5 Towers - JogoEu

Sinopse:

Compete como um mestre da arquitetura para construir as mais altas torres da cidade. Em cada ronda, 5 cartas – os blocos das torres – aparecem no mercado para serem licitadas. O jogador que licitar o número mais elevado fica com esse número de blocos e tem de as adicionar às suas torres pessoais.

E porque não tirar todas as cartas em licitação? Porque cada jogador só pode construir uma torre de cada tipo e para fazer crescer cada uma, é preciso ir adicionando cartas com números pela ordem decrescente, por isso reclamar muitas cartas ao mesmo tempo pode ser restritivo em licitações futuras.

Quando o último tijolo for colocado, o jogador com mais pontos ganha. Cada carta numa torre garante pontos. Cada carta numa torre vale 1 ponto, mas se essa torre tiver o topo da torre, então cada carta passa a valer 2 pontos. As cartas na maior torre de cada jogador vale mais um ponto por cada carta, enquanto que cada carta removidas das torre durante a partida (refugo) vão diminuir a pontuação.

Como se joga:

⇒ Setup

Com 2 ou 3 jogadores removem-se as 30 cartas com o símbolo de 4+ jogadores e colocam-se na caixa de jogo. Usam-se apenas 80 cartas.

Com 4 ou 5 jogadores, usam-se as cartas todas (110).

Baralham-se as cartas e forma-se um monte de bisca de face oculta no centro da mesa. Deixa-se espaço para formar um monte de descarte e uma área para 5 cartas de exposição.

Escolhe-se um jogador inicial, que fará a licitação inicial na primeira ronda.

Desenvolvimento

O jogo desenrola-se durante várias rondas. No início de cada ronda, revelam-se 5 cartas do monte de bisca e colocam-se na área de exposição, ao lado do monte de bisca.

A ronda prossegue com as 3 fases seguintes:

  1. Licitação
  2. Construção
  3. Limpeza

Licitação

O jogador inicial faz a primeira licitação, anunciando em voz alta quantas das cartas expostas quer tirar, dizendo um número de 0 a 5.

O processo de licitação continua no sentido dos ponteiros do relógio. Na sua vez, cada jogador tem de aumentar pelo menos em 1 a licitação anterior ou passar. Este processo continua até todos os jogadores terem tido hipótese de fazer uma licitação ou alguém licitar 5 (valor máximo de licitação).

O jogador com a maior licitação tira da área de exposição o número exato de cartas que anunciou na sua licitação e junta-as à sua mão.

Construção

No seguimento da fase anterior, o jogador que ganha a licitação vai agora fazer a construção das carta que ganhou da seguinte forma:

a) Opcionalmente, o jogador pode começar por descartar a carta do topo de uma das suas torres. A carta removida é colocada na sua área de jogo com a face oculta (refugo). Quanto mais cartas houver no refugo, no fim do jogo, mais pontos o jogador irá perder, por isso é importante gerir bem o número de cartas que se descartam das torres!

b) Em seguida, juntam-se todas as cartas da mão às respetivas torres. Obedecendo à regra de construção.

Regras de ouro da construção:

  • Cada torre é construída com cartas que se sobrepõem por ordem decrescente (15, 14, 13 …)
  • Não é obrigatório começar com o 15, nem é necessário que os números estejam todos seguidos, podem ser por exemplo assim: 13, 7, 2, 1, 0.
  • Uma torre termina sempre no número zero exceto se o jogador tiver uma carta com o número 8, que pode ser colocada sobre uma carta 0.
  • Além da carta com o número 8, que se pode colocar sobre qualquer número sem ter de se obedecer à regra geral do jogo, há ainda a carta 9, que tem o mesmo poder da carta 8, porém não pode ser colocada sobre a carta 0.

Nota: Se por algum motivo, o jogador que ganha o leilão perceber que tem uma carta que não consegue colocar em jogo, todo o leilão deve ser cancelado e o jogador devolve as cartas licitadas, reajustando a sua licitação ou passando.

Limpeza

As cartas do centro da mesa que tenham ficado por licitar são colocadas agora no descarte. Começa agora uma nova ronda, começando a licitação o jogador à esquerda de quem ganhou a última licitação.

No final da ronda onde as cartas do baralho se esgotarem pela primeira vez, baralham-se as cartas de descarte e prossegue-se a ronda com essas cartas. Se voltarem a esgotar por uma segunda vez, o jogo termina.

Fim do jogo

O jogo termina quando se esgotar pela segunda vez as cartas de torre. Procede-se então à contagem dos pontos:

  • 1 PV por cada carta em cada uma das diferentes torres construídas que não tenham a torre do topo (valor 0);
  • 2 PV por cada carta em cada uma das diferentes torres construídas que tenham a torre do topo (valor 0);
  • 1 PV por cada carta da maior torre do jogador;
  • Pontos negativos por cartas de refugo (-1 / 1ª carta; -2 / 2ª carta; -3 / 3ª cartas; -4 / 4ª carta …)

Depois de somar e subtrair todos os pontos vence quem tiver mais pontos!

Avaliação:

5 Towers é um jogo de cartas que se apresenta numa pequena caixa num formato típico. 110 cartas de formato 56 x 87 de boa qualidade. Uma ilustração que nos remete para um traço cartonesco com reminiscências evidentes de diferentes universos da cultura pop cinematográfica e digital (Star Wars, Aliens, Dune, Chocolate Factory…). Curioso ver todo o mundo perdido a encontrar as diferentes personagem deste ou daquele filme e o espanto de as encontrarem por causalidade.

5 Towers é exatamente o que o título promete: curto e conciso! As regras são explicadas rapidamente e ficam de imediato claras para todos os jogadores. Infelizmente, a sorte/azar no jogo pode ser difícil de encaixar se virmos os outros a avançar nas suas construções enquanto nós nos deixamos ficar sem cartas, pela simples razão de não nos chegarem oportunidades interessantes. As cinco cartas reveladas ficam à mercê do jogador activo, que as pode reclamar imediatamente com uma aposta de ‘5’ sem que mais ninguém se possa interpor no caminho. No entanto, devido ao curto tempo de jogo, isso resolve-se com uma desforra!

O baralho de cartas pode ser levado para qualquer lugar e a sua portabilidade faz deste jogo uma excelente proposta para sacar à mesa enquanto se espera pelo pedido da comida. O leilão é muito simples e sem necessidade de muita matemática ou calculismos económicos. Por vezes, mesmo antes do licitador fazer o seu lance, já todos o prognosticam de tão evidente que se torna.

Em suma, um jogo de cartas inteligente e cheio de oportunidades para quem gosta de correr riscos e apostar! Uma excelente surpresa que vê mesa com muita frequência nos últimos tempos.