49º Encontro Semanal 2012 - Boardgamers Porto

Os encontros semanais são realizados todas as Quintas-feiras com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. É um ambiente descontraído onde ganhar não é o mais importante.

O encontro é aberto à participação pública e gratuito, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda e não necessita saber as regras dos jogos pois haverá sempre alguém disponível para as explicar.

Os jogos disponíveis são trazidos voluntariamente por alguns dos participantes, mas também podes trazer jogos que queiras jogar, e existem para todos os gostos, pelo que poderás escolher e experimentar os jogos que serão mais do teu agrado.

O encontro começa por volta das 21:30 e termina quando já não houver gente para jogar. O espaço está aberto até às 06:00h e tem serviço de restauração permanente.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / JohnnyBeGood / Asur.

O espaço onde nos encontramos é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.

Mapa

<?php boardgamegeek_PrintPlaysTable('boardgamersporto',null,null,null); ?>

Quem é que vai aparecer? O que é que se vai jogar desta vez? Não me importava de experimentar o Last Will caso alguém leve o jogo e haja mais alguém que queira jogar…senão joga-se outra sena clarocheeky

CIA

Lamento mas esta semana não compareço. Estou a recuperar de uma 3ª feira complicada…:slight_smile:

Adicionado ao cabeçalho.

Quando vim embora estava a jogar-se a segunda partida de Dvonn. Não sei se jogaram mais depois disso…

Lords of Scotland foram 2 jogos

Ena 5 Netrunners jogados no Porto! Que inveja! (já encomendei o meu wink)

Só joguei 1 vez o "antigo", mas já fiz vários jogos com o novo e inclusive já experiementei as 7 identidades e criei decks no CardGameDB.

Qual é a vossa opinião sobre esta nova "febre"? smiley Principais diferenças em relação ao antigo? o Novo é essencialmente um "upgrade/melhoria" do antigo? Ou há coisas que preferem num e que preferem no outro?

Obrigado João.

O boardgamersporto está a "lutar" comigo pelo jogador Mundial com mais partidas de Lord of Scotlands. E assim já empatava pelo menos…cheeky

Até agora só joguei a versão mais antiga.

Penso que esta nova versão deverá ser vantajosa em relação à antiga em alguns aspectos.

A utilização de baralhos pré-construídos deverá trazer mais equilibrio. O meu Starter Set antigo por vezes causa jogos estranhos que são muito fáceis para o Runner ou para a Corporation.

Algumas situações também poderão beneficiar da evolução que tem havido no design de jogos… Embora ainda não tenha testado o novo, penso que o procedimento para as traces da corporação sobre o runner na versão antiga é um bocado "trapalhona"… Aliás, as regras do Netrunner são, em certos pontos, um bocadinho esotéricas tanto na sua apresentação (uma espécie de diálogo ou narração umas vezes feita pelo Runner, outras pela Corporation) como na sua própria concepção.

Por outro lado, a versão antiga estava cristalizada e o não ser já editado eliminava completamente a questão tantas vezes associada aos CCG do avolmar de despesas e compras de novas expansões, no fundo aquilo que me afastou do Magic. Esta nova versão, ainda que em formato LCG, volta a trazer um pouco esse "fantasma" para primeiro plano. Especialmente numa editora que já tem o hábito de "ordenhar a vaca" com bastante afinco…

Estou com bastante vontade de experimentar esta nova versão.

É basicamente isto, o Mallgur resumiu praticamente tudo, mesmo sem ter experimentado esta nova iteração do jogo.

Só falta salientar que, com as novas de identidade das facções e respectivos decks pré-construídos, tem-se diferentes abordagens de jogo quer como runner quer como corporation. Por exemplo, a Jinteki faz muito jogo de bluff, apostando muitas vezes numa vitória por flatline devido aos snares, ambushes e aos seus ices mas tem o senão de ter uma economia fraca enquanto que a Weyland tem uma economia muito forte e algum ice muito destrutivo (archer…). Já como runner, tens os shapers com o seu multifacetado rig e uma economia muito boa enquanto que os criminals são altamente destrutivos com todas as suas cartas virulentas.

Posto isto, tem-se muito jogo na caixa base. Muitos confrontos totalmente dispares, para além da assimetria natural do Runner vs Corps. Já joguei umas 70 e pico vezes e ainda não entrei em deckbuilding sequer. Convém dizer que nunca experimentei a versão antiga.

Quanto ao formato LCG, penso que será muito bem sucedido porque toda a malta terá acesso às mesmas cartas e como tens a limitição quer da influência (15 a ser gastos com cartas de outras facções) quer do máximo de 3 cópias no deck de cada carta, não se irá assistir a decks ultra poderosos (isto se mantiverem o equilibrio das cartas existentes). Até porque, e isto é que me fascinou no jogo, não é o deck que joga, é o skill do jogador que importa. Por tudo aquilo que tenho lido, não importa pegares num deck construído por alguém muito experiente, se não souberes o que fazer com ele. Toda a habilidade do jogador, o timing, bluff, não estão no deck. Existe alguma sorte no jogo, mas não incomoda.

Para mim é, sem dúvida, o melhor jogo que já joguei. Para quem gostar de um face-to-face temático, duro, exigente e denso (tem bastante regras mas tudo faz sentido) jogado em 30-60 min., experimentem. Vão ver que vão ficar com febre…

[quote=Mallgur]

Estou com bastante vontade de experimentar esta nova versão.[/quote]

Próxima quinta-feira. Deal?

Nada mau…ainda se jogou muita coisa para uma Quinta de chuvasurprise

Eu lá joguei Tzolk'in…mais um jogo que conheci e que gostei…fiz poucos pontinhos mas se jogar outra vez já farei mais lolcool O jogo tem uma mecânica (literalmente cheeky) engraçada…depois de conhecermos as regras, o jogo desenvolve rapidamente apesar de termos que pensar e repensar a nossa estratégia algumas vezesashamed  Experimentem pois vale a penawink

CIA