Não é um mau jogo. De forma nenhuma. Mas tem alguns pontos que poderiam ser melhorados... Também me parece que será melhor com 6 e principalmente com 6 que já conheçam o jogo.
Existe algum desequilíbrio entre aquilo que se ganha pela via pacífica, isto é, pela recolha de cartas Hanafuda e o que se ganha pela via militar, ou seja, os pontos que se ganham nos combates. Isto faz com que uma estratégia óbvia seja optar pela produção em detrimento dos combates. Para combater um jogador que vai à frente, e em princípio optará pela produção para tentar manter essa liderança, os outros jogadores terão que tentar retirar-lhe províncias, não tanto pelos pontos que ganharão com isso, mas mais pela possibilidade de lhe dificultar a produção de mais cartas.
Esta questão das cartas de produção também faz com que a fase diplomática gire mais em torno da troca de cartas comerciais que de outros aspectos... No nosso jogo houve apenas uma execução de reféns e porque alguém deu uma carta que tinha recebido de outro jogador a um terceiro que parecia estar à bica para ser atacado por aquele em troca de apoio militar... (uma malandrice que não vou dizer quem fui que fez...).
Estando famílias de fora, o funcionamento dos leilões pelas cartas destas famílias conduz um bocado a um dumping de cartas diplomáticas para isto com vista à obtenção dos 10 pontos pela entrega de uma carta diplomática de cada família, o que faz com que alguns jogadores fiquem com poucas cartas suas na mão para trocar na fase diplomática. Daí me parecer que será importante que estejam mesmo os 6 jogadores... Ou então optar-se por um valor diferente de pontos pela entrega de cartas de outras famílias sem usar as dos ausentes, no nosso caso, por exemplo, oito pontos por uma carta de cada um dos oponentes...
Uma outra possibilidade de tornar o jogo menos direccionado para a recolha de cartas Hanafuda seria aumentar os pontos obtidos pela vitória numa batalha. Actualmente são 2X o número de unidades perdidas (se for o atacante vencedor, 1X se for o defensor), o que dá um máximo de 12 pontos possíveis. Eu pensei em fazer 4X para o atacante e 2X para o defensor para um máximo de 24 pontos, o mesmo que se consegue no máximo com as cartas Hanafuda.
Outra ideia seria, por exemplo, estabelecer um limite de cartas Hanafuda na mão... Tornando menos fácil a acumulação em busca de múltiplas combinações de muitos pontos...
Acho que se todos os jogadores já conhecerem o jogo e estiverem conscientes de que o "bash the leader" é quase obrigatório e de que as cartas Hanafuda são muito importantes e, por isso, devem ser mais exigentes nas trocas das suas cartas comerciais, o jogo deverá funcionar melhor.
De qualquer modo, foi divertido. Eu não me importaria de o jogar de novo, mesmo sem alterações, e essa foi também a ideia de um dos jogadores que estava mais reticente ao início... Penso jogá-lo de novo. Pelo menos uma vez mais sem qualquer alteração e talvez mais vezes com algumas house-rules a ver se é realmente melhor ou não. Não me arrependo de o ter comprado, especialmente ao preço que consegui. Se quiseres, pode ser já na TrincaCon!