7º Encontro GBG Setúbal dia 10 - Jogos Abstratos

Sábado, dia 10 de Novembro, das 14 às 24horas, terá lugar o 7º Encontro do Grupo de Boardgamers de Setúbal, na sala de jogos do “Clube Setubalense”, sito na Avenida Luísa Todi 99, em Setúbal. Este clube é um dos mais antigos de Portugal, ultrapassando já os 150 anos de existência, e desde sempre teve uma estreita ligação com o ”jogo”, sendo, por isso, um local propício para este tipo de eventos.
 
Este será o nosso sétimo encontro, por isso, o quarto ao qual será atribuído um tema e os jogos que procuraremos incidir a oferta serão, em especial, subordinados ao mesmo, neste caso: JOGOS ABSTRATOS. Ainda assim, haverão sempre bastantes jogos de rápida iniciação e regras simples por onde escolher, além daqueles que foram oferecidos ao GBGSetúbal pelos próprios editores. E, claro está, todos podem trazer os jogos que entenderem…
 
Salientamos que são todos bem-vindos, nem que seja por breves minutos; qualquer um pode entrar e sair sempre que quiser, do primeiro ao último minuto. O bar do Clube Setubalense estará aberto sensivelmente até às 18h, no entanto, dada a localização, não faltam cafés, bares e restaurantes nas imediações (McDonalds a 1 minuto, Pizza Hut a 2 e Portugália a 3, por exemplo), com horários bem mais alargados (para prevenir pela noite dentro, há o Pingo Doce a 1 minuto e que encerra às 21h). Quem estiver cansado demais para conseguir chegar a casa, tem o Esperança Centro Hotel, mesmo em frente!
 
Como chegar ao Clube Setubalense sem ter GPS ou paciência para consultar percursos na Internet?
Vindo pela N10 sentido Lisboa/Setúbal - Ao chegar a Setúbal virar à direita na primeira rotunda, prosseguir pela Av. General Daniel de Sousa e Rua José Pereira Martins até chegar a uma rotunda (não muito redonda) já na Av. Luísa Todi. Entrar na rotunda e seguir para o lado esquerdo da Avenida, prosseguindo por 600m. O Clube fica no lado direito, por cima do BPI Empresas e em frente ao coreto central, como muito estacionamento nas redondezas, grátis durante o período do evento.
Vindo pela N10 sentido Aguas de Moura/Setúbal – Chegando a Setúbal, após passar o Intermarché e a MediaMarkt, seguir em frente na primeira rotunda e virar à esquerda no cruzamento seguinte (onde está o Novotel). Passando o cruzamento seguinte e duas rotundas, chegará uma altura em que a própria estrada obriga a seguir para a direita, prosseguindo como se nada fosse (neste percurso completa a Av. Pedro Alvares Cabral, a Av. Infante D. Henrique e a Av. D. Manuel I). Chega assim à Estrada da Graça, por onde deve prosseguir, passar o viaduto das Fontainhas, os restaurantes do Choco Frito e entrar na Av. Luísa Todi. Uma vez nesta aresta da avenida, pode estacionar de imediato e procurar o Clube Setubalense, sensivelmente em frente ao McDonalds e ao Coreto, por cima do BPI Empresas. Há muito estacionamento nas redondezas, grátis durante o período do evento.
Vindo da A2/A12 – Sair na saída Setúbal e seguir absolutamente sempre em frente. Passando o primeiro cruzamento e duas rotundas, chegará uma altura em que a própria estrada obriga a seguir para a direita, prosseguindo como se nada fosse (neste percurso completa a Av. Pedro Alvares Cabral, a Av. Infante D. Henrique e a Av. D. Manuel I). Chega assim à Estrada da Graça, por onde deve prosseguir, passar o viaduto das Fontainhas, os restaurantes do Choco Frito e entrar na Av. Luísa Todi. Uma vez nesta aresta da avenida, pode estacionar de imediato e procurar o Clube Setubalense, sensivelmente em frente ao McDonalds e ao Coreto, por cima do BPI Empresas. Há muito estacionamento nas redondezas, grátis durante o período do evento.
Vindo de Tróia no barco de passageiros – Ao sair do barco, caminhar em direcção ao centro da cidade pela Rua Cláudio Lagranje até à intercepção desta com a Avenida Luísa Todi, ai seguir pelo lado direito 50m e encontrará o Clube Setubalense à sua direita, por cima do BPI Empresas.

