Os encontros do Grupo de Viana do Castelo têm por anfitrião o Leandro, que tem a amabilidade de dispor o espaço no Café Papiro, onde trabalha e é sócio-gerente. A periodicidade dos encontros não é semanal, realizando-se somente nos sábados à tarde em que o Leandro se encontra de serviço. Os posts dos encontros são colocados aqui no AoJ com alguns dias de antecedência do sábado respetivo.
A partir do início da tarde pode-se ir aparecendo, encontrando-se sempre o Leandro a aguardar por vós, tendo em conta que o café ainda se encontra em funcionamento e estaremos lá como clientes que consomem e ocupam um espaço num canto sem incomodar quem se encontra a trabalhar até às 16H00. Depois dessa hora o anfitrião fica mais disponível.
No próximo sábado, dia 11, a partir das 14H00 até às 19H00, vem ao Café Papiro, na Rua da Bandeira, nº 497, Viana do Castelo. Fica perto do liceu Santa Maria Maior, cujo parque de estacionamento ao sábado tem lugares de sobra para deixar o veículo.
Os encontros são uma excelente oportunidade de jogar, dar a conhecer a outras pessoas a esfera desta atividade, e conviver com aqueles que já se conhecem.
São encontros abertos a todos, juntando o pessoal de Viana e arredores, amigos daqui do AoJ, e quem demais apareça.
Tal como acontece noutros encontros por Portugal fora, os encontros são gratuitos. Os jogos são levados pelos vários participantes, sendo explicados pelos mesmos. Traz contigo boa disposição, vontade em aprender, e se se proporcionar um par de caras novas. Se houver algum jogo que tenhas em casa e pretendas jogar ou aprender, traz contigo que a gente cá trata dele. :)
É um tempo sadio no convívio com malta amiga, um ginásio lúdico para a mente, uma atividade divertida e cativante que é sempre diferente. A rotina não tem lugar aqui.
É já no próximo sábado à tarde às 14H00. Vem jogar connosco e passar uma tarde estimulante e agradável.
Tendo a ACEP contribuído de forma tão prestável nos esforços para realizar os encontros periodicamente em Viana, deixa-se aqui um apelo a todos os membros do AoJ e não só dos membros em Viana, para que considerem colocar os dados desta associação cultural sem fins lucrativos na consignação do vosso IRS.
Desta forma poderemos retribuir um pouco o apoio que a ACEP facultou altruistamente, apoiando sem interesse a divulgação e expansão dos jogos de tabuleiro em geral, contribuindo generosamente para que esta atividade se propague a um público cada vez maior.
Tendo o Grupo de Viana mudado recentemente os encontros de local, a ACEP ainda assim ofereceu apoio na divulgação dos encontros através dos seus canais de atividades. Foi inclusive com todo o gosto que foi verificado que os encontros constam da agenda cultural da câmara municipal de Viana, que é impressa mensalmente e tem ampla divulgação. Esperamos que possamos continuar a contar com a divulgação através deste meio.
Fica desde já aqui um enaltecido agradecimento à ACEP pelos seus esforços e aos membros do AoJ que puderem dar o seu apoio através do IRS.
"Ao preencher a declaração de IRS referente a 2014 pode ajudar a ACEP com a consignação de 0,5% do imposto liquidado. Para tal basta preencher o quadro 9 do Anexo H. O valor da consignação não tem qualquer encargo para si e é uma valiosa contribuição para o desenvolvimento das atividades da ACEP em prol das crianças, jovens e comunidade. Contamos consigo."
Boas! Eu ando desde o natal a enfiar-me pela primeira ve em Dungeons and Dragons, nenhum dos meus amigos alguma ve jogou e então estou-me a preparar para ser o DM para eles.
Decidi abrir no facebook um grupo de RPGs de Viana, porque estava quase certo que têm que haver pessoas que jogam.
A OMNI tinha um bocado esse papel antigamente mas agora é complicado encontrar pessoas.
Quando o partilhei num dos grupos de RPG gerais para Portugal, o JogadorSonhador perguntou-me se tinha conhecimento deste vosso grupo.
Ainda estou um pouco perpelexo com o facto de vocês existirem e estarem organizados.
Não é raro eu passar ao lado do café Papiro, mas nunca imaginei que se pudesse passar isto lá dentro.
Desculpem o testamento, mas tinha que partilhar o que me trouxe até aqui :)
Este sábado vou aparecer e tentar levar alguns amigos comigo. Acho é que vamos ser a miudagem do dia, mesmo tendo tudo mais de 20.
Fica a questão se estes encontros também servem para RPGs ou se há o interesse pelos mesmos no grupo,
No Café Papiro ainda somente se realizaram dois encontros, pois antes disso o local era outro. De qualquer modo ainda não está confirmado para este sábado, pois falta o feedback do Leandro, que é "chefão" do espaço. :)
O local localiza-se perto do liceu pelo que é natural ser frequentado por docentes e alunos durante a semana. Talvez se venha a aproveitar a sugestão do Leandro e coloque-se antecipadamente um cartaz alusivo aos encontros.
Confirmem aqui neste tópico ao longo da semana se no próximo vai em diante ou não.
Ainda nunca foi jogado nestes encontros um RPG, sendo que para a maioria é território virgem. Mas esperando não estar enganado, julgo que há por cá quem já tem experiência com RPG, e inclusive tem pelo menos um. Refiro-me ao Rastaman, que talvez possa pronunciar-se sobre isto quando por aqui vier sondar.
De qualquer os encontros servem para conviver jogando, independentemente do género. Os jogos de tabuleiro em geral são o prato forte, mas já tivemos uma introdução ao GO por exemplo, honra a cargo do anfitrião. O RPG certamente terá um espaço para se testar e se cativar alguns convivas, até para continuar. É uma questão de aparecerem, trazerem boa disposição e vontade de aprender, e por cá jogaremos de tudo um pouco.
Mesmo dentro dos jogos de tabuleiro há diferentes interesses, como jogos de guerra com e sem miniaturas (temos cá fãs), de gestão de recursos, económicos, de leilões, de corridas, cooperativos, entre muitos outros, ou então consoante a sua duração ou quantidade de jogadores.
Quanto às idades não tem qualquer relevância. Aliás, os "miúdos" por cá, quando vêm, rondam os 10 anos, e posso dizer-vos que na mesa são tratados como adultos pois oferecem semelhante resistência. :)
As esposas e namoradas também por cá vão aparecendo de quando em vez para jogar, e apesar de a maioria estar na casa dos 30 aos 40, ainda temos malta com mais idade. Tal como é anunciado nos encontros das demais localidades, é uma atividade que serve todas as idades.
Eu costumava fazer RPGs na universidade, mas os grupos vão diminuindo à medida que a malta se espalha. De momento jogo ainda RPGs como DnD pela net mas às vezes dá pra juntar alguma malta pra uns one-shots.
Posso sugerir, para encontros mais pequenos, um RPG curto, sem follow-up, o Fiasco, ou algo do género. Quanto a DnD, é possível que esteja interessado também, mas isso é pra se discutir mais pessoalmente. Se se confirmar para amanha, nem que seja só pra lá ir beber um café, sem grandes jogos, conversamos lá.
Para minha surpresa encontrei hoje uma loja em Viana dedicada a Magic the Gathering, mas que também tem alguns jogos de tabuleiro à venda. A loja dispõe dum espaço amplo, com mesas e cadeiras, onde os membros realizam os seus encontros de Magic.
Malab Magic Kingdom: fica na estrada da Papanata, junto aos semáforos, no primeiro andar mesmo por cima da loja de bicicletas. Para entrar, basta aceder pela porta do prédio, uns metros ao lado.
Disse-lhes que havia encontros de jogos de tabuleiro em Viana no Café Papiro, e perguntei-lhes se por ali também se jogavam jogos do género. Para meu espanto estavam lá dois jogadores de Magic com coleções de jogos de tabuleiro com mais de uma centena de títulos. Entusiastas ferrenhos e nunca tinha ouvido falar deles, nem conhecem sequer o AoJ!!! A resposta veio num esgar. Conhecem os jogos de tabuleiro como nós, têm uma quantidade considerável deles em casa, mas desconhecem o AoJ, o grupo de Viana, o do Porto ou qualquer outro.
O dono da casa ficou de passar no encontro de amanhã, caso se realizasse e tivesse tempo, mas já devidamente advertido que ainda não estava confirmado.
Está aqui "um filão" de novos recrutas para dobrar ou triplicar o número de pessoas do grupo de Viana. A ver se a seu tempo se se entusiasmam. :)
Eu amanhã devo aparecer, não por muito tempo, para conhecer o espaço e levar o Jaipur ;-), depois logo se vê talvez dê para uma partida rápida de alguma coisa…
É principalmente com isso que eu estou a contar, alguém que numa conversa casual me oriente um pouco a mente.
Eu estou a ''praticar'' a campanha ''Lost Mines of Phandelver'', do Starter Set, que no fundo é indicada para isso mesmo. Mas ainda sinto a confusão a tomar controlo. Sou um verdadeiro novato nisto.
Teremos todo o gosto em receber-vos quando por cá aparecerem. Se mudarem de ideias já este sábado, estejam à vontade. Caso contrário procurem vir noutra oportunidade. Colocaremos, se não houver inconveniente, um comentário com link na vossa página do Facebook sempre que houver encontros.
Já agora convido a se juntarem ao nosso grupo aqui no AoJ. Basta escrever grupo de viana, e aderirem ao mesmo. Assim irão receber os avisos sobre os próximos encontros.
Repetiu-se a dose do 7º encontro: uma partida de Ancients, e depois uma partida de Tinners a quatro. Desta feita jogou-se direitinho até ao fim. O Nuno, num dia de grandes galos, venceu ambos desafios. :)
Perto do final apareceu o pessoal do Magic Malab Kingdom, que apesar de já não haver tempo para jogar qualquer partida, falou-se um pouco e deixaram um convite no ar que provavelmente mais para a frente iremos aproveitar. Disponibilizaram o seu espaço para lá pudermos jogar quando quisessemos, sendo que aos sábados à tarde estão abertos das 15H00 às 19H00.
É uma ótima forma de divulgar a atividade junto de um grupo maior. Alguns já conhecem relativamente bem o nosso hobby, pois têm coleções grandes. Outros ainda nem tanto.
Não querendo deixar o espaço no Café Papiro, que tem condições ímpares e um grande anfitrião, poder-se-á aproveitar algumas ocasiões em que o Leandro não trabalhe.
Foi uma tarde agradável (apesar dos romanos a enegrecerem um pouco). :)