54º Encontro Mensal - Boardgamers Porto

Os encontros mensais são realizados todos os últimos Sábados de cada Mês com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. É um ambiente descontraído onde ganhar não é o mais importante.

O encontro é aberto à participação pública e gratuito, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda e não necessita saber as regras dos jogos pois haverá sempre alguém disponível para as explicar.

Os jogos disponíveis são trazidos voluntariamente por alguns dos participantes, mas também podes trazer jogos que queiras jogar, e existem para todos os gostos, pelo que poderás escolher e experimentar os jogos que serão mais do teu agrado.

O encontro começa por volta das 14:30 e termina quando já não houver gente para jogar. O espaço está aberto até às 06:00h e tem serviço de restauração permanente.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / JohnnyBeGood / Asur.

O espaço onde nos encontramos é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.

Mapa

O que se jogou:

Targi (1)
Tichu (1)
Village (1)

Boas!

O que acham da magia do senhor H.P. Lovecraft? Pondero começar a frequentar estes encontros de jogos de tabuleiro, apesar de não ser muito experiente. Gosto bastante do Arkham Horror e do Mansions of Madness. Se comparecesse este Sábado com o Mansions of Madness, haveria jogadores?

Que outros jogos do género poderemos esperar?

Obrigado e cumprimentos,

Edgar

Bem-vindo!

Ambos os jogos já foram jogados em encontros do grupo mas não são dos mais frequentes (4 vezes o AH, uma o MoM)…

Podes trazer o que quiseres e ver se mais alguém os quer jogar. Os encontros não limitam os jogos que se jogam portanto só depende da vontade dos participantes (e do que está disponível) aquilo que se joga.

Não será fácil dizer que outros jogos do género poderás encontrar, depende um pouco do aspecto de cada um deles que procuras…

Se quiseres dar uma vista de olhos na minha colecção e pedir algum específico, podes vê-la aqui.

Aparece!

Creio que concretamente o que procurava era algo à volta do trabalho em equipa, como o que está presente nesses dois jogos. Apesar de gostar bastante da temática do Mythos, não sou esquisito. Também gostaria bastante de experimentar algo do género de Dungeons and Dragons, não sei se será algo dentro do habitual ou não.

Que jogos são por norma mais jogados?

Cumprimentos.

PS. A tua colecção faz inveja.

Como cooperativos talvez tenhas mais hipótese de jogar Pandemic ou Hanabi (costumo levar este para os encontros). Não tens a mesma profundidade temática mas o trabalho em equipa é fundamental. Temático e bastante jogado é o Battlestar Galactica mas aí já entra o aspecto do traidor ou cylon. Podes também pedir ao Dugy para levar o seu Space Alert…

No ambiente D&D talvez se consiga fazer aparecer um Lords of Waterdeep mas em boa verdade é um worker placement sem grande relação com o tema. Podes também pensar em contactar a malta do grupo de roleplayers do Porto se quiseres experimentar D&D mesmo. Os RPG têm encontros regulares independentes dos dos boardgames mas muitos jogadores estão ligados a ambos os grupos e encontros.

Se fores à página dos Boardgamers do Porto tens lá um tópico com os jogos mais jogados de sempre e no último mês. Se preferires uma listagem completa, tens aqui

Obrigado pelo comentário à colecção. Há maiores e melhores, acredita… wink A minha está mais ou menos estabilizada há um ano.

Chamou-me a atenção algumas vezes. Assim como o Settlers of Catan e o Agricola. O Battlestar Galactica é do género traidor vs o resto, ou há equipas? Tanto esse como o Space Alert parecem interessantes. Não posso é pedir a ninguém que leve nenhum jogo, visto não ter a certeza de que vos visitarei este fim-de-semana.

Também visitei a página deles daqui, mas vi que não têm encontros desde 4 de Agosto, nem aparenta estar nenhum agendado. Será uma questão de manutenção da página apenas?

Vejo que jogam muito o Kamisado e o Tichu! Não os conheço, mas parecem interessantes. Vou manter-me alerta acerca dos vossos dias de jogos ;).

Acredito que haja maiores, mas a minha colecção pessoal não chega aos 10, daí o meu natural espanto :). É um hobby algo caro.

[quote=veribaka]O Battlestar Galactica é do género traidor vs o resto, ou há equipas?[/quote]

Depende do número de jogadores mas normalmente há mais que um traidor.

[quote=veribaka]Também visitei a página deles daqui, mas vi que não têm encontros desde 4 de Agosto, nem aparenta estar nenhum agendado. Será uma questão de manutenção da página apenas?[/quote]

Acho que estão em período de férias. Como os RPG normalmente obrigam a uma certa continuidade e manter a mesma no mês de Agosto é mais difícil, creio que fizeram uma pausa para depois regressarem em força em Setembro.

[quote=veribaka]É um hobby algo caro.[/quote]

Está a ficar mais caro, sim… Pelo menos eu tenho essa percepção.

Por outro lado, a média dos meus jogos deve andar abaixo dos € 20,00. Se levarmos em conta que estes jogos se jogam mais que uma vez, o custo por partida diminui muito e acaba por ser bem mais compensador que dar € 30,00 (creio que bem mais por novidades) por um jogo de consola que dura 8 ou 9 horas e depois se acaba…

Nem sempre será assim, claro.

Ok, é um caso a estudar, mas para já parece-me bem! Estive a analisar e tanto quanto percebi a maioria dos jogos que são jogados são de estratégia, ou analisei incorrectamente? 

Estou curioso, tentarei saber mais informações acerca do grupo de role play.

Esta panca que tenho pelos jogos de tabuleiro começou quando um amigo meu comprou o Talisman. Eventualmente ele comprou as expansões todas. Isto evoluiu e eu também acabei por comprar o Tomb, ofereci-lhe o Arkham Horror, ofereci o Mansions of Madness à minha namorada (tanto ela como eu gostámos da temática de que falei mais cedo). Enfim, em poucos jogos gastámos mais de €150. A maioria já proporcionou boas horas de diversão. Nenhuma delas tanto como os meus call of duty (no total terei cerca de 1400 horas distribuídas entre os meus 3 favoritos), mas sem dúvida que em grupo nada bate uma boa luta pela sobrevivência :). Espero encontrar entre este grupo mais malta para explorar o Mythos!

[quote=veribaka]Ok, é um caso a estudar, mas para já parece-me bem! Estive a analisar e tanto quanto percebi a maioria dos jogos que são jogados são de estratégia, ou analisei incorrectamente? [/quote]

Não erraste. Genericamente preferem-se os jogos de estratégia. Como disse antes, não é rigoroso ou imposto mas a tendência da maioria dos membros do grupo é para jogos estratégicos.

Já agora, podes subescrever o grupo de boardgamers do Porto aqui no AoJ para eventualmente receberes informações acerca do que se vai passando como por exemplo alterações às datas e locais dos encontros…

emprestarem-me um Tichu amanhã (que devolverei na terça-feira no Breyner ou na quinta feira) para divulgar o jogo junto de alguns amigos, este fim de semana?

Obrigado e um abraço

Lembra-me amanhã e levas um dos meus…

Não queres levar outra coisa mais?

[quote=Mallgur]Lembra-me amanhã e levas um dos meus…

Não queres levar outra coisa mais?[/quote]

Se calhar não seria mal pensado. Trata-se de um casal de amigos, com uma criança de 8 anos. Que sugeres Pedro?

Obrigado

Bom…

Para jogarem a dois (casal) Lost Cities, Drakenherz, Famiglia, Odin's Ravens, Oshi… se ficar em jogos só mesmo para dois. Há outros que normalmente se jogam com mais que resultam bem a dois como Carcassonne, Ingenious, Pandemic se estiverem curiosos com a ideia de um cooperativo.

Para jogar também com a criança talvez Emerald, Pyramid, Bohnanza, Get Bit (apesar do tema um pouco escabroso e de ser melhor com mais), Jenga, Ligretto, Mamma Mia, ou Pickomino…

Isto assim com uma vista de olhos rápida na colecção…

[quote=Mallgur]Bom…

Para jogarem a dois (casal) Lost Cities, Drakenherz, Famiglia, Odin's Ravens, Oshi… se ficar em jogos só mesmo para dois. Há outros que normalmente se jogam com mais que resultam bem a dois como Carcassonne, Ingenious, Pandemic se estiverem curiosos com a ideia de um cooperativo.

Para jogar também com a criança talvez Emerald, Pyramid, Bohnanza, Get Bit (apesar do tema um pouco escabroso e de ser melhor com mais), Jenga, Ligretto, Mamma Mia, ou Pickomino…

Isto assim com uma vista de olhos rápida na colecção…[/quote]

A ideia será jogar (sábado à noite) a quatro ou a cinco (quatro adultos mais uma criança). O Pyramid pareceu-me muito bem. O Mamma Mia também.

Mas, no domingo, em princípio seremos mais dois (adultos), portanto um possível total de 7. Para tal cenário, seria abusivo pedir-te mais um jogo? Apesar de não o ter jogado, mas já ter visto, o witts and wagers poderia ser porreiro. Que achas?

Em suma, a lista poderia ser: tichu, pyramid, mama mia, e um jogo para 6/7 (talvez o wagers, não sei.)

O meu Pyramid tem a falta de uma peça por isso só dá para 4.

Para o total de 7, Wits & Wagers é uma boa opção. Talvez possas considerar um Time's Up! mas o meu está emprestado no Breyner85… O 6 nimmt! também não tenho actualmente (dei a minha cópia) mas acho que se arranja um facilmente.

Levo-te isso no sábado.

[quote=Mallgur]O meu Pyramid tem a falta de uma peça por isso só dá para 4.

Para o total de 7, Wits & Wagers é uma boa opção. Talvez possas considerar um Time's Up! mas o meu está emprestado no Breyner85… O 6 nimmt! também não tenho actualmente (dei a minha cópia) mas acho que se arranja um facilmente.

Levo-te isso no sábado.[/quote]

Amanhã no encontro falaremos melhor. Quanto aos jogos, e em princípio então:Tichu (ok), Pyramid (ok), Wits (?) Time's Up (?) 6 nimmt (?).

A que horas estarás por lá. Eu terei de sair bem antes do jantar.

Obrigado uma vez mais e um abraço

P.S. - O Wizard pontua-se negativamente, ou tem como limite zero pontos? Pergunto isto para o caso de alguém apostar fazer vasa e não conseguir. Ou então, apostar não fazer e fizer uma ou duas, por exemplo.

Podes pontuar negativamente no Wizard.

Adicionado ao cabeçalho.