Boas!



Se houvesse malta suficiente para um torneio de "Genial" é que seria porreiro… "Exploradores" (alto lá! Esse não pode, já que é um fantástico jogo, extremamente temático, sobre exploração aventureira de lugares inóspitos… grrrrrrrrrr) também podia ser interessante…



Alguem alinha?! Outras sugestões?

Boas!



Eu apostava claramente em las Vegas mas o torneio de Genial tb é muito interessante.



Já tenho duas presenças confirmadas.



abr

Olá!



Ambas as sugestões darão excelentes torneios, no entanto, “Vegas” não é um jogo abstracto, sendo considerado um partygame, com mecânicas dice-roll e área control, temática e mecanismos que abordaremos num dos próximos encontros, talvez até já em Dezembro.

 

Genial é um dos, se não o, mais aplaudidos abstractos modernos, pelo que pode ser que se reúna um agradável número de participantes. Havendo já vários interessados, é de aproveitar a oportunidade para realizarmos o primeiro torneio organizado pelo GBGSetúbal. Fica então confirmado, mini torneio de Genial, de Reiner Knizia, com início às 18 horas, sem limite de participantes.





Quanto ao evento de um modo geral, entre outros, estarão à disposição (pela ordem do ranking BGG): Genial, Zèrtz, Blokus, No Gracias, Ubongo, Qwirkle, Quarto, FITS, Tsuro, Khet, Blockers, Bazaar, Polarity, Pentago, Tantrix, Código Da Vinci, Zatre, entre outros.

 

Haverá também alguns abstractos mais temáticos, como, “A Colmeia”, “Através do Deserto”, “Pinguins e Cia.”, “Terra Nova”, entre outros, para além de muitos jogos para os mais pequenos…

 

Apareçam

Avançamos o tema do encontro de dia 24 deste mês, será: “Velho Oeste”, com destaque para “Wacky Wacky West”, “Diamantes”, “Steel Driver”, “Bison”, e “Pony Express”, sem esquecer os próprios jogos tradicionais de então, como “Blackjack” e “Poker” de cartas e de dados…



Apareçam…



  

As mais provaveis "estrelas" do encontro deste Sábado:









































































Curioso com algum destes? Desejoso de encontrar novos adversários? À procura de cobaia para experimentar a tal táctica?

Apareçam e agarrem a oportunidade!

Até ao momento, a nível pessoal posso confirmar as participações de:

 

Ricardo Jorge Gomes;

Tânia Raquel;

Diogo Gomes;

Nuno Cruz e acompanhante;

Pedro e Elsa Freitas;

João Monteiro.

 

A julgar pelo número de pessoas que aprenderam a jogar Genial noutros encontros, é bem provavel que surjam mais alguns participantes.



Temos assim um número mínimo de 8 participantes, o que já dá para 3 rondas cabeça a cabeça em sistema Suíço, ou mínimo de quatro usando o método Buchholz, também cabeça a cabeça.

 

O vencedor ganhará uma coroa de espinhos e um troféu de serapilheira…

Será que é Sábado que aparecem adversários à altura para um Terra Nova?! É capaz de ser o único jogo no qual só conto com vitórias, tendo jogado mais de uma dúzia de vezes (este já devo ter jogado uns 30 ou 40 jogos, a maioria a 4)







Há voluntários para jogar este area enclosure da Winning Moves?

Engana-se quem pensar que se trata de um joguinho qualquer, é um dos melhores jogos que conheço e até ganhou o Prémio Archimede em 2004. No meu top 10 desde a primeira jogatina…

Assim sendo, e como só conseguimos garantir 3 cópias do jogo, pedimos a quem puder que traga também o Genial.

 

Obrigado