todas as 5ªs-feiras, no Porto (Cristal Park - frente ao Museu Soares dos Reis). Começam por volta das 21:30 e terminam quando já não houver gente para jogar.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / JohnnyBeGood.

O espaço onde nos encontramos é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.

Mapa

Normalmente começam-se estas mensagens de ausência com "Infelizmente", mas neste caso é com satisfação que anuncio a minha ausência do encontro semanal. Nesse dia, se tudo correr bem, estarei em Essen e, à hora do encontro, bastante cansado de percorrer a feira de jogos.

Mas estou cá na semana seguinte e no mensal e espero ter novidades para experimentar ou clássicos para usufruir.

Um abraço e divirtam-se!

O que estão a pensar levar ao encontro de amanhã?

Dugy já sabes, se quiseres partir numa nova ronda de exploração marítima eu alinho!

e diz que está farto de esperar por ser jogado.

Infelizmente não vou poder comparecer.. Vou estar aí mesmo ao lado no Palácio de Cristal no concerto dos Dream Theater!Happy

Um Endeavor (primeiro) e um Imperial (depois) não era mal pensado.

Eu alinho.

P.S.: O Johnny vai levar um protótipo para testar. Não deve ser jogo para demorar muito, mas a prioridade vai para o playtest. Assim, Playtest-Endeavor-Imperial a acabar por volta da 1h. .

Os marinheiros estão prontos para partir para o mar...

In !

Hoje devo aparecer...

Alguém com vontade de me ensinar a jogar Acquire, Alhambra ou Caylus Magna Carta?

Protótipos do João só se tiver comboios, para lhe chagar a cabeça.

Tem manipulação de mercado (é o que faz jogar Hab & Gut) e negociação de metais e pedras preciosas (à la Edel, Stein & Reich).

Então jogo na mesma, só para dizer mal e que ele anda a copiar conceitos de jogos de comboios. Tongue out

Conheço o Acquire mas só o joguei uma vez. Não me lembro das regras mas são fáceis de aprender.

Os outros dois nunca joguei.

Não devo ter tempo (face aos compromissos já assumidos) de jogar algum deles. Mas tenho curiosidade em conhecer o Alhambra e o Caylus Magna Carta. Logo se vê.

Olha que o homem ainda se chateia e põe-te a testar um protótipo de um qualquer Busen Memo distorcido...

Explica-se em 5 minutos...

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

No jogo somos empreendedores mineiros que se dedicam à extracção de minério (ouro e prata) e pedras preciosas (diamantes, rubis e esmeraldas).

Para levar a cabo o empreendimento, temos que contratar trabalhadorese comprar licenças de exploração de um complexo de minas.

O minério e as pedras preciosas são cotados no mercado em função da procura e da oferta, podendo ser influenciado por meandros menos lícitos.

No final de uma jornada de trabalho, os jogadores procedem às suas negociatas de compras e vendas e acabam, pagando os salários dos seus trabalhadores.

Pelo meio há que gerir a quantidade de pedras e minério que estará disponível para minar, onde poderemos empregar os nossos trabalhadores, que tipo de mexidas vai levar o mercado e finalmente, o dinheiro. Esse é de 2 tipos: aquele que dispomos para fazer compras de licenças, bid pela ordem de turno e pagamentos de salários; e aquele que resulta das vendas e está disponível para compras de metais ou pedras.

Cada jogador inicia com um capital de mão de 5.000 Aérios e um capital de reserva de 25.000 aérios. No fim, só vai contar o capital de reserva para determinar o vencedor. No entanto, os 2 primeiros jogadores a desistirem de jogo, podem converter o seu capital de mão em capital de reserva, sendo que o primeiro duplica esse valor.

Outro pormenor, é que do resultado das vendas, só 10% do valor fica na mão do jogador e o restante vai para a reserva (através de uma acção, um jogador pode no seu turno, receber 20% em vez de 10%).

O jogo tem 5 rondas divididas em várias fases.

Vamos a ver como corre... tem àrea control, controlo de mercado, produção, hand management e worker placement... é uma salada de mecanicas, esperemos que em si não seja uma salada eheheh.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Eu se fosse a ti dava o nome de Aljustrel ao jogo e punha a imagem do Marinho Pinto na capa!

Desde que não me peça para lhe tirar uma foto...

Tongue out

Eu levo os 3 jogos e se der exprimento algum.

Estive agora a ver o Alhambra e eu ja joguei o Jardins de Alhambra e se não é igual é muito parecido. Ainda por cima com regras em espanhol nao tenho problema nenhum...

Para quem jogou Acquire já estive a ler as regras e vi que jogamos algumas coisas mal:

1º Não podemos vender acções, apenas comprar. Só podemos ganhar dinheiro com as "fusões", quer com vendas quer com o "prémio".

2º Nas fusões podemos ficar com as acções da cadeia de hoteis que acaba, podemos vender e podemos ainda trocar 2 acções por uma da cadeia que adquiriu a nossa.

3º No final do jogo também temos o "prémio" (shareholder) para as cadeias de hoteis que existirem.

4º O fundador de uma cadeia de hoteis tem direito gratuitamente a uma acção da cadeia.

Existem ainda uma coisa que não era como falavamos mas que nunca aconteceu, se nenhuma dos nossos tiles não puder ser jogado todos os 6 tiles são trocados por outros e joga-se em seguida.

Por último quanto à questão de divisão do prémio (shareholders) este arredonda-se ao múltiplo de 100 mais próximo